Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car: Temperatura será desafio para os freios na pista mais curta do calendário

Gestão de temperaturas será desafio no Velopark
(Luís França/P1 Media Relations)

Daniel Serra é o líder do campeonato
(Luís França/P1 Media Relations)

Vice-líder da tabela, Gabriel Casagrande foi um dos vencedores em 2022
(Luís França/P1 Media Relations)

O Velopark volta a receber a principal categoria do automobilismo brasileiro. Encontro é válido pela oitava de 12 etapas. Características do circuito, juntas da previsão de calor intenso no final de semana, compõem um desafio extra no gerenciamento das temperaturas

13.09.2023  |  971 visualizações

Vídeo sobre a exigência do circuito do Velopark com o sistema de freios, com explicação de Cacá Bueno. Para baixar no WeTransfer ou no YouTube para anexação em sites, blogs e portais

Depois das altíssimas velocidades do circuito oval de Goiânia, na sétima etapa, agora a Stock Car Pro Series deixa o Centro-Oeste em direção à região Sul. O destino é o circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), o mais curto de toda a temporada. Previsão de temperaturas altas na pista, nas pastilhas de freio da Fras-le, nos discos de freio Fremax e também com a disputa pela liderança do campeonato em ebulição.

Apesar de uma baixa velocidade média na volta (cerca de 145 km/h), os freios são bastante exigidos. O nível de demanda, em uma escala de 1 a 5 (da menor para a maior exigência) é 4 segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax, que fornecem, respectivamente, as pastilhas e discos de freio da categoria. Isso porque o circuito tem duas retas que terminam em curvas de baixa velocidade. Na primeira curva do traçado, por exemplo, os carros reduzem de 215 km/h para cerca de 95 km/h em 140 metros, em uma freada de três segundos que gera 1,6 G de desaceleração. A curva 6, ao final da reta oposta, exige que os pilotos reduzam de 215 para 75 km/h em 155 metros e quatro segundos.

“É, talvez, uma das pistas mais complicadas para a refrigeração dos freios”, aponta Cacá Bueno. “Nem tanto pela força das freadas, porque as retas são curtas e a gente não desenvolve uma velocidade tão alta no momento da freada neste circuito como é em Goiânia, em Interlagos... Mas o Velopark é a pista que menos refrigera: é um circuito bem abafado, bem fechado. Apesar de ser no Rio Grande do Sul, geralmente nesta época já faz calor. E se tem uma pista em que podemos enfrentar algum tipo de dificuldade com superaquecimento, é o Velopark. É o circuito mais drástico e temos de cuidar muito bem da refrigeração”, disse o pentacampeão da Stock Car.

E de fato, a previsão do tempo aponta um aumento progressivo de temperatura ambiente a partir da sexta-feira (15): máxima de 21 graus, com o sábado (16) podendo chegar a 28 e a até 33 no domingo (17) da corrida. A possibilidade de chuva é extremamente baixa, segundo Climatempo e Weather Channel.

Isso, além do tamanho reduzido do circuito (2.278 metros e uma volta na casa de 55 segundos) e o fato de os carros andarem bem próximos uns dos outros e também dos muros, discos e pastilhas de freio poderão atingir seus picos de temperatura. De acordo com estimativas da Fras-le e da Fremax, as temperaturas médias do conjunto devem ser superiores às dos circuitos mais tradicionais. Os discos da Fremax são projetados para suportar até 720ºC sem afetar durabilidade, segurança e eficiência, enquanto as pastilhas de freio Fras-le podem resistir a temperaturas superiores a 840ºC.

“O Velopark tem duas retas com duas frenagens bem fortes, de 215 para 75 km/h. Temos desacelerações maiores no calendário, mas esta pista em particular é muito fechada nas laterais, então não há muita ventilação e os carros andam muito juntos. É um circuito travado, de difícil ultrapassagem. As temperaturas, sempre nas duas freadas das retas são altas, e é um circuito que trabalha com freio mais quente e um circuito bastante travado na questão da ventilação”, reforça André Brezolin, engenheiro de projeto Fras-le e Fremax na Stock Car Pro Series.

O final de semana começa com um treino livre na sexta-feira e o sábado com mais um ensaio e a classificação para definição do grid de largada às 13 horas. No domingo (17), a largada da primeira corrida será dada às 12h10 (e a segunda, com a inversão dinâmica dos dez primeiros colocados, às 12h50). A transmissão televisiva, ao vivo, fica a cargo de Band e canais SporTV.

Na oitava das 12 etapas do ano, é Daniel Serra quem chega ao Velopark na liderança do campeonato. O tricampeão soma 179 pontos, contra 171 de Gabriel Casagrande campeão de 2021. Terceiro e quarto colocados, Ricardo Zonta e Thiago Camilo, somam 168, três a mais que Rubens Barrichello, o quinto colocado.

Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.

A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.

PROGRAMAÇÃO DA STOCK CAR PRO SERIES EM GOIÂNIA:
Sexta-feira, dia 15

10h10 – Shakedown – Stock Car
13h00 – Treino Livre 1  - Stock Car
Sábado, dia 16
09h15 – Treino Livre 2 – Stock Car
13h00 – Classificação – Stock Car
Domingo, dia 17
10h10 – Visitação aos boxes
12h10 – Corrida 1 – Stock Car – 30 minutos + 1 volta
12h50 – Corrida 2 – Stock Car – 30 minutos + 1 volta

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.

Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil


Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato