Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Reencontro da Stock Car com Buenos Aires tem asfalto novo, pista de alta e frenagens importantes

Stock Car Pro Series vai à Argentina para etapa em Buenos Aires
(Luís França/P1 Media Relations)

Nona etapa do campeonato marca reencontro da categoria com a pista
(Luís França/P1 Media Relations)

Gabriel Casagrande é o líder do campeonato
(Luís França/P1 Media Relations)

Rubens Barrichello, último vencedor de Buenos Aires, é o vice-líder
(Luís França/P1 Media Relations)

Retorno da principal categoria brasileira com o público argentino acontece após seis anos da última prova, desta vez com estrela local no grid

03.10.2023  |  830 visualizações

Depois de um hiato de seis anos, a Stock Car Pro Series volta a fazer uma etapa internacional. É um retorno a Buenos Aires, onde a principal categoria do automobilismo brasileiro correu nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2017. O reencontro marca a 9ª etapa da temporada 2023, com a Stock Car dividindo o Autódromo Oscar y Juan Galvez com a TC2000, que realiza no mesmo dia os tradicionais 200 Km de Buenos Aires.

Entre as opções de traçado no autódromo da capital argentina, as categorias correm no circuito de número 8, com 3.337 metros de extensão e 10 curvas. Uma combinação de desenho e asfalto que, na análise de André Brezolin, engenheiro de projeto Fras-le e Fremax, deverá proporcionar ótimas disputas em um traçado muito rápido.

“O asfalto era bem antigo e desgastado, com o último recapeamento tendo sido feito em 1995. Agora, foi completamente refeito e as informações que temos é de que a aderência é muito boa. A pista tem três boas retas com curvas de alta e uma com uma freada forte. A aderência dos pneus será a chave para saber o quanto os freios vão trabalhar neste traçado; por isso, os treinos livres serão determinantes”, afirmou o especialista, responsável pelas pastilhas e discos de freio oficiais da Stock Car.

Estrela local no grid da Stock Car Pro Series, o argentino Matías Rossi corre pela primeira vez em casa pela principal categoria do Brasil. Ele destaca um ponto da pista onde os freios serão determinantes, especialmente no número de ultrapassagens. “O circuito número oito é uma pista ótima de se guiar. A pista está nova, recapeada, com novo asfalto e excelente aderência. Vai ser lindo para os pilotos. Historicamente, é bom ter um carro que funcione muito bem nas curvas de baixa, mas tem uma curva muito difícil, a mais rápida do circuito, que é a curva Ascari. Saindo dessa curva, na freada para a última, é um ponto importante de ultrapassagem”, afirmou o piloto da equipe Full Time, atualmente 14º no campeonato com 121 pontos e duas vitórias somadas em 2023.

Serão as corridas de número seis e sete da Stock Car na Argentina, e todas as já realizadas tiveram, sempre, um vencedor diferente. A primeira incursão da categoria em terras ‘hermanas’ foi em 2005, com pole position de Christian Fittipaldi; a vitória na prova foi de Giuliano Losacco, ladeado no pódio por Matheus Greipel e Luciano Burti. No ano seguinte, pole de Felipe Maluhy, com vitória de Ingo Hoffmann com Maluhy em segundo e, novamente, Luciano Burti em terceiro.

Nestas duas edições, as provas foram disputadas no circuito do anel externo do Autódromo Oscar y Juan Galvez em Buenos Aires, com 2.607 metros de extensão. Em 2007, a Stock Car correu no circuito de número 8, então com 3.353 metros. A prova teve pole position de Ricardo Sperafico, e o pódio foi formado pelo vencedor Cacá Bueno, seguido de Thiago Camilo e Popó Bueno.

Após dez anos de hiato, a Stock Car retornou à capital argentina. A edição de 2017 da prova teve pole position de Daniel Serra com o tempo de 1min16s255. A primeira corrida teve vitória de Felipe Fraga, seguido de Thiago Camilo e Daniel Serra; a corrida 2 foi vencida por Rubens Barrichello, seguido por Max Wilson e Rafael Suzuki.

A disputa pelo título tem Gabriel Casagrande na liderança do campeonato com 217 pontos, 21 a mais que Rubens Barrichello, o novo vice-líder, que só tem dois pontos de vantagem sobre Ricardo Zonta. Daniel Serra soma 190 no quarto lugar, seguido de Thiago Camilo com 180. Rafael Suzuki soma 172, Gianluca Petecof contabiliza 164, Cesar Ramos, 158, e Guilherme Salas fecha a lista dos dez primeiros com 155.

O final de semana marca a nona de 12 etapas agendadas para a temporada. Após o encontro na Argentina, a Stock Car segue para o Velocitta, em Mogi Guaçu (SP) em 29 de outubro; depois vai a Cascavel (PR) no dia 26 de novembro – a prova estava agendada inicialmente para Brasília (DF) e teve de ser alterada em virtude do prosseguimento das obras na pista -; e a grande final em Interlagos no dia 17 de dezembro.

A previsão climática para o final de semana tem temperaturas mínimas na casa dos 10 graus e máximas previstas para a casa dos 23 graus. A etapa da Stock Car compõe no final de semana o evento dos 200 Km de Buenos Aires, tradicional etapa da TC2000. A sexta-feira (6) começa com um rápido shakedown às 8h10, com os treinos livres sendo realizados às 9 e às 12h05; no sábado (7), a Stock Car vai à pista às 8h50 e faz a classificação às 9h55. No domingo (8), as corridas da nona etapa têm largada às 10h45 e 11h25. Os horários de Buenos Aires são os mesmos de Brasília.

Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.

A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.

PROGRAMAÇÃO DA STOCK CAR PRO SERIES EM BUENOS AIRES:
Sexta-feira, dia 6

08h10 – Shakedown – Stock Car
09h00 – Treino Livre 1  - Stock Car
12h05 – Treino Livre 2 – Stock Car
Sábado, dia 7
08h50 – Shakedown – Stock Car
09h55 – Classificação – Stock Car
Domingo, dia 8
09h45 – Visitação aos boxes
10h45 – Corrida 1 – Stock Car – 30 minutos + 1 volta
11h25 – Corrida 2 – Stock Car – 30 minutos + 1 volta

Classificação do Campeonato (Top-10 sem descartes)
1. Gabriel Casagrande – 217 pontos
2. Rubens Barrichello – 196
3. Ricardo Zonta – 194
4. Daniel Serra – 190
5. Thiago Camilo – 180
6. Rafael Suzuki – 172
7. Gianluca Petecof – 164
8. Felipe Fraga – 160
9. Cesar Ramos – 158
10. Guilherme Salas - 155

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.

Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil


Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato