29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km
A penúltima etapa do Rally dos Sertões, disputada nesta sexta-feira (29) nos entornos de Diamantina (MG), foi uma das mais atípicas da história da competição - se não a mais atípica. A parte mais alta da cidade, onde está instalado todo o parque da apoio das equipes, recebeu uma forte chuva de granizo no início da tarde, bem no momento em que os carros ainda aceleravam na especial de 159 quilômetros. O trecho de competição, no entanto, não foi atingido pela água que caiu do céu mineiro.
Além de chover no Sertão, a disputa hoje foi a mais apertada do rali até agora, com vitória do Ford Ranger de Cristian Baumgart/Beco Andreotti, do X Rally Team/NWM, apenas dois segundos à frente do Toyota Hilux de Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, e somente 54 à frente do Mitsubishi ASX de Guilherme Spinelli/Youssef Haddad. O segundo Ford Ranger, de Marcos Baumgart/Kleber Cincea, voltou à prova depois da quebra do eixo de transmissão do câmbio na especial de ontem, o que deu algumas horas a mais de trabalho para os mecânicos sul-africanos da NWM e do X Rally Team na troca da peça na última noite.
"A partir daí, para o Marcos e o Kleber o objetivo é terminar a prova. Então eles se dedicaram a nos ajudar na especial de hoje e deu muito certo", disse Cristian Baumgart. "Nosso chefe de equipe e o Beco se debruçaram sobre o regulamento ontem à noite e consultamos a CBA para adotarmos uma estratégia, que no fim das contas deu muito certo", apontou.
Kaique Bentivoglio, chefe de equipe do X Rally Team, e o navegador Beco Andreotti traçaram uma estratégia em que apenas dois pneus do Ford Ranger #316 fossem trocados dentro do parque fechado pelo tempo regulamentar, e que pouco antes do fim da zona de radar, e que marcava o início da especial, Marcos e Kleber realizassem a troca dos outros dois pneus, deixando o carro com quatro pneus novos.
Assim, já sem chances de vitória no geral, Marcos e Kleber obedeceram a ordem de largada da categoria e saíram em quarto, mas saíram antes dos dois minutos regulamentares para chegar antes ao ponto de largada do trecho cronometrado e fazer a troca dos dois pneus do #316. Após a troca, o #303 retornou à posição original e saiu dois minutos depois de Spinelli e Haddad. "Foi no relógio", impressionou-se o navegador Beco Andreotti.
Kleber Cincea, navegador de Marcos Baumgart, também achou sensata a decisão. "Para nós outro penal não faria diferença alguma, já que forfetamos
(o forfete é o abandono da etapa) a primeira perna da maratona e por isso não teríamos mais chance nenhuma. Fazia todo sentido ajudarmos o outro carro da equipe, claro que sem prejudicar ninguém. E nosso objetivo para hoje foi bem cumprido", lembrou.
"Acho que muita gente se surpreendeu. Alguns pilotos ficaram até assustados e reclamaram via rádio para a organização. Mas havíamos dissecado o regulamento e consultado os comissários desportivos. Estávamos cientes da penalização que o Marcos e o Kleber levariam, mas em nenhum momento faríamos algo para prejudicar outros competidores. Tanto é que depois o Marcos e o Kleber voltaram à posição original de largada e a prova transcorreu tranquilamente. A questão é que nós vamos nos ajudar sempre, somos uma equipe extremamente unida, uma família, mas jamais vamos adotar subterfúgios que possam prejudicar um adversário", explicou Andreotti.
A estratégia funcionou, e Cristian e Beco venceram a primeira especial com o Ford Ranger da NWM/X Rally Team - a mais disputada do rali até agora. A vitória permitiu à dupla do carro amarelo da Vedacit/Cidade Center Norte diminuir em 54 segundos a desvantagem para os líderes.
A etapa final do Sertões amanhã entre Diamantina e a capital mineira Belo Horizonte tem tudo para ser uma das mais eletrizantes disputas entre os carros da categoria T1 FIA, com apenas 3min29s separando os três primeiros colocados. Serão 331 quilômetros entre as duas cidades, com 146 km de pura expectativa para as três duplas postulantes ao título.
Confira os tempos da sexta e penúltima etapa (cat. T1 FIA)
1-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 2h33min06s
2-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 2h33min08s (-2s)
3-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 2h34min00s (-54s)
4-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) -2h34min55s (-1min49s)
GERAL ACUMULADO (T1 FIA):
1-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 16h12min36s
2-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 16h15min48s (-3min11s)
3-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 16h16min06s (-3min29s)
4-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) - 21h56min48s (5h44min12s)*
Dupla penalizada em cinco horas pela quebra na maratona e em 30 minutos na zona de radar
Para baixar mais fotos da equipe X Rally team, acesse:
Carro #303 e
Carro #316
Créditos: WEBVENTURE
Confira a etapa restante do Rally dos Sertões 2014:
30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km
Total do Rally: 2.684 km
A equipe X Rally Team é patrocinada por Center Norte e Vedacit, com apoios da Ford, Arai, e GoPro
Conheça a equipe em: www.xrallyteam.com.br
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E também no Instagram: @xrallyteam
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