Capa

X Rally Team

X Rally Team constrói seu primeiro protótipo T1 FIA no Brasil e vence na abertura do Brasileiro

O Rally Minas Brasil, primeira etapa da temporada do rali cross country nacional, foi o palco do primeiro e bem-sucedido teste da equipe bicampeã do Sertões, que construiu seu carro em apenas três semanas

12.03.2018  |  108 visualizações

Bicampeã do Rally dos Sertões, a equipe X Rally Team passou também a construir protótipos de competição para ralis. A primeira máquina construída foi uma Ford Ranger V8 4x4 semelhante à qual Cristian Baumgart e Beco Andreotti faturaram o título da principal prova do off-road brasileiro em 2016 e 2017. Toda feita sob a especificação T1 FIA, o carro foi construído em São Paulo em um tempo recorde de três semanas contando, inclusive, com consultoria da Neil Woolridge Motorsports, empresa sul-africana responsável pela construção dos carros com o qual Cristian e Beco venceram o Sertões dos dois últimos anos.

O primeiro grande teste foi realizado no último final de semana em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O Rally Minas Brasil estreou também a classe T1 FIA Brasil, com carros de construção mais moderna.

Mesmo com condições tão adversas, de clima chuvoso, tornando o trajeto extremamente liso e de difícil pilotagem, o teste foi um sucesso. Nas mãos de Marcos Baumgart e Kleber Cincea, o protótipo Ford Ranger X Rally Team V8 4x4 venceu a prova.

“O principal aqui era testar o carro, que foi construído em apenas três semanas. Fizemos apenas um teste de rodagem para ver se estava tudo funcionando bem e embarcamos o carro para Minas Gerais”, descreve Marcos Baumgart. “As condições do rali não foram as melhores, pois estava tudo muito liso por causa da chuva, mas a princípio não senti nenhuma diferença em relação aos carros com o qual competimos no Sertões. Então, podemos dizer que a construção do nosso primeiro protótipo foi um sucesso”, elogiou.

Mais dois protótipos estão em fase final de construção e estarão disponíveis para compra ou aluguel para a disputa de etapas do Campeonato Brasileiro, do Rally dos Sertões e também para o Rally Dakar.

Um novo começo

Na esteira do crescente interesse de pilotos brasileiros pelos bólidos da classe T1 FIA, o X Rally Team agora investe na construção destes protótipos em território nacional, aproveitando a criação da categoria T1 FIA Brasil pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), homologados para competições nacionais de cross-country.

A construção dos dois primeiros protótipos já foi concluída, fruto de uma parceria com a Neil Woolridge Motorsports, empresa sul-africana responsável que forneceu à equipe o carro que venceu os dois últimos Sertões. “Desde 2014 estamos juntos com a NWM e construímos uma relação de confiança muito forte. Agora eles estão nos auxiliando com toda a expertise de mais de 30 anos de rali na África do Sul na execução deste projeto”, aponta Andreotti.

A configuração dos bólidos, de acordo com ele, é a mesma do carro com o qual venceu o Sertões por duas vezes consecutivas. “É o mesmo motor V8 de 350 cavalos, o mesmo câmbio sequencial Sadev de seis velocidades, a mesma mecânica, com algumas pequenas diferenças que não prejudicam seu altíssimo desempenho, mas deixam os custos mais baixos em relação ao T1 FIA de especificação completa”, destaca o chefe de equipe.

Entretanto, Beco destaca que, dependendo da demanda, também poderão ser feitos carros para clientes que desejarem competir na classe T1 FIA com o carro “full-spec”, seja para o Sertões, seja para o Dakar ou para provas do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA.

Com a expertise de 18 anos de Rally dos Sertões e mais quatro anos competindo em provas internacionais contando com a consultoria sul-africana da NWM, construtora dos Ford Ranger V8 4x4 que venceram duas vezes a prova no Brasil, o time sediado na zona norte de São Paulo coloca-se como construtora de veículos de competição, e não somente de manutenção.

FICHA TÉCNICA
FIA X Rally Ford Ranger
Motor:
Ford Mustang 5.0L V8
Potência: 350 cv a 4.500 rpm
Carroceria: Fibra de Vidro
Suspensão: Independente na frente e eixo rígido na traseira com dois amortecedores BOS por roda / Barra estabilizadora na traseira
Freios: Toyota Land Cruiser
Tanque de combustível: FIA 520 litros
Consumo: 1,7 km/l
Câmbio: Sadev 6 marchas sequencial, 4x4 integral
Rodas: Aro 16 Evocorse
Velocidade Máxima: 185 km/h
Peso: 1.915 kg
Eletrônica: Motec

Site Oficial X Rally Team
Facebook
Instagram: @xrallyteam

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA
P1 Media Relations
CLEBER BERNUCI – MTb 40.166sp
+55 (19) 992 222 517
imprensa@p1media.com.br

  • FIA X Rally Ford Ranger V8 4x4
    (Sanderson Pereira)

  • FIA X Rally Ford Ranger V8 4x4
    (Sanderson Pereira)

  • FIA X Rally Ford Ranger V8 4x4
    (Sanderson Pereira)

  • FIA X Rally Ford Ranger V8 4x4
    (Sanderson Pereira)

  • FIA X Rally Ford Ranger V8 4x4
    (Sanderson Pereira)

  • FIA X Rally Ford Ranger V8 4x4
    (Sanderson Pereira)

Leia também...

02.03.2024

Rally: Baumgart e Cincea fecham prova de Abu Dhabi no quarto lugar geral e sobem no ranking do Mundial

Dupla brasileira fez um rali consistente e fechou a segunda etapa da temporada neste sábado (2) andando constantemente entre os mais rápidos com o Prodrive Hunter da equipe X Rally. Cristian Baumgart e Beco Andreotti foram forçados a abandonar a prova

22.02.2024

Rally: Em Abu Dhabi, irmãos Baumgart têm segundo desafio da temporada

Brasileiros da X Rally disputam o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA; enquanto isso, equipe X Rally inicia, em Barretos (SP), a disputa do Brasileiro de Cross Country defendendo título

19.01.2024

Objetivo alcançado: Baumgart e Andreotti completam o Dakar no pelotão de elite entre os carros

Dupla brasileira da X Rally terminou os quase 7,9 mil quilômetros do mais difícil rali do planeta na oitava posição entre os competidores inscritos no Campeonato Mundial; na somatória geral de tempos, os brasileiros fecharam com o 13º lugar

18.01.2024

Dakar reúne todas as dificuldades no penúltimo dia e mostra toda sua "crueldade" com competidores

11ª e penúltima disputa da prova foi, indiscutivelmente, a mais difícil da edição 2024. Cristian Baumgart e Beco Andreotti trataram de apenas completar etapa, enquanto outros carros do pelotão de frente sofreram com problemas e deram adeus às chances de título

Entre em contato