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Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car começa a temporada com pista quente, rápida e exigente com os freios

Goiânia recebe neste domingo (25) a abertura da 43ª temporada da Stock Car
(Vanderley Soares)

Primeira corrida, em campeonato com novo formato, começa às 15 horas
(Vanderley Soares)

Desde 2016 com a categoria, Fras-le segue fornecendo as pastilhas de freio
(Vanderley Soares)

Fornecedora de discos de freio da Stock Car desde 2004, Fremax renova parceria
(Vanderley Soares)

43ª temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro se inicia neste final de semana em Goiânia (GO), com 30 pilotos no grid e seis campeões

22.04.2021  |  1.018 visualizações

Resumo do conteúdo

- Neste link você baixa o vídeo para uso editorial com a explicação dos principais pontos de frenagem dos 3.835 metros do traçado goiano;

- Das 12 curvas do Autódromo de Goiânia, cinco exigem frenagens com redução superior a 100 km/h em poucos metros;

- Forças nas frenagens podem chegar a 1,5G; pastilhas de freio Fras-le suportam até 850 graus de temperatura, enquanto os discos de freio Fremax são projetados para até 720 graus Celsius;

- Primeira etapa da temporada, em novo formato, acontece neste domingo (25) a partir das 15 horas.


*Simulação pelo game Automobilista 2 (Reiza Studios) mostra os principais pontos de frenagem do Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia. Clique aqui para baixar

 

Os motores voltam a roncar e os pilotos, finalmente, retornam ao cockpit de seus Chevrolet Cruze e Toyota Corolla para acelerar e frear forte na primeira etapa do campeonato 2021 da Stock Car Pro Series. É a 43ª temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro, que terá transmissão ao vivo pela Band, SporTV, pelo YouTube oficial da Stock Car e pelo canal AutoVideos no Twitch.

O novo formato de disputa coloca a primeira corrida, com largada às 15 horas, com 25 minutos de duração mais uma volta; a segunda largada acontece logo depois que o carro de segurança entrar na pista para reagrupar o grid e inverter os dez primeiros colocados para a segunda corrida, de 20 minutos mais uma volta.

Um formato que não permite descanso a pilotos, carros e peças, e um desafio a mais para os competidores. O traçado do Autódromo Internacional de Goiânia conta com 3.835 metros de extensão e 12 curvas. Cinco delas – as curvas, 1, 3, 5, 8 e 11 são pontos importantes e que podem garantir ultrapassagens e são sempre locais de disputas mais acirradas.

Os carros cruzam a longa reta principal e chegam ao ponto de frenagem a cerca de 240 km/h e acionam o freio durante três segundos para o contorno da curva 1; neste tempo, a redução de velocidade é de 115 km/h em um espaço de 170 metros, e os carros iniciam o contorno da curva a 125 km/h.

A curva 3 é outro ponto importante, uma vez que, no topo de uma subida, os carros alcançam até 215 km/h até pisarem forte no freio para contornar a curva a 90 km/h. É a maior redução de velocidade do traçado – 145km/h em 145 metros (1km/h por metro), em apenas três segundos, o que causa uma desaceleração de 1,5G (1,5 vez a força da gravidade).

Logo depois, na curva 5 os pilotos reduzem de 180 para 80 km/h em apenas 110 metros; na curva 8, conhecida como “esse de baixa”, os pilotos desaceleram 110 km/h em 130 metros, em uma frenagem de 3,5 segundos com força de 1,4G para contornar a primeira parte do “esse” a 80km/h, algumas vezes em segunda marcha e outras até mesmo em primeira.

Na penúltima curva, à direita, os carros alcançam até 200 km/h para os pilotos frearem, em 2,5 segundos, reduzindo para 100 km/h em meros 100 metros para o contorno da curva 11 – outra frenagem que traz uma desaceleração de 1,5G.

A previsão do tempo aponta temperaturas mínima e máxima variando de 16 a 30 graus durante o final de semana, a princípio sem possibilidade de chuva. Uma pista que sempre traz muito calor no asfalto e no ambiente, o que torna importante o gerenciamento das temperaturas de todos os componentes dos carros, especialmente freios e pneus.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Em Goiânia sempre encaramos muito calor, especialmente ano passado correndo lá em novembro. Talvez agora esteja menos quente. Não é uma pista na qual aplicamos pressão por muito tempo nos freios. Tem a reta dos boxes, que é bem longa, e fazemos a primeira curva em terceira marcha, com uma freada que não demanda muita pressão. Depois sim, no miolo, bico de pato, na chicane, que são curvas onde precisamos parar mais o carro, mas mesmo assim não chegamos nelas a velocidades tão altas. O fator mais exigente para os freios em Goiânia é a temperatura; no entanto, a pista é bem ampla e arejada, e com isso temos uma boa refrigeração. O cuidado maior não é tanto pelo uso, mas sim pela temperatura ambiente e da pista”.
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90) Campeão de 2020

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Sempre uma alegria começar uma nova temporada, especialmente em Goiânia, um traçado que sempre promove boas corridas e muita competitividade. Com uma reta bastante longa, de mil metros, Goiânia traz alguns pontos de bastante exigência com os freios, como nas curvas 1, 3, 5, 8 e 11, em que o piloto aplica uma pressão próxima de 100 quilos sobre o pedal do freio, sempre reduzindo as velocidades em mais de 100 km/h dentro de pouquíssimos metros. Além disso, as temperaturas, tanto ambiente como da pista, são historicamente altas e o circuito promove muita competitividade, com os carros andando muito próximos o tempo todo, o que representa uma restrição na refrigeração dos freios. É um traçado de média para alta velocidade, com poucos pontos de baixa velocidade”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

A “classe” de 2021 da Stock Car Pro Series
Número – Piloto – Equipe – Carro

18 – Allam Khodair – Blau Motorsport – Chevrolet Cruze
70 – Diego nunes – Blau Motorsport – Chevrolet Cruze
16 – Christian Hahn – Blau Motorsport II – Chevrolet Cruze
05 – Denis Navarro – Cavaleiro Sports – Chevrolet Cruze  
80 – Marcos Gomes – Cavaleiro Sports – Chevrolet Cruze
00 – Cacá Bueno – Crown Racing – Chevrolet Cruze
88 – Beto Monteiro – Crown Racing – Chevrolet Cruze
29 – Daniel Serra – Eurofarma RC – Chevrolet Cruze
90 – Ricardo Maurício – Eurofarma RC – Chevrolet Cruze
08 – Rafael Suzuki – Full Time Bassani – Toyota Corolla
48 – Tony Kanaan – Full Time Bassani – Toyota Corolla
65 – Max Wilson – Full Time Sports – Toyota Corolla*
111 – Rubens Barrichello – Full Time Sports – Toyota Corolla
54 – Tuka Antonizzi – Hot Car Competições – Chevrolet Cruze
110 – Felipe Lapenna – Hot Car Competições – Chevrolet Cruze
21 – Thiago Camilo – Ipiranga Racing – Toyota Corolla
30 – Cesar Ramos – Ipiranga Racing – Toyota Corolla
12 – Lucas Foresti – KTF Sports – Chevrolet Cruze
85 – Guilherme Salas – KTF Sports – Chevrolet Cruze
43 – Pedro Cardoso – KTF Racing – Chevrolet Cruze
33 – Nelson Piquet Jr – MX Piquet Sports – Toyota Corolla
73 – Sergio Jimenez – MX Piquet Sports – Toyota Corolla
28 – Galid Osman – Shell V-Power – Chevrolet Cruze
51 – Átila Abreu – Shell V-Power – Chevrolet Cruze
10 – Ricardo Zonta – RCM Motorsport – Toyota Corolla
44 – Bruno Baptista – RCM Motorsport – Toyota Corolla
86 – Gustavo Frigotto – RSF Racing – Chevrolet Cruze
04 – Julio Campos – Lubrax Podium Stock Car Team – Chevrolet Cruze
91 – Felipe Massa – Lubrax Podium Stock Car Team – Chevrolet Cruze
83 – Gabriel Casagrande – A.Mattheis Vogel Motorsport – Chevrolet Cruze
*Max Wilson corre substituindo o argentino Matías Rossi (117), que não pode vir ao Brasil devido às restrições de viagens entre Argentina e Brasil

1ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 16ºC e Máxima de 31ºC; previsão do tempo não aponta possibilidade de chuvas nos horários correspondentes à programação de pista
Vencedores em 2020: Ricardo Zonta, Rubens Barrichello, Ricardo Maurício, Guilherme Salas e Allam Khodair
Goiânia recebeu três etapas da Stock Car em 2020

Programação em Goiânia
Sexta-feira, 23 de abril
12h00  Stock Light – shakedown
12h25 - 12h40 - Stock Car – shakedown
12h55 - 14h05 - Stock Light - treino extra
14h20 - 16h05 - Stock Car - treino extra

Sábado, 24 de abril
08h00 – Stock Light – treino livre 1
9h25 – Stock Car – treino livre 1
11h00 – Stock Light – treino livre 2
12h25 – Stock Car – treino livre 2
13h50 – Stock Light – classificação
15h05 – Stock Car – classificação
16h20 – Stock Light – corrida 1

Domingo, 25 de abril
10h25 – Stock Light – corrida 2
15h10 – Stock Car – corrida 1
15h43 – Stock Car – corrida 2

Calendário Stock Car Pro Series
Data / Etapa / Local
25/04 – 1ª etapa – Goiânia
16/05 – 2ª etapa – Interlagos
20/06 – 3ª e 4ª etapas – Velocitta
11/07– 5ª etapa – Cascavel
01/08– 6ª etapa – Curitiba
22/08– 7ª etapa – Curitiba
19/09– 8ª etapa – Santa Cruz do Sul
24/10– 9ª e 10ª etapas – Velocitta
21/11– 11ª etapa – Goiânia
12/12– 12ª etapa – a definir

Calendário Stock Light
Data / Etapa / Local
25/04 – 1ª etapa – Goiânia
16/05 – 2ª etapa – Interlagos
20/06 – 3ª etapa – Velocitta
01/08 – 4ª etapa – Curitiba
22/08 – 5ª etapa – Curitiba
24/10 – 6ª etapa – Velocitta
21/11 – 7ª etapa – Goiânia
12/12 – 8ª etapa – a definir


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

 

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