Aviso às TVs: Imagens em vídeo disponíveis neste link para download
A equipe X Rally Team está pronta para a disputa da 23ª edição do Rally dos Sertões, que se inicia no próximo sábado (1º) com o prólogo em Goiânia (GO). A caravana da maior aventura off road do país percorrerá 2.875 quilômetros tendo como destino final a cidade de Foz do Iguaçu (PR). E o time paulista, comandado pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, repete a receita do ano passado: eles irão competir a bordo de dois protótipos Ford Ranger Dakar V8 4x4 preparados pela sul-africana NWM - Neil Woolridge Motorsports.
2014 foi a primeira vez que o time patrocinado por Vedacit e Cidade Center Norte competiu na principal categoria entre os carros, a T1 FIA. Na ocasião, eles promoveram também a estreia dos Ford Ranger no Sertões. A dupla formada por Cristian Baumgart e Beco Andreotti venceu uma das especiais e concluiu o rali na terceira posição, enquanto Marcos Baumgart e Kleber Cincea, que enfrentaram um problema na etapa maratona, acabaram em quarto.
Para este ano, o time traz novamente os carros preparados em Pietermaritzburg, mas com grandes atualizações em relação ao modelo que desembarcou no Brasil na temporada passada.
"Logo após o Sertões do ano passado o time já passou a trabalhar em diversas atualizações nos carros. Então, é um trabalho que foi feito em um ano inteiro de desenvolvimento", conta o navegador Kleber Cincea. A atualização foi acompanhada de perto pela equipe, já que o chefe dos mecânicos do X Rally Team, Edinho Evangelista, passou cinco meses com a NWM na África do Sul para conhecer todos os procedimentos de montagem, desmontagem e manutenção dos protótipos.
"Acompanhamos tudo bem de perto e foi uma alegria muito grande poder testá-los pela primeira vez", lembrou Beco Andreotti, que forma ao lado de Cristian Baumgart uma das duplas mais longevas da história do rali brasileiro - os dois competem juntos há mais de 15 anos.
As Mudanças
Os protótipos NWM Ford Ranger Dakar V8 4x4 "emagreceram" quase 200 quilos, resultado da revisão profunda de todos os itens dos carros. A equipe trabalhou também na melhoria da distribuição de peso e em baixar o centro de gravidade. Assim, a distribuição das cargas entre as porções dianteira e traseira ficou exatamente em 50%, o que melhora sua estabilidade - especialmente no caso de um veículo com tração integral 4x4.
A NWM instalou um novo sistema de escapamento, trocou todo o gerenciamento eletrônico para um sistema fornecido pela Motec, melhorou o resfriamento do carro, os diferenciais, e aumentou a capacidade e durabilidade de todo o conjunto. Além de ter ficado melhor para os pilotos, o carro tornou-se de manutenção mais fácil para técnicos e mecânicos trabalharem.
Neil Woolridge, ex-piloto e que hoje conduz a empresa que leva seu nome, lembra também que entre as atualizações estão o recuo do motor 5.0 V8 - proveniente do Ford Mustang - como uma das medidas de melhora na distribuição de peso e ganho de força. Os freios da Brembo trazem refrigeração a ar na porção dianteira e a ar e água na traseira. O motor agora está instalado atrás do eixo dianteiro, em uma porção mais central no carro - e recuado em cerca de 20 centímetros na comparação com a versão anterior do protótipo.
"Nossos carros já foram colocados à prova em vários ralis por todo o mundo. Na África do Sul nossas Ford Rangers são sem dúvida as melhores no Campeonato local, então estes carros são altamente capazes de vencer o Rally dos Sertões deste ano. Para a NWM e o X Rally Team este é o nosso objetivo em 2015", diz Woolridge.
Cristian e Marcos já tiveram o gosto de acelerar as novas máquinas, nomeadas dentro da equipe de "Mario" e "Luigi". "A diferença é bem grande. O carro pede para você acelerar, é mais estável. Por outro lado, vai exigir mais do piloto para que se chegue ao limite. Temos tudo para fazer um Sertões ainda mais competitivo", lembra Marcos. "É o curso natural. Nossos concorrentes também se atualizaram para este Sertões, e não poderíamos ficar atrás. Tudo melhorou no nosso carro: a suspensão copia mais o terreno, e o poder de frenagem também aumentou, entre várias outras coisas", apontou Cristian.
Confira a ficha técnica de "Mario" e "Luigi":
Ficha técnica
NWM FORD RANGER DAKAR V8 4X4
Motor: V8 5.0 do Ford Mustang
Potência: 350 cavalos
Velocidade Máxima: 185 km/h
Câmbio: SADEV de 6 marchas por acionamento sequencial
Embreagem: AP
Sistema de Gerenciamento: MOTEC
Amortecedores: BOS
Rodas: Fondmental
Brakes: Brembo air cooled calipers front, Brembo water cooled calipers rear
Tanque de Combustível: 520 litros
Combustível: Avi Gas
Ar condicionado no cockpit
PARA BAIXAR MAIS FOTOS DA EQUIPE X RALLY TEAM, CLIQUE AQUI
Crédito das Fotos: P1 Media Relations
Crédito das imagens em vídeo: Anselmo Venansi e Cleyton Russo
A equipe X Rally Team é patrocinada por Vedacit, Cidade Center Norte, com apoios da Ford, Motul, GoPro, Reebok Sports Club, EleMídia, e Arai
Conheça a equipe em: www.xrallyteam.com.br
Siga-a no Twitter: @X_Rally_Team
Curta-a no Facebook: X Rally Team Oficial
E também no Instagram: @xrallyteam
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA
P1 Media Relations
CLEBER BERNUCI, jornalista responsável
+55 (19) 992 222 517
cleber@xrallyteam.com.br