A Stock Car Pro Series desembarca neste fim de semana (15 a 17 de agosto) no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), para a quinta etapa da temporada. Será a primeira vez que a Hankook, fornecedora oficial de pneus da categoria desde 2023, atua no traçado mineiro de 3.330 metros e 16 curvas, marcado por trechos seletivos, frenagens fortes e setores de alta velocidade.
O evento será especial também pela programação compartilhada: além da Stock Car, Curvelo recebe a sétima etapa do TCR South America e a abertura do campeonato do TCR Brasil. As duas categorias terão ação intensa sob sol e altas temperaturas, com previsão de tempo seco, mínima de 15°C e máxima de 30°C.
Pela Stock Car, o circuito já recebeu a categoria em 2016 e 2017. Somente pilotos campeões ou que viriam a ser ergueram o troféu na região central de Minas. Felipe Fraga, maior vencedor, faturou duas vitórias e duas poles – uma em cada temporada. Ricardo Maurício, tricampeão, venceu em 2016, enquanto Gabriel Casagrande, também tricampeão, conquistou sua primeira vitória na categoria em 2017.
Segundo Leandro Figueiredo, técnico de Garantia e Qualidade da Hankook Tire, o traçado vai exigir alta aderência, estabilidade e resistência dos pneus em ambas as categorias: “A pista de Curvelo é bastante abrasiva e combina setores rápidos com trechos mais travados e curvas de apoio prolongado. Com clima seco e temperaturas elevadas, a gestão térmica será determinante. Na Stock Car, os compostos Ventus F200 devem oferecer aderência constante e mínima perda de performance até a bandeirada. No TCR, o composto médio equilibra aderência e durabilidade, permitindo estratégias agressivas e ultrapassagens decisivas.”
A etapa marcará também a estreia de Nelsinho Piquet no Circuito dos Cristais – e uma estreia que tem tudo para ser intensa. Ele fará jornada dupla, competindo pela Scuderia Bandeiras Sports na Stock Car – categoria na qual venceu a corrida principal da etapa anterior no Velocitta – e pela Squadra Martino no TCR, com o Honda Civic Type R com o qual já conquistou três poles em 2025 – todas em sequência: Termas de Río Hondo, Mercedes e El Pinar.
“A jornada dupla traz dois lados: o positivo, que vou dar muito mais voltas na pista andando em ambas as categorias, e o negativo, porque são carros completamente diferentes – um de tração traseira e outro de tração dianteira. Além disso, são compostos de pneus distintos e uma pista nova para mim. A desvantagem é lidar com essas diferenças, mas o bom é andar mais, pegar a mão do circuito e me preparar melhor. Facilita ter pneus que duram bastante para eu poder explorar ao máximo nas duas categorias”, avaliou Piquet.
Com pistas inéditas para alguns pilotos, temperaturas altas e duelos em três frentes – Stock Car, TCR South America e TCR Brasil –, Curvelo promete ser palco de um fim de semana intenso e tecnicamente desafiador, com a Hankook garantindo a performance necessária para que equipes e pilotos explorem cada centímetro do traçado mineiro.
Horários e Programação - A programação da etapa em Curvelo começa já na quinta-feira, 14 de agosto, com o primeiro treino extra da Stock Car às 16 horas. Na sexta-feira, 15, a categoria acelera forte com mais um treino extra às 9h, seguido do shakedown às 11h20. O primeiro treino livre acontece às 13h15 e, no fim da tarde, às 16h05, os pilotos voltam à pista para o segundo treino livre, encerrando um dia de preparação intensa.
O sábado (16) será marcado pela definição do grid e pelas primeiras corridas do fim de semana. As atividades começam às 9h com o shakedown do TCR South America/TCR Brasil, seguido do treino livre da Copa Trophy. Às 9h40, a Stock Car realiza a classificação, antecedendo o primeiro treino livre dos carros de turismo às 10h40. Depois da tradicional visitação aos boxes, às 11h30, o TCR volta para o segundo treino livre às 13h10. A Corrida Sprint da Stock Car está marcada para 14h40 e, às 16h05, será a vez da classificação do TCR. No domingo, 17 de agosto, o TCR abre o dia com a primeira corrida às 9h40, seguida de nova visitação aos boxes às 10h15. A Corrida Principal da Stock Car, com 50 minutos mais uma volta, larga às 12h10, e o fim de semana se encerra com a segunda prova do TCR, às 14h10.
Programação em Curvelo
(sujeita a alterações no decorrer do final de semana)
Quinta-feira, 14 de agosto
16h00 – Stock Car Pro Series – Treino Extra
Sexta-feira, 15 de agosto
09h00 – Stock Car Pro Series – Treino Extra
11h20 – Stock Car Pro Series – Shakedown
13h15 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
16h05 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
Sábado, 16 de agosto
09h00 – TCR South America/TCR Brasil – Shakedown
09h15 – TCR South America/TCR Brasil – Treino Livre Copa Trophy
09h40 – Stock Car Pro Series – Classificação
10h40 – TCR South America/TCR Brasil – Treino Livre 1
11h30 – Visitação aos Boxes
13h10 – TCR South America/TCR Brasil – Treino Livre 2
14h40 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
16h05 – TCR South America/TCR Brasil – Classificação
Domingo, 17 de agosto
09h40 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h15 – Visitação aos Boxes
12h10 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Sobre a Hankook Tire & Technology
A Hankook Tire & Technology é uma referência global na fabricação de pneus de alto desempenho, combinando inovação e excelência tecnológica para oferecer máxima qualidade e satisfação aos consumidores. Com operações em mais de 160 países, a empresa conta com oito unidades de produção e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo, empregando mais de 20.000 profissionais altamente qualificados. Seu portfólio inclui pneus radiais para carros de passeio, SUVs, caminhões leves, ônibus, veículos esportivos e de competição, sempre priorizando desempenho, segurança e sustentabilidade.
Comprometida com a inovação sustentável, a Hankook participa ativamente de iniciativas globais de responsabilidade ambiental e social. Seus esforços são reconhecidos anualmente nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones desde 2011 e pela EcoVadis Business Sustainability Rating, onde obteve a classificação mais alta nos últimos anos. Em parceria com a Fórmula E, a empresa desenvolveu o pneu iON Race, feito com cerca de 30% de materiais sustentáveis, reforçando seu compromisso com o futuro da mobilidade.
No automobilismo, a Hankook é fornecedora oficial de pneus para mais de 70 competições em todo o mundo, fortalecendo sua presença em categorias de ponta. Desde 2023, é parceira técnica exclusiva do Campeonato Mundial de Fórmula E, e, em 2025, tornou-se fornecedora oficial do Campeonato Mundial de Rally (WRC), a mais prestigiada competição off-road do planeta. Além disso, colabora com a Lamborghini Squadra Corse, equipando a série Lamborghini Super Trofeo, e apoia campeonatos de turismo como o TCR e o ERC4 Junior Championship.
No Brasil, a Hankook é fornecedora oficial da Stock Car Pro Series pelo terceiro ano consecutivo, além de equipar a Stock Light e a Fórmula 4 Brasil. Em 2025, amplia sua presença no cenário nacional ao fornecer pneus para a Turismo Nacional e para os campeonatos TCR Brasil e South America, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do automobilismo na América Latina.
HANKOOK TIRE & TECHNOLOGY – Imprensa
Cleber Bernuci - P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br
telefone/WhatsApp +55 (19) 99222 2517
Hankook visita Circuito dos Cristais pela primeira vez
(Magnus Torquato/Vicar)
Em final de semana que traz a quinta etapa da Stock Car Pro Series
(Magnus Torquato/Vicar)
A sexta do TCR South America e primeira do TCR Brasil
(Hernán Capa/TCR South America)
Ambas as categorias calçadas pelos pneus Hankook
(Hernán Capa/TCR South America)
Nelsinho Piquet terá jornada dupla nas duas categorias neste final de semana
(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
O Circuito dos Cristais, com 3.330 metros e 16 curvas
(Divulgação/CBA)