Capa

Fremax (Porsche Cup)

Porsche Cup atravessa o Atlântico para a maior frenagem da temporada

Corrida acontece neste sábado (22) no circuito do Estoril, em Portugal
(Caio Scafuro/CS Press)

Após hiato de 5 anos, pista portuguesa volta a receber a Porsche Cup
(Caio Scafuro/CS Press)

É o quarto encontro da temporada, o primeiro do campeonato de provas longas
(Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

Com direito a frenagem que gera mais de 2.6 G em desaceleração
(Caio Scafuro/CS Press)

O circuito do Estoril, em Portugal, volta a receber a categoria após cinco anos, em uma estada de dois finais de semana consecutivos - primeiro, abrindo a temporada do campeonato da Endurance Series

20.06.2024  |  1.447 visualizações

O quarto encontro da temporada 2024 da Porsche Cup Brasil acontece a oito mil quilômetros de distância: o circuito do Estoril, em Portugal, volta a receber a categoria em 2024 e será a "casa" do campeonato brasileiro por dois finais de semana consecutivos. Neste sábado (22), começa a temporada da Endurance Series, o campeonato de corridas longas, com três horas de duração, nas quais os pilotos correm em dupla. E o retorno se dá com desafios ainda maiores aos discos de freio da Fremax, fornecedora oficial da categoria.

Na última oportunidade em que a Porsche Cup Brasil correu no tradicional circuito português foi em 2019. Então, esta será a estreia dos Porsche 911 GT3 da geração 992, que estrearam na categoria brasileira em 2023 e são equipados com os discos de freio que a Fremax fornece à categoria desde 2008.

O retorno, cinco anos depois, traz a maior freada de todo o calendário, superando a desaceleração de 2,1G e 175 km/h do S do Senna em Interlagos. A frenagem mais forte ocorre ao final da reta principal, de 985 metros. Os carros reduzem de 262 para 79 km/h - uma desaceleração de 2,65 vezes a força da gravidade, e que em apenas 4,4 segundos tira 183 km/h de velocidade do Porsche 911 GT3 992. Para atingir tal performance dos discos de freio da Fremax, o piloto aplica uma força que gera uma pressão de freio superior a 230 bar.

O circuito de 4.182 metros é seletivo, misturando trechos extremamente rápidos com curvas bastante lentas. Outro ponto importante para os discos de freio da Fremax fica na curva 6, onde o piloto aciona o pedal do freio a 235 km/h baixando a velocidade para apenas 94 km/h. São reduções de 180 km/h na primeira curva e 140 km/h na sexta, garantida em poucos metros pelos discos Fremax, que suportam mais de 800ºC em condições extremas de uso.

Serão três as etapas que compõem o campeonato das provas de Endurance da Porsche Cup - e duas delas fora do país: Portugal neste fim de semana, Argentina em 22 de setembro na pista de Termas de Río Hondo e o encerramento em Interlagos, São Paulo, com a corrida de 500 quilômetros.

As corridas de longa duração - à exceção da prova final em Interlagos - têm tempo máximo de 2h30min ou 300 quilômetros, o que coloca os discos de freio que a Fremax fornece à categoria sob rigorosas condições por um longo período de tempo.

Na prova do final de semana, de 300 quilômetros, algumas mudanças e outras novidades entre as duplas, que trazem pilotos profissionais de renome. Rubens Barrichello segue no grid do campeonato de Endurance da Porsche Cup: ano passado, fez dupla com Franco Giaffone, que recrutou Cesar Ramos para a atual temporada; Barrichello, agora, será parceiro de Werner Neugebauer.

Filhos de Rubens, Eduardo e Fernando Barrichello formaram dupla no ano passado. Entretanto, por incompatibilidade de datas, Dudu terá o primo Pipe dividindo o carro, já que Fernando segue competindo na Europa em outra categoria. Outros grandes nomes como Tony Kanaan, Nelsinho Piquet, Gabriel Casagrande, e muitos outros, estão confirmados na prova do final de semana.

A programação do evento, no horário de Brasília, prevê a classificação da Carrera Cup (992) às 12h15 nesta sexta-feira (21) e da Challenge (991) às 13h10. No sábado (22), a corrida, que mistura os carros das duas classes, tem largada às oito da manhã (no horário brasileiro), com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial da Porsche Cup Brasil.

Sobre a FREMAX:

Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Com envolvimento no esporte a motor desde 2004, a Fremax é a fornecedora oficial de discos de freio da Porsche Cup Brasil desde 2007 -  a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

FRASLE MOBILITY

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook: @FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 99222-2517
Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br



Leia também...

27.06.2024

Porsche Cup segue em Portugal com mais desafios aos freios nas corridas curtas

Pilotos disputam a quarta etapa do campeonato sprint, exigindo tudo de seus equipamentos em duas corridas de 25 minutos mais uma volta neste sábado (29) e domingo (30)

30.04.2024

Fremax lança série documental sobre os bastidores da Porsche Cup Brasil

‘Bastidores da Velocidade', leva os fãs para dentro da emocionante jornada da Porsche Cup Brasil. Primeiro de seis episódios da série produzida pela marca no YouTube tem estreia nesta quarta-feira (1)

24.04.2024

Interlagos recebe terceira etapa da Porsche Cup com a freada mais forte do calendário

Ponto de frenagem do S do Senna exige que os discos Fremax reduzam a velocidade dos carros de 260 para 80 km/h em quatro segundos, com uma desaceleração superior a 2 vezes a força da gravidade

07.03.2024

Porsche Cup Brasil: Fremax segue para a 17ª temporada como fornecedora exclusiva de discos de freio

Fabricante brasileira de componentes premium segue com a categoria monomarca mais veloz da América do Sul entregando produtos topo de linha. Temporada 2024 começa neste final de semana em Goiânia (GO)

Entre em contato