Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

FRAS-LE & FREMAX informam: Stock Car, etapas de Goiânia (GO)

Infográfico para uso livre editorial
(FRAS-LE & FREMAX Motorsport)

Infográfico para uso livre editorial
(FRAS-LE & FREMAX Motorsport)

Goiânia recebe o penúltimo encontro da temporada 2020 da Stock Car
(Duda Bairros/Stock Car)

Penúltimo encontro da temporada 2020 terá três corridas e será válido por duas etapas, a 10ª e a 11ª, sendo crucial na disputa pelo título

18.11.2020  |  924 visualizações

Resumo do conteúdo

- Traçado de 3.835 metros promove proximidade entre os carros, o que representa, junto das altas temperaturas da pista, um desafio para a refrigeração do conjunto de freios;

- Pista que abriu a temporada 2020 teve vitórias de Ricardo Zonta e Rubens Barrichello;

- Quatro das sete curvas do circuito promovem forte redução de velocidade nas frenagens, de mais de 100 km/h em poucos metros.

*
Infográficos apresentam o traçado da pista de Curitiba a ótica da FRAS-LE & FREMAX no gerenciamento dos freios oficiais da Stock Car. Para uso editorial livre, pedimos que o material seja creditado a FRAS-LE & FREMAX na publicação.


Goiânia será a sede do penúltimo encontro da temporada 2020 da Stock Car. O final de semana será mais uma vez de rodada valendo por duas etapas, a décima e a 11ª, com três corridas programadas: uma no sábado (21), com 40 minutos mais uma volta de duração, e as duas habituais no domingo (22), ambas de 30 minutos mais uma volta e com a inversão dos dez primeiros colocados da primeira para a largada da segunda.

É um ponto de definição do campeonato, uma vez que 144 pontos ainda  estão na mesa – 84 em Goiânia e 60 em Interlagos, na grande final de 13 de dezembro, que será de corrida única e pontuação dobrada. E quem chega à capital goiana desfrutando do status de líder é Thiago Camilo. O piloto da Ipiranga Racing foi o verdadeiro matador da etapa anterior em Curitiba (PR): duas pole positions e duas vitórias em três corridas; desempenho que lhe alçou da quinta posição na tabela para a ponta com 222 pontos, 24 a mais que o vice-líder Ricardo Zonta e 26 a mais que Rubens Barrichello – os dois últimos, vencedores em Goiânia na abertura da atual temporada.

A pista em si representa sempre um desafio técnico, especialmente aos freios, cujos conjuntos de discos e pastilhas são fornecidos pela FREMAX e pela FRAS-LE, respectivamente. Isso porque, historicamente, Goiânia apresenta altas temperaturas tanto ambiente como de asfalto. Somado a isso o fato de o traçado de 3.835 metros promover altíssima competitividade, com os carros andando muito próximos um do outro, o que dificulta a refrigeração dos freios – especialmente nos novos carros de 2020, que apresentam maior peso e menor pressão aerodinâmica no auxílio às frenagens.

Das sete curvas, quatro são cruciais em termos de requisição dos freios. A curva 1 faz os pilotos reduzirem a velocidade de 250 para 136 km/h – de sexta para terceira marcha -, utilizando uma pressão de 100 bar (o equivalente a pouco mais de 100 quilos/cm³) sobre o pedal do freio. Na curva 2, os pilotos reduzem de 223 para 94 km/h, de quinta para segunda, com alta pressão no pedal (cerca de 95 bar).

A curva 5 é a de velocidade mais baixa da pista, com redução de 197 para 78 km/h na primeira perna do “esse”, e a chamada curva “zero”, que é a sétima e última do circuito, obriga os pilotos a reduzirem a velocidade de 205 para 97 km/h, de quinta para segunda marcha e uma pressão de 98 bar no pedal do freio.

Os treinos livres acontecem na sexta-feira (20) às 9h05 e às 13h40. No sábado (21), os pilotos vão direto ao classificatório da décima etapa às 9 horas e a prova tem largada às 12h15; no domingo (22), classificação às 9 horas e duas corridas: a primeira às 11 horas e a segunda às 11h55. Todos os classificatórios e corridas serão transmitidos ao vivo pelo canal SporTV2.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Também é uma pista de média para alta velocidade, com uma reta longa, e entre as curvas há longos trechos de aceleração. Muito exigente para os freios, acho que até mais que Curitiba. Na minha opinião, é a segunda pista que mais exige do conjunto dos freios, logo depois do Velocitta. O desgaste de pneus é mais acentuado por causa da demanda para a tração. Os carros mudaram muito desde a primeira etapa, e estamos ansiosos por manter o bom desempenho apresentado em Curitiba”.
(Thiago Camilo, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #21)

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Com uma reta bastante longa, de mil metros, Goiânia traz alguns pontos de bastante exigência com os freios, como nas curvas 1, 2, 5 e 7, em que o piloto aplica uma pressão próxima de 100 quilos sobre o pedal do freio, sempre reduzindo as velocidades em mais de 100 km/h dentro de pouquíssimos metros. Além disso, as temperaturas, tanto ambiente como da pista, são historicamente altas e o circuito promove muita competitividade, com os carros andando muito próximos o tempo todo, o que representa uma restrição na refrigeração dos freios. É um traçado de média para alta velocidade, com poucos pontos de baixa velocidade”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

10ª e 11ª Etapas – Stock Car 2020
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 7 (4 à direita e 3 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 21ºC e Máxima de 33ºC, podendo ocorrer pancadas de chuva no decorrer da tarde
Pole position em 2020*: Ricardo Zonta, 1min26s014
Vencedores em 2020: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
*O Autódromo de Goiânia recebeu a primeira etapa da temporada 2020 da Stock Car


PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS

Sexta-feira, 20 de novembro
09h05 – 10h15: 1º Treino Livre
13h40 – 14h50: 2º Treino Livre
Sábado, 21 de novembro
09h00 – 09h35: Classificatório 10ª etapa
12h15: Largada 10ª etapa (40 minutos + 1 volta)
Classificação e corrida com transmissão ao vivo pelo SporTV2
Domingo, 8 de novembro
09h00 – 09h35: Classificatório 11ª etapa
11h00: Largada Corrida 1 da 11ª etapa (30min+1volta)
11h55: Largada Corrida 2 da 11ª etapa (30min+1volta)
Classificação e corridas com transmissão ao vivo pelo SporTV2

CALENDÁRIO 2020
10ª e 11ª etapas – Goiânia, 21 e 22 de novembro
12ª etapa – São Paulo, 13 de dezembro

Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia:
Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra
Mogi Guaçu: Julio Campos e Diego Nunes
Curitiba: Thiago Camilo e Gabriel Casagrande

Classificação do campeonato, após nove etapas (Top-10):
1º - Thiago Camilo - 222 pontos
2º - Ricardo Zonta – 198
3º - Rubens Barrichello – 196
4º - Ricardo Maurício – 193
5º - Cesar Ramos - 190
6º - Daniel Serra – 190
7º - Gabriel Casagrande – 175
8º - Allam Khodair – 157
9º - Nelson Piquet Jr – 149
10º - Diego Nunes – 140

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato