Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

FRAS-LE & FREMAX informam: Resultado da 10ª etapa da Stock Car - Goiânia (GO)

Ricardo Maurício, vencedor da 10ª etapa da Stock Car em Goiânia
(Vanderley Soares)

Infográfico para livre uso editorial
(FRAS-LE & FREMAX MOTORSPORT)

Autor da pole position, Guilherme Salas fechou prova na segunda posição
(Vanderley Soares)

Ricardo Maurício ousou na estratégia para superar o pole position Guilherme Salas. Piloto da Eurofarma-RC vence a segunda no ano e sobe à vice-liderança da competição

21.11.2020  |  970 visualizações

Resumo do conteúdo

- Sábado ensolarado na capital goiana; temperatura ambiente de 29 graus, com 34ºC na medição do asfalto no momento da corrida;

- Ricardo Maurício largou da quinta posição em corrida de início movimentado e cheio de acidentes, e soube aproveitar os momentos-chave da prova para vencer pela segunda vez na temporada;

- Em acidente na primeira volta, então vice-líder Ricardo Zonta abandonou a prova. Agora é o quinto na tabela. Em décimo na corrida, Thiago Camilo salvou pontos importantes para se manter à frente na disputa

*
Infográficos apresentam o traçado da pista de Goiânia a ótica da FRAS-LE & FREMAX no gerenciamento dos freios oficiais da Stock Car. Para uso editorial livre, pedimos que o material seja creditado a FRAS-LE & FREMAX na publicação.


Sábado ensolarado e de bastante calor em Goiânia para a realização da décima etapa da temporada 2020 da Stock Car, a primeira de duas que serão realizadas neste final de semana na capital de Goiás. O dia começou com Guilherme Salas conquistando sua primeira pole position na categoria, confirmando a evolução no ritmo da equipe KTF depois de ter anotado dois segundos lugares nas etapas anteriores em Curitiba (PR).

Entretanto, a experiência falou mais alto e o bicampeão Ricardo Maurício tomou o que seria a primeira vitória do atual campeão da Stock Light. Largando em quinto, o piloto da Eurofarma-RC soube aproveitar bem a estadia do carro de segurança na pista para economizar o máximo possível de combustível. Na abertura da janela de pit stops, ainda na oitava volta, foi um dos primeiros a fazer sua parada para abastecimento e troca de pneu obrigatórias.

Salas parou duas voltas depois, e quando voltou, Ricardo Maurício já estava à sua frente, e controlou a vantagem de cerca de dois segundos que tinha sobre o oponente. Daniel Serra, companheiro de Maurício na Eurofarma-RC, completou o pódio em terceiro, com Diego Nunes e Gabriel Casagrande fechando os cinco primeiros, todos equipados com o Chevrolet Cruze.

O melhor Toyota foi o Corolla de Bruno Baptista, sexto colocado. Atrás dele, uma briga que durou toda a segunda metade da corrida, com Allam Khodair, Gaetano di Mauro e Rubens Barrichello. Di Mauro conquistou o sétimo lugar sobre o campeão de 2014 praticamente na linha de chegada.

Thiago Camilo, mesmo com o carro avariado, marcou pontos importantes para se manter na liderança do campeonato: ele agora soma 233 pontos, dez a mais que o novo vice-líder Ricardo Maurício. Daniel Serra também subiu e foi para terceiro com 212, contra 208 de Barrichello e 198 de Ricardo Zonta, que caiu da vice-liderança para o quinto lugar na tabela.

O domingo (22) ainda reserva muitas emoções no Autódromo Internacional Ayrton Senna: a décima etapa tem a classificação às nove horas para definição do grid e às 11 horas começa a disputa da 11ª etapa em sistema de rodada dupla. Classificação e corridas têm transmissão ao vivo do  SporTV2.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Foi diferente. Tudo aqui encaixou muito bem. O carro tinha um bom rendimento na classificação e na corrida se mostrou muito confiável. Arriscamos na estratégia e houve uma certa tensão ali no final, quando não sabíamos bem ao certo se teríamos combustível para terminar a corrida, e ali tive que fazer um trabalho intenso de economia de gasolina, tirando o pé bem antes do normal nas curvas e frear um pouco mais adiante do normal. Funcionou muito bem e no fim deu tudo certo”.
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90)
Vencedor da 10ª etapa da Stock Car 2020

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Com uma reta bastante longa, de mil metros, Goiânia traz alguns pontos de bastante exigência com os freios, como nas curvas 1, 2, 5 e 7, em que o piloto aplica uma pressão próxima de 100 quilos sobre o pedal do freio, sempre reduzindo as velocidades em mais de 100 km/h dentro de pouquíssimos metros. Além disso, as temperaturas, tanto ambiente como da pista, são historicamente altas e o circuito promove muita competitividade, com os carros andando muito próximos o tempo todo, o que representa uma restrição na refrigeração dos freios. É um traçado de média para alta velocidade, com poucos pontos de baixa velocidade”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

RESULTADO DA 10ª ETAPA
1. 90 Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze) – 26 voltas
2. 85 Guilherme Salas (KFT Sports/Chevrolet Cruze) – a 1s938
3. 29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze) – a 7s280
4. 70 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 8s413
5. 83 Gabriel Casagrande (R.Mattheis/Chevrolet Cruze) – a 11s314
6. 44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 12s972
7. 18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 17s225
8. 11 Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – a 17s729
9. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) – a 17s812
10. Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 22s602
11. 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 22s833
12. 117 Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla) – a 23s155
13. 30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 23s468
14. 4 Julio Campos (Crown Racing/Chevrolet Cruze) – a 26s562
15. 8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 26s685
16. 51 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 28s561
17. 43 Pedro Cardoso (R.Mattheis/Chevrolet Cruze) – a 29s497
18. 33 Nelson Piquet Jr. (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 36s041
19. 54 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze) – a 2 voltas
Não completaram
20. 28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 8 voltas
21. 12 Lucas Foresti (Vogel Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 14 voltas
22. 10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 25 voltas
23. 0 Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) – a 26 voltas
24. 80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 26 voltas
Volta mais rápida: Ricardo Maurício, 1min28s189 (média de 156,5 km/h)

Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia:
Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra
Mogi Guaçu: Julio Campos e Diego Nunes
Curitiba: Thiago Camilo e Gabriel Casagrande
Goiânia: Ricardo Maurício

Classificação do campeonato, após 10 etapas (Top-10):
1º - Thiago Camilo - 233 pontos
2º - Ricardo Maurício – 223
3º - Daniel Serra – 212
4º - Rubens Barrichello – 208
5º - Ricardo Zonta – 198
6º - Cesar Ramos - 198
7º - Gabriel Casagrande – 192
8º - Allam Khodair – 171
9º - Guilherme Salas – 160
10º - Diego Nunes – 159

PROGRAMAÇÃO DA 11ª ETAPA
Domingo, 8 de novembro
09h00 – 09h35: Classificatório 11ª etapa
11h00: Largada Corrida 1 da 11ª etapa (30min+1volta)
11h55: Largada Corrida 2 da 11ª etapa (30min+1volta)
Classificação e corridas com transmissão ao vivo pelo SporTV2


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato