Capa

X Rally Team

X Rally Team adere à campanha Carbono Zero

Equipe, que disputa o Sertões pela 15ª vez, fará compensação de todas as emissões de carbono e terá o selo "Carbon Free"

19.08.2014  |  60 visualizações
Prestes a iniciar sua 15ª campanha no Rally dos Sertões, o X Rally Team, que sempre esteve engajado em ações sociais durante o evento, terá o selo Carbon Free. Isso quer dizer que o time sediado em São Paulo fará toda a compensação das emissões de carbono durante os oito dias do evento, que começa nesta sexta-feira (23) em Goiânia e termina no dia 30 em Belo Horizonte.

A competição em si abrange quase 2,7 mil quilômetros entre trechos cronometrados e deslocamentos. Os cálculos das emissões contemplam os dois Ford Ranger 4x4 da equipe, da categoria T1 FIA, bem como os caminhões, motorhomes e carros de apoio do time.

"Sempre estivemos envolvidos em ações sociais durante o Sertões, com doação de roupas, mantimentos e materiais para comunidades carentes dos locais por onde passamos", destaca Marcos Baumgart, um dos pilotos da equipe. "Nós vamos continuar com essa iniciativa, mas agora vamos também compensar a emissão de carbono na atmosfera", disse.

O selo Carbon Free indica que determinada atividade teve (ou terá) suas emissões de carbono calculadas e compensadas por meio da recomposição da mata atlântica. São diversos benefícios atrelados ao selo, possibilitando que os parceiros participem de um projeto socioambiental de grande impacto.

"As exigências são de acordo com as fontes de emissão consideradas. Calculamos tudo o que envolve a equipe, desde o transporte de pessoas até a competição e o consumo de todos os veículos da equipe, incluindo os veículos que disputarão a prova", explica Lucas Pereira, da Iniciativa Verde, organização especializada no trabalho de compensação ambiental.

A Iniciativa Verde passou ao X Rally Team os critérios e informações por meio de planilhas específicas, de acordo com sua metodologia, seguindo o Protocolo Carbon Free, documento que padroniza os projetos de compensação. Os benefícios, segundo Pereira, são vários.

"A compensação é feita com o restauro da Mata Atlântica. Conseguimos mensurar quantas árvores são necessárias para absorver a mesma quantidade de carbono emitida pela equipe. Realizamos estes plantios em áreas com prioridade ecológica e social, além de serem áreas legalmente protegidas", afirma.

Ele lista os impactos, como combate ao aquecimento global, conservação da biodiversidade brasileira, manutenção de serviços ambientais, conscientização da sociedade, mudança de comportamento no ambiente corporativo, geração de renda no campo e monitoramento online dos restauros florestais. "É a conservação de recursos como a água, o solo e o clima, a proteção dos animais, a remuneração dos agricultores pela execução dos projetos e a absorção de carbono pelas árvores", enumera.

"É um desejo antigo da equipe, e estamos muito felizes de conseguir realiza-lo pela primeira vez. É algo que esperamos manter pelos próximos anos", finalizou Cristian Baumgart.

Para o projeto do X Rally Team com a Iniciativa Verde serão plantadas 149 árvores para compensar as emissões de 23,5 toneladas de CO2.


Confira o roteiro do Rally dos Sertões 2014:

23/08 - Prólogo - Goiânia (GO)

24/08 - 1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
Deslocamento inicial: 40,5 km
Trecho especial: 155,65 km
Deslocamento final: 20,06 km
Total do dia: 216,21 km

25/08 - 2ª etapa - Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
Deslocamento inicial: 39,54 km
Trecho especial: 202,23 km
Deslocamento final: 18,59 km
Total do dia: 260,36 km

26/08 - 3ª etapa - Catalão (GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22,20 km
Trecho especial: 209,86 km
Deslocamento final: 128,39 km
Total do dia: 360,45 km

27/08 - 4ª etapa - Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135,24 km
Trecho especial: 363,85 km
Deslocamento final: 86,21 km
Total do dia: 585,3 km

28/08 - 5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG) - MARATONA
Deslocamento inicial: 223,57 km
Trecho especial: 335,98 km
Deslocamento final: 81 km
Total do dia: 718 km

29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km
Total do Rally: 2.679 km

A equipe X Rally Team é patrocinada por Center Norte e Vedacit, com apoios da Ford, Arai, Motul e GoPro

Conheça a equipe em: www.xrallyteam.com.br

Siga-a no Twitter: @X_Rally_Team

E também no Instagram: @xrallyteam


MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA
P1 Media Relations
CLEBER BERNUCI, jornalista responsável
+55 (19) 992 222 517
cleber@xrallyteam.com.br
  • Equipe adere pela primeira vez à campanha de compensação do carbono emitido
    (Divulgação)

  • Carro do X Rally Team leva as tradicionais cores da Vedacit
    (Divulgação)

  • Os Ford Ranger 4x4 estão inscritos na categoria T1 FIA, a mais rápida do Sertões
    (Divulgação)

Leia também...

02.03.2024

Dupla brasileira fez um rali consistente e fechou a segunda etapa da temporada neste sábado (2) andando constantemente entre os mais rápidos com o Prodrive Hunter da equipe X Rally. Cristian Baumgart e Beco Andreotti foram forçados a abandonar a prova

22.02.2024

Brasileiros da X Rally disputam o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA; enquanto isso, equipe X Rally inicia, em Barretos (SP), a disputa do Brasileiro de Cross Country defendendo título

19.01.2024

Dupla brasileira da X Rally terminou os quase 7,9 mil quilômetros do mais difícil rali do planeta na oitava posição entre os competidores inscritos no Campeonato Mundial; na somatória geral de tempos, os brasileiros fecharam com o 13º lugar

18.01.2024

11ª e penúltima disputa da prova foi, indiscutivelmente, a mais difícil da edição 2024. Cristian Baumgart e Beco Andreotti trataram de apenas completar etapa, enquanto outros carros do pelotão de frente sofreram com problemas e deram adeus às chances de título

Entre em contato