Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck: Penúltimo final de semana da temporada terá etapa dupla no Tarumã e freios podem ser decisivos

Veloz e tradicional, Tarumã volta a receber a Copa Truck em rodada dupla
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Roberval Andrade é o líder do campeonato
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Ele venceu uma das quatro corridas disputadas no Tarumã em 2022
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Jaidson Zini é o vice-líder da tabela de pontuação
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Autódromo "raiz" gaúcho será o palco das etapas 7 e 8, com quatro corridas no final de e muita disputa em uma das pistas mais tradicionais e velozes do Brasil

10.10.2023  |  704 visualizações

Links para material em vídeo contendo a explicação do circuito de Tarumã do ponto de vista dos freios. No YouTube e no WeTransfer. Material de livre divulgação.

Mais uma vez os gaúchos terão um papel de destaque na temporada da Copa Truck. O Rio Grande do Sul será o palco de um fim de semana de rodada dupla, o penúltimo fim de semana da temporada 2023 do Campeonato Brasileiro dos brutos. Entre o sábado (14) e o domingo (15), quatro corridas serão disputadas no Autódromo do Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. No ano passado o traçado também foi o palco de rodada dupla na fase decisiva do campeonato. Na ocasião, Wellington Cirino e Roberval Andrade venceram as provas na etapa do sábado. No domingo, Andrade voltou a vencer e Beto Monteiro venceu a segunda prova do dia.

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros.

“A pista de Tarumã tem a média de velocidade mais alta de toda a temporada, e por essa razão a torna uma pista com um traçado bastante técnico. A Curva do Laço exige uma destreza muito grande do piloto, o qual precisa estar bastante atento e saber administrar muito bem a forte frenagem e ao mesmo tempo já se preparar para a retomada rápida de velocidade. Essa condição de pista normalmente faz com que o freio trabalhe mais frio do que em outras pistas mais exigentes e essa condição normalmente torna o processo de assentamento do material de atrito ao disco mais lento”, avalia Francisco Bisotto Jardim, engenheiro de aplicação da Fras-le. “Com isso, a estabilização da força de frenagem aplicada pelo piloto é mais demorada. Dessa forma, diferente de outras etapas, os pilotos e equipes acabam optando por manter os jogos de pastilhas por mais tempo, para garantir a melhor acomodação para os treinos classificatórios e corrida”, justifica. 
 
“Por se tratar de uma rodada dupla, será muito interessante avaliar o comportamento das pastilhas ao longo de todo final de semana, bem como acompanhar a estratégia de cada piloto em manter as pastilhas já assentadas, com uma estabilidade de frenagem já bem definida, ou substituir por novas e iniciar todo processo de acomodação novamente”, completou.

Na última etapa, disputada em Goiânia (GO) no dia 30 de julho, Roberval Andrade e Felipe Giaffone foram os vencedores e chegam embalados para as disputas no Rio Grande do Sul. Andrade lidera o campeonato com 181 pontos somados, Jaidson Zini é o segundo com 163 – a mesma soma de pontos que Felipe Giaffone. Raphael Abbate (159) e Beto Monteiro (143) fecham o top 5 do ranking.

A programação no Tarumã terá uma classificação e duas corridas para cada uma das etapas disputadas. Antes disso, os pilotos terão três sessões de treinos livres e a classificação para a sétima etapa ainda na sexta-feira (13). No sábado (14), estão previstos um warm up, a classificação para a oitava etapa e as duas corridas válidas pela sétima rodada. No domingo (15) acontecem as duas provas da oitava etapa.

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.

Programação completa das Etapas 7 e 8 no Tarumã:

Sexta-feira, dia 13
10h – Treino Livre 1
12h15 – Treino Livre 2
14h25 – Treino Livre 3
16h35 – Classificação Etapa 7
Sábado, dia 14
08h00 – Abertura dos portões
08h00 – Warm up
09h00 – Classificação Etapa 8
11h30 – Visitação aos boxes
13h10 – Corrida 1 – Etapa 7
13h40 – Corrida 2 – Etapa 7

Domingo, dia 15
08h00 – Abertura dos portões
08h00 – Warm up
09h00 – Visitação aos boxes
11h – Desfile dos pilotos
12h00 – Corrida 1 – Etapa 8
12h30 – Corrida 2 – Etapa 8

Classificação do campeonato após a 6ª etapa (Geral – Top-10 extraoficial):
1. Roberval Andrade, 181 pontos
2. Jaidson Zini, 163
3. Felipe Giaffone, 163
4. Raphael Abbate, 159
5. Beto Monteiro, 143
6. Paulo Salustiano, 132
7. André Marques, 131
8. Débora Rodrigues, 107
9. Danilo Alamini, 95
10. Danilo Dirani, 91

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Leia também...

06.05.2024

Copa Truck corre em Londrina, onde os freios são acionados por mais de 1/3 da volta

Constante exigência com as pastilhas de freio que a Fras-le fornece a todos os caminhões da competição eleva as temperaturas do sistema sem perder durabilidade e eficiência

11.04.2024

Goiânia promete velocidades e temperaturas nas alturas no segundo encontro da Copa Truck

Circuito da capital de Goiás completa 50 anos de fundação em 2024 figurando na lista dos circuitos preferidos entre os pilotos. Trucks superam os 200 km/h na pista e pastilhas Fras-le chegam a atingir os 900ºC de temperatura

12.03.2024

Fras-le inicia sua quarta temporada como fornecedora oficial da Copa Truck

Entregando segurança, performance e confiabilidade aos pilotos de todo o grid, multinacional gaúcha líder na fabricação de materiais de fricção estende parceria, que se iniciou em 2021

10.12.2023

Final da Copa Truck em Interlagos é marcada por suspense, desempate e título de Felipe Giaffone

Corridas extremamente disputadas em Interlagos com vitórias de Giaffone e de Beto Monteiro. Definição do campeão, no entanto, se estendeu por cerca de duas horas após a bandeira quadriculada

Entre em contato