Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck corre em Londrina, onde os freios são acionados por mais de 1/3 da volta

Londrina (PR) recebe a terceira etapa da Copa Truck em 2024
(Duda Bairros/Copa Truck)

Pista paranaense é a mais técnica e exige maior constância no uso dos freios
(Duda Bairros/Copa Truck)

Constante exigência com as pastilhas de freio que a Fras-le fornece a todos os caminhões da competição eleva as temperaturas do sistema sem perder durabilidade e eficiência

06.05.2024  |  2.490 visualizações

Vídeo explicativo com o principal ponto de frenagem da pista de Londrina para livre uso por TVs, sites, portais, blogs, canais de vídeos e mídias sociais: baixar via WeTransfer ou diretamente no YouTube. Créditos: Fras-le.

 

Depois da ‘turnê’ pelo Centro-Oeste com a abertura da temporada em Campo Grande (MS) e a segunda etapa em Goiânia (GO), a Copa Truck vai ao Sul para o terceiro encontro do campeonato 2024. Londrina (PR), recebe os caminhões mais velozes do mundo em uma pista que desafia os freios não pela intensidade, mas sim pela constância em seu uso no curso de uma volta.

Com 3.146 metros de extensão, a pista de Londrina se destaca por suas médias de velocidade mais reduzidas em comparação com os circuitos onde a Copa Truck corre, como Goiânia e Interlagos, por exemplo. O circuito apresenta curvas de baixa e média velocidade, com uma característica marcante: as curvas após as retas principais têm raio longo e entradas extensas. Nestes trechos, os pilotos precisam frear por bastante tempo, com os caminhões inclinando-se bastante. Além disso, o asfalto é abrasivo, desgastando os pneus e elevando a temperatura dos freios. Isso requer eficiência máxima dos freios para uma performance ideal nesta pista”, detalha Francisco Jardim, engenheiro de aplicação da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck pela quarta temporada consecutiva.

Uma volta completa no circuito de Londrina leva cerca de 1min40s, sendo que 33 segundos são dedicados à frenagem. Devido às suas curvas de diferentes raios e poucas retas, o uso dos freios é prolongado. “Embora Londrina demande menos intensidade nas frenagens, elas são constantes. Em um circuito mais lento e com menos retas, as pastilhas da Fras-le são acionadas por 34% do tempo de uma volta. O desafio aqui é a gestão das temperaturas, já que, apesar da menor intensidade em comparação com Interlagos, o uso dos freios é estendido em Londrina”, ressalta Jardim.

Esta é a quarta vez que a Capital do Café recebe a Copa Truck. Em 2019, Beto Monteiro conquistou pole position e vitória na primeira corrida, enquanto Renato Martins venceu a segunda. Em 2022, Wellington Cirino garantiu a pole e venceu a primeira prova, com Paulo Salustiano vencendo a segunda. Em 2023, a cidade do norte paranaense recebeu uma etapa dupla, com as vitórias de André Marques, Roberval Andrade – com dois triunfos -, e Beto Monteiro.

A classificação da temporada 2024 após duas etapas tem, na classe Pro, o atual campeão Felipe Giaffone na liderança com 73 pontos, sete a mais que André Marques. Wellington Cirino é o terceiro com 59, seguido por Roberval Andrade com 46 e Adalberto Jardim e Paulo Salustiano empatados no quinto lugar com 40. Já na classe Elite, Rodrigo Taborda segue à frente com 69 pontos, também sete a mais que o segundo colocado, José Augusto Dias; Djalma Pivetta é o terceiro com 61, seguido por Pedro Perdoncini com 52 e Daniel Kelemen com 48.

A programação do final de semana reserva os treinos livres para a sexta-feira (10) e a classificação para definição do grid de largada no sábado (11). No domingo (12) as corridas têm largada a partir das 12h30, com transmissão ao vivo por Band, canais SporTV, YouTube oficial da Copa Truck e pelo portal High Speed.

A Frasle Mobility detém em seu portfólio soluções para freios, suspensão e direção tornando-se uma powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de qualidade premium e marcas icônicas, operando em mais de 120 países.


Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2021, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos caminhões da Copa Truck.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Leia também...

11.04.2024

Goiânia promete velocidades e temperaturas nas alturas no segundo encontro da Copa Truck

Circuito da capital de Goiás completa 50 anos de fundação em 2024 figurando na lista dos circuitos preferidos entre os pilotos. Trucks superam os 200 km/h na pista e pastilhas Fras-le chegam a atingir os 900ºC de temperatura

12.03.2024

Fras-le inicia sua quarta temporada como fornecedora oficial da Copa Truck

Entregando segurança, performance e confiabilidade aos pilotos de todo o grid, multinacional gaúcha líder na fabricação de materiais de fricção estende parceria, que se iniciou em 2021

10.12.2023

Final da Copa Truck em Interlagos é marcada por suspense, desempate e título de Felipe Giaffone

Corridas extremamente disputadas em Interlagos com vitórias de Giaffone e de Beto Monteiro. Definição do campeão, no entanto, se estendeu por cerca de duas horas após a bandeira quadriculada

04.12.2023

Roberval Andrade ou Felipe Giaffone: Quem fica com o título da Copa Truck na temporada 2023?

Vencedores de 2017 e 2018 buscam o bicampeonato na categoria mais pesada do automobilismo nacional. Decisão será em Interlagos neste final de semana

Entre em contato