Capa

Fras-le (Copa Truck)

Goiânia recebe a etapa de abertura da Copa Truck

Goiânia é o palco de abertura da Copa Truck em 2023
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Circuito de 3.850 metros é veloz e ao mesmo tempo, exigente com os freios
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Circuito de 3.835 metros é rápido e ao mesmo tempo exigente com os freios

15.03.2023  |  721 visualizações

Vídeo explicativo sobre a pista de Goiânia com narração do piloto Danilo Dirani (equipe Iveco Usual Racing). Para baixar via WeTransfer ou no YouTube
(Material de livre divulgação – Créditos: Fras-le)

 

A Copa Truck começa a temporada 2023 neste final de semana em Goiânia. Será a primeira das nove etapas programadas para o ano, com passagens marcadas também pelos autódromos de Interlagos (SP), Londrina (PR), Cascavel (PR) e Tarumã (RS). O campeonato começa e termina na capital goiana.

As largadas estão programadas para este domingo (19) às 11h10 e 11h45, ambas com transmissão ao vivo da Band, SporTV3 e canal oficial da Copa Truck no YouTube. Na TV, as transmissões começam às 11 horas.

Desde 2017, quando da inauguração da Copa Truck, Goiânia recebeu 16 provas da categoria. O maior vencedor é Beto Monteiro, com cinco conquistas. André Marques venceu três vezes, enquanto Roberval Andrade, Felipe Giaffone e Danilo Dirani somam duas vitórias cada. Paulo Salustiano e o atual campeão Wellington Cirino venceram uma vez.

No quesito pole positions, Giaffone ainda não poderá ser alcançado: foram quatro poles, com duas de Andrade, uma de Beto Monteiro e uma de Cirino. Já entre as marcas envolvidas na disputa, Volkswagen e Mercedes-Benz empatam com seis vitórias cada, diante de quatro da Iveco; no número de pole positions, a Iveco domina com quatro poles, enquanto Volkswagen e Mercedes empatam com duas cada.

O circuito de 3.853 metros é seletivo, com trechos velozes seguidos por freadas fortes e contornos mais lentos, e sua reta principal é uma das maiores de todo o calendário, com um quilômetro de extensão. São 12 curvas – sete à direita e cinco à esquerda.

Várias delas exigem desacelerações severas, como elege Danilo Dirani, vencedor de duas provas em Goiânia e que fará sua estreia como piloto da Iveco em 2023. “A Curva 3 é a que mais exige dos freios, porque você chega do Cheirinho, que é uma curva rápida à direita. O caminhão chega ‘pendulado’ (ainda carregando a força lateral da curva anterior), e você tem de usar muito a potência do freio e também o freio motor com a redução das marchas para poder ter equilíbrio do meio para a saída da curva. Então o piloto inicia o contorno ainda apoiando no pedal do freio e vai soltando gradativamente para voltar a ganhar velocidade”, afirma. Na curva que leva para o início da parte mais sinuosa da pista, os caminhões fazem a aproximação a cerca de 175 km/h e o contorno da curva de 180 graus a cerca de 80 km/h. A desaceleração é feita em seis segundos e 180 metros.

Dirani prossegue e explica outro ponto de frenagem importantíssimo para o tempo de volta – e que não é para o contorno de uma curva. “A freada do radar também é muito forte, porque chegamos na reta entre 205 e 210 km/h para quebrar essa velocidade pra 160. Tem que usar toda a potência das pastilhas por pouco tempo, e um pequeno vacilo faz o piloto ‘queimar’ o radar e aí tem que cumprir punição”, ressalta.

Passando pelo radar, os caminhões voltam a ganhar velocidade se aproximam da primeira curva a cerca de 190 km/h. A freada para a primeira curva do circuito é feita a cerca de 200 metros da entrada, e o contorno é feito a cerca de 100 km/h – uma redução de 90 km/h feita em apenas seis segundos, e que gera uma desaceleração de quase 1G.

“O circuito de Goiânia tem como principal fator o de possuir uma das maiores retas do Brasil, que mesmo com o radar de 160 km/h, ainda permite o desenvolvimento de velocidades de até 220 km/h. E para que se alcance essas velocidades, os freios precisam estar ‘em dia’ para fazer essa frenagem mais ‘brusca’ e garantir o contorno seguro da curva 1. As demais curvas, combinadas com o clima quente de Goiânia, irão dificultar o resfriamento do sistema, porém, certamente as pastilhas da Fras-le darão conta do recado e irão garantir a performance, durabilidade e segurança a todos os pilotos”, explica Roger Lusa, engenheiro de aplicação da Fras-le.

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.

Programação do evento (inclui a NASCAR Brasil):

SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO
Portões fechados para o público
8h00 - NASCAR Brasil – Shakedown
10h45 - Copa Truck - Treino Extra Super
11h25 - Copa Truck - Treino Extra
12h30 - Copa Truck - Treino Livre 1
13h50 - NASCAR Brasil – Shakedown
14h25 - NASCAR Brasil - Treino Extra
15h30 - Copa Truck - Treino Livre 2
16h35 - NASCAR Brasil - Treino Livre 2
 
SÁBADO, 18 DE MARÇO
Abertura dos portões: 8h00
9h00 - NASCAR Brasil - Treino Livre 3
10h00 - Copa Truck - Treino Livre 3
13h00 - NASCAR Brasil - Treino Livre 4
15h00 - Copa Truck – Classificação
16h30 - NASCAR Brasil - Classificação 1
16h50 - NASCAR Brasil - Classificação 2
 
DOMINGO, 19 DE MARÇO
Abertura dos portões: 8h00
8h00 - NASCAR Brasil - Warm Up
8h20 - Copa Truck - Warm Up
8h45 - Visitação aos Boxes
9h55 - Hino Nacional
10h08 - NASCAR Brasil - Corrida 1
10h38 - Copa Truck - Desfile dos Pilotos
11h10 - Copa Truck - Corrida 1
11h45 - Copa Truck - Corrida 2
12h53 - NASCAR Brasil - Corrida 2
13h30 - Show para o público


Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series,  assim como da Porsche Cup Brasil e GT Sprint Race.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Cristiane de Carvalho – Fras-le
cristiane.carvalho@fras-le.com
Daniela Mitsueda – Fras-le
daniela.mitsueda@nakata.com.br

 

Leia também...

06.05.2024

Copa Truck corre em Londrina, onde os freios são acionados por mais de 1/3 da volta

Constante exigência com as pastilhas de freio que a Fras-le fornece a todos os caminhões da competição eleva as temperaturas do sistema sem perder durabilidade e eficiência

11.04.2024

Goiânia promete velocidades e temperaturas nas alturas no segundo encontro da Copa Truck

Circuito da capital de Goiás completa 50 anos de fundação em 2024 figurando na lista dos circuitos preferidos entre os pilotos. Trucks superam os 200 km/h na pista e pastilhas Fras-le chegam a atingir os 900ºC de temperatura

12.03.2024

Fras-le inicia sua quarta temporada como fornecedora oficial da Copa Truck

Entregando segurança, performance e confiabilidade aos pilotos de todo o grid, multinacional gaúcha líder na fabricação de materiais de fricção estende parceria, que se iniciou em 2021

10.12.2023

Final da Copa Truck em Interlagos é marcada por suspense, desempate e título de Felipe Giaffone

Corridas extremamente disputadas em Interlagos com vitórias de Giaffone e de Beto Monteiro. Definição do campeão, no entanto, se estendeu por cerca de duas horas após a bandeira quadriculada

Entre em contato