Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck: Goiânia abre temporada com freios e corridas quentes

Felipe Giaffone (dir) e Jaidson Zini (esq), os vencedores da Truck em Goiânia
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Giaffone segurou intensa pressão de André Marques na corrida 1
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

E Zini venceu pela primeira vez na categoria
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Vitórias para Felipe Giaffone na primeira prova e Jaidson Zini na corrida 2, subindo pela primeira vez no alto do pódio

19.03.2023  |  812 visualizações

A abertura da temporada 2023 da Copa Truck foi um verdadeiro espetáculo dentro da pista com 30 caminhões disputando cada centímetro de asfalto. O público encheu as arquibancadas e camarotes e o quente início de tarde na capital de Goiás valeu a pena. Vitórias para Felipe Giaffone na corrida 1 e Jaidson Zini na segunda prova – este subindo pela primeira vez no alto do pódio da Copa Truck.

Foi a terceira vitória de Giaffone em Goiânia na categoria – o recordista ainda é Beto Monteiro, com cinco. O pernambucano fez um quarto e um segundo lugares no final de semana. Do lado de Giaffone, que estreia um projeto inovador na Copa Truck, com um Volkswagen híbrido – motor movido a diesel e outro elétrico alimentado por bateria. No entanto, pelo regulamento, Giaffone só pode usar a potência elétrica durante os treinos livres.

Mesmo sem o sistema, ele fez a pole position no sábado – sua quinta pole em Goiânia na Copa Truck, recordista absoluto -, e venceu a primeira corrida após intensa disputa com o companheiro de equipe André Marques. Roberval Andrade fechou o pódio em terceiro com o Mercedes-Benz da ASG Motorsport.

“O André (Marques) foi muito duro. Estávamos com ritmo parecido: ele mais forte nos trechos rápidos e eu no miolo do circuito. Foi pé embaixo o tempo todo, uma disputa muito legal, dentro dos limites. Ele chegou a me passar, eu passei de volta, e foi muito bacana”, comemorou Giaffone, que na segunda prova pontou com o 11º lugar após ter cumprido uma passagem obrigatória pelos boxes por excesso de alertas de fumaça.

Jaidson Zini, Paulo Salustiano, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues fecharam os oito primeiros que inverteram as posições para a largada da segunda prova. O circuito de 3.853 metros é seletivo, com trechos velozes seguidos por freadas fortes e contornos mais lentos, e sua reta principal é uma das maiores de todo o calendário, com um quilômetro de extensão. São 12 curvas – sete à direita e cinco à esquerda.

Jardim assumiu a liderança e Débora passou a ser atacada primeiro por Paulo Salustiano, depois por Jaidson Zini, Beto Monteiro e em seguida Felipe Giaffone e André Marques no decorrer da prova. O então líder acabou excluído da prova por não ter cumprido a passagem obrigatória pelos boxes como punição por queima de largada.

Depois da primeira saída do safety truck, Zini era o segundo colocado, atrás de Adalberto Jardim, que acabou excluído. Salustiano abandonou após sair da pista na sexta volta.

Zini soube controlar o ritmo e segurar o ímpeto dos adversários, especialmente Beto Monteiro e Débora Rodrigues, que fecharam os três primeiros com destaque para o estreante Victor Franzoni terminando a prova em quarto. Raphael Abbate, Luiz Lopes, Danilo Alamini, o campeão Wellington Cirino em sua estreia pela Iveco, André Marques e Leandro Totti fecharam os dez primeiros.

“Sensacional. A gente trabalhou bastante na pré-temporada e durante os treinos esse fim de semana. Ano passado batemos na trave algumas vezes e o objetivo esse ano passou a ser lutar por vitórias e ajudar a equipe ASG Mercedes-Benz no campeonato. Nada melhor que começar o ano vencendo. Se Deus quiser a gente vai conseguir mais disso durante o ano”, disse o piloto paranaense.

Ao final da corrida, o asfalto do autódromo Ayrton Senna registrava 51,9ºC segundo as medições da Fras-le. “As corridas foram bastante exigentes com o sistema de freios. Apesar das bandeiras amarelas, que ajudam a resfriar discos e pastilhas, ainda assim a temperatura dos freios subiu bastante, em parte porque o asfalto também estava acima dos 50 graus. Isso exige bastante das pastilhas, mas absolutamente sem nenhum tipo de comprometimento à segurança e à durabilidade. Então, da parte da Fras-le, mais uma vez o nosso objetivo de entregar material de qualidade à categoria foi alcançado”, avaliou Roger Lusa, engenheiro de aplicação da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck.

Na categoria Super, as vitórias foram de Fábio Fogaça e Evandro Camargo. A segunda etapa da Copa Truck 2023 acontece no dia 30 de abril no Autódromo Internacional José Carlos Pace no bairro de Interlagos, em São Paulo (SP).

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.

Resultados extra-oficiais:

Corrida 1 (top-10)
1. 4 Felipe Giaffone (VW/R9 Competições)
2. 77 André Marques (VW/R9 Competições)
3. 15 Roberval Andrade (MB/ASG Motorsport)
4. 88 Beto Monteiro (VW/R9 Competições)
5. 25 Jaidson Zini (MB/ASG Motorsport)
6. 55 Paulo Salustiano (VW/Odapel R9)
7. 5 Adalberto Jardim (MB/AJ5 Ecosports)
8. 7 Débora Rodrigues (VW/R9 Competições)
9. 26 Raphael Abbate (MB/ASG Motorsport)
10. 10 Luiz Lopes (MB/ASG Motorsport)
*VW: Volkswagen / MB: Mercedes-Benz / IVE: Iveco / VOL: Volvo

Corrida 2 (top-10)
1. 25 Jaidson  Zini (MB/ASG Motorsport)
2. 88 Beto Monteiro (VW/R9 Competições)
3. 7. Débora Rodrigues (VW/R9 Competições)
4. 23 Victor Franzoni (MB/Tiger Team)
5. 26 Raphael Abbate (MB/ASG Motorsport)
6. 99 Luiz Lopes (MB/ASG Motorsport)
7. 0 Danilo Alamini (VW/R9 Competições)
8. 1 Wellington Cirino (IVE/Usual Racing)
9. 77 André Marques (VW/R9 Competições)
10. 73 Leandro Totti (VOL/Vanucci Racing)
*VW: Volkswagen / MB: Mercedes-Benz / IVE: Iveco / VOL: Volvo

Classificação do campeonato – categoria Pro (extra-oficial)
1. Jaidson Zini – 33 pontos
2. Beto Monteiro – 32
3. Felipe Giaffone – 27
4. André Marques – 27
5. Débora Rodrigues – 26
6. Roberval Andrade – 22
7. Raphael Abbate – 22
8. Victor Franzoni – 20
9. Luiz Lopes – 20
10. Danilo Alamini - 10

Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series,  assim como da Porsche Cup Brasil e GT Sprint Race.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Cristiane de Carvalho – Fras-le
cristiane.carvalho@fras-le.com
Daniela Mitsueda – Fras-le
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Leia também...

06.05.2024

Copa Truck corre em Londrina, onde os freios são acionados por mais de 1/3 da volta

Constante exigência com as pastilhas de freio que a Fras-le fornece a todos os caminhões da competição eleva as temperaturas do sistema sem perder durabilidade e eficiência

11.04.2024

Goiânia promete velocidades e temperaturas nas alturas no segundo encontro da Copa Truck

Circuito da capital de Goiás completa 50 anos de fundação em 2024 figurando na lista dos circuitos preferidos entre os pilotos. Trucks superam os 200 km/h na pista e pastilhas Fras-le chegam a atingir os 900ºC de temperatura

12.03.2024

Fras-le inicia sua quarta temporada como fornecedora oficial da Copa Truck

Entregando segurança, performance e confiabilidade aos pilotos de todo o grid, multinacional gaúcha líder na fabricação de materiais de fricção estende parceria, que se iniciou em 2021

10.12.2023

Final da Copa Truck em Interlagos é marcada por suspense, desempate e título de Felipe Giaffone

Corridas extremamente disputadas em Interlagos com vitórias de Giaffone e de Beto Monteiro. Definição do campeão, no entanto, se estendeu por cerca de duas horas após a bandeira quadriculada

Entre em contato