Veterana do Rally dos Sertões e dona de dois títulos entre os protótipos no maior rali brasileiro, a equipe X Rally Team parte para disputar a prova pela 15ª vez e na edição de 2014 o time baseado em São Paulo vem com algumas novidades e um objetivo diferente, mirando a vitória no geral e lutando em igualdade de condições com os melhores carros inscritos na competição.
Nos últimos anos o time disputou o Sertões na categoria Protótipos T1, para carros construídos e preparados no Brasil, onde conquistaram dois títulos e três vices. As duas duplas do time - Cristian Baumgart (piloto)/Beco Andreotti (navegador) e Marcos Baumgart (piloto)/Kleber Cincea (navegador) - são duas das mais longevas e entrosadas do rali brasileiro.
A novidade é que agora o time disputa o Rally dos Sertões - de 23 a 30 de agosto, saindo de Goiânia com destino a Belo Horizonte, em sete dias e 2,7 mil quilômetros de prova - na categoria T1 FIA, a mais rápida entre os carros. E a máquina escolhida para a tarefa é a Ford Ranger Dakar 4x4, construída e preparada pela Neil Woolridge Motorsport, da África do Sul, em conjunto com a Ford dos Estados Unidos e especialistas europeus em chassis.
Os pilotos já realizaram duas sessões de testes com o carro na África do Sul, e as primeiras impressões são animadoras. "É completamente diferente do que vínhamos guiando. Claro que se trata de outra categoria e onde estávamos nós também contávamos com um bom carro, mas agora a conversa é completamente diferente", introduz Cristian.
"É tudo diferente: potência, dirigibilidade, estabilidade, controle, respostas. O carro é muito veloz e fácil de pilotar. Nossos primeiros treinos foram excelentes e não tivemos nenhum tipo de problema. Agora estamos na fase final de preparação com alguns treinos já no Brasil", apontou Marcos.
O carro mais rápido e mais eficiente em termos de leitura de terreno muda também a perspectiva por parte dos navegadores. "O
time da navegação muda completamente, porque o carro é mais rápido, portanto o navegador tem que estar alinhado", lembra Beco Andreotti.
"A graduação dos obstáculos também fica um pouco menos severa. Como o carro copia e aceita mais as imperfeições do piso, não precisamos cantar todas as referências. Resumindo, fica tudo mais rápido com menos referências", opinou Kleber Cincea.
Confira o roteiro do Rally dos Sertões 2014:
23/08 - Prólogo - Goiânia (GO)
24/08 - 1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
Deslocamento inicial: 40 km
Trecho especial: 155 km
Deslocamento final: 21 km
Total do dia: 216 km
25/08 - 2ª etapa - Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
Deslocamento inicial: 39 km
Trecho especial: 201 km
Deslocamento final: 20 km
Total do dia: 260 km
26/08 - 3ª etapa - Catalão (GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22 km
Trecho especial: 206 km
Deslocamento final: 132 km
Total do dia: 356 km
27/08 - 4ª etapa - Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135 km
Trecho especial: 364 km
Deslocamento final: 86 km
Total do dia: 585 km
28/08 - 5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG) - MARATONA
Deslocamento inicial: 223 km
Trecho especial: 335 km
Deslocamento final: 81 km
Total do dia: 718 km
29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km
30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km
Total do Rally: 2.679 km
A equipe X Rally Team é patrocinada por Center Norte e Vedacit, com apoios da Ford, Arai, e GoPro
Conheça a equipe em: www.xrallyteam.com.br
Siga-a no Twitter: @X_Rally_Team
E também no Instagram: @xrallyteam
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA
P1 Media Relations
CLEBER BERNUCI, jornalista responsável
+55 (19) 992 222 517
cleber@xrallyteam.com.br