Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car retorna a Tarumã e dá "descanso" aos freios

Tarumã foi palco da primeira corrida da história da Stock Car, em 1979
(Duda Bairros/Stock Car (arquivo))

Traçado é um dos mais velozes do país e não dá margem para erros
(Duda Bairros/Stock Car (arquivo))

Das nove curvas do traçado de 3.039 metros, oito são feitas a mais de 100 km/h
(Fábio Davini/Stock Car (arquivo))

Sequência das curvas 1 e 2 são contornadas a mais de 180 km/h
(Duda Bairros/Stock Car (arquivo))

Daniel Serra e Ricardo Maurício foram os últimos vencedores da Stock no Tarumã
(Duda Bairros/Stock Car (arquivo))

Oito das nove curvas do circuito de 3.039 metros são contornadas a mais de 100 km/h com apenas um ponto de desaceleração mais severa

17.05.2023  |  846 visualizações

Vídeo explicativo sobre o circuito de Tarumã. Para baixar via WeTransfer ou no YouTube para anexação a sites
(Material de livre divulgação – Créditos: Fras-le e Fremax)


A Stock Car Pro Series faz neste domingo (21) um retorno às suas origens. A terceira etapa da temporada 2023 será disputada no circuito de Tarumã, em Viamão (RS), a mesma pista que foi sede da primeira corrida da história da categoria, que hoje é a mais importante do automobilismo brasileiro e uma das mais competitivas do mundo.

Tarumã não recebia uma prova da Stock Car desde 2017 e o autódromo passou por reformas e adequações visando aumentar sua segurança. Os 3.039 metros do traçado são extremamente desafiadores, com nove curvas. Um desafio para a coragem dos pilotos, para o acerto dos carros, para os pneus, mas nem tanto para os freios, conforme explica André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais das pastilhas e discos de freio da Stock Car.

“Tarumã é uma pista de alta velocidade, com curvas rápidas. Então, neste circuito o uso do freio é mais para o controle do carro e posicionamento em entrada de curva. Não é um circuito que exige muito dos freios e as temperaturas de discos e pastilhas não atingem patamares muito elevados”, afirma.

Das nove curvas do traçado, oito são contornadas a velocidades acima dos 115 km/h. A sequência das curvas 1 e 2, é feita a mais de 180 km/h. “A única exceção é a Curva do Laço, que exige mais e é a única do traçado contornada a menos de 100 km/h. É o ponto de maior exigência do conjunto de discos e pastilhas e o que traz a maior desaceleração em todo o circuito”, apontou Brezolin, referindo-se à curva 4. É onde os discos Fremax e as pastilhas Fras-le terão a maior carga de trabalho na pista: os carros se aproximam da freada a cerca de 220 km/h e reduzem para 80 km/h antes do contorno fechado à esquerda.

A primeira corrida da história da Stock Car, em Tarumã, foi disputada em 22 de abril de 1979, com pole position de João Carlos Palhares e vitória de Affonso Giaffone Junior. A última visita da categoria ao desafiador circuito ocorreu em 22 de outubro de 2017 com pole de Galid Osman e vitórias de Daniel Serra e do atual líder do campeonato, Ricardo Maurício.

Neste intervalo, o circuito fundado em 1970 recebeu 35 corridas da Stock Car. O maior vencedor da pista é Ingo Hoffmann, com oito vitórias. Entre os pilotos em atividade, quem mais subiu ao alto do pódio em Tarumã é Cacá Bueno, com três triunfos. Julio Campos e Daniel Serra venceram, cada um, duas vezes. Allam Khodair, Ricardo Maurício e Thiago Camilo venceram uma vez nesta pista.

A programação do final de semana inclui também a disputa da segunda etapa da Stock Series e da Copa Shell Hyundai HB20. A Stock Car faz um treino livre na sexta-feira (19), com o sábado (20) reservado ao segundo treino livre (às 9h10) e à classificação para definição do grid de largada às 12h50. No domingo (21), Band, canais SporTV e plataformas digitais transmitem as duas corridas ao vivo, com largadas às 12h40 e 13h20.

Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.

A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Desde 2008, a marca também é a fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.

PROGRAMAÇÃO
(Inclui Stock Car Pro Series, Stock Series e Copa Shell Hyundai HB20)
Sexta-feira, 19 de maio
09h10 – Stock Series – Treino Livre 1 – Rookie
09h40 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Extra
10h10 – Stock Car – Shakedown
11h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 1
11h35 – Stock Series – Treino Livre 2
13h00 – Stock Car – Treino Livre 1
14h15 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 2
17h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre
Sábado, 20 de maio
08h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 4
08h35 – Stock Series – Treino Livre 3
09h10 – Stock Car – Treino Livre 2
10h55 – Copa Shell Hyundai HB20 – Classificação
12h30 – Stock Series – Classificação
12h50 – Stock Car – Classificação
14h20 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
15h50 – Copa Shell Hyundai HB20 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta
Domingo, 21 de maio
09h15 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h55 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h40 – Visitação aos boxes
12h40 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
14h55 – Copa Shell Hyundai HB20 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)

Classificação do Campeonato (Top-10):
1. Ricardo Maurício, 70 pontos
2. Gabriel Casagrande, 66
3. Bruno Baptista, 64
4. Gaetano di Mauro, 54
5. Daniel Serra, 53
6. Rubens Barrichello, 53
7. Thiago Camilo, 51
8. Denis Navarro, 41
9. Ricardo Zonta, 41
10. Guilherme Salas, 39

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.

Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.


Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

 

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

 

Frasle Mobility. Keep life in motion.

 

 


FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Fras-le e Fremax
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato