Capa

X Rally Team

Começa o Dakar. Equipe brasileira encara primeiro dia como aquecimento e vê espaço para melhoras

Marcos Baumgart/Kleber Cincea fecharam o dia com o sétimo melhor tempo entre os UTVs, enquanto Cristian Baumgart/Beco Andreotti ficaram com o 17º tempo após enfrentarem contratempos elétricos

07.01.2019  |  96 visualizações

A equipe X Rally Team teve um primeiro dia bastante positivo na abertura da 41ª edição do Rally Dakar, que nesta segunda-feira (7) percorreu 331 quilômetros (84 cronometrados) entre a capital Lima e a cidade de Pisco, percorrendo uma especial toda formada por dunas. Competindo pela primeira vez entre os UTVs, a equipe paulistana tricampeã do Sertões teve um bom desempenho a julgar o espaço de melhora detectado após o primeiro dia.

A largada para a especial de abertura do Dakar teve um atraso de quase duas horas após interrupção para verificação e atualização do sistema de GPS das motos inscritas.

Marcos Baumgart e Kleber Cincea fecharam o dia no UTV número 412 com o sétimo melhor tempo – 1h16min08s, rigorosamente o mesmo tempo da dupla sexta colocada, enquanto Cristian Baumgart e Beco Andreotti enfrentaram pequenos contratempos, mas encaram o dia como positivo após fecharem na 17ª posição.

“O dia foi bom. Tivemos uma boa colocação, vimos as parciais, estávamos bem e no final, que era a parte mais fácil, acabamos perdendo um pouco de terreno. De qualquer forma, foi um aquecimento e a avaliação é muito positiva”, destaca Marcos Baumgart. “São muitos UTVs, é uma prova perigosa e não há espaço para erros. A gente começa com uma grande ansiedade, afinal é o Dakar. Olhando agora que já esfriamos, foi melhor do que esperávamos. Um bom início”, completou o navegador Kleber Cincea.

Mesmo destacando a positividade do dia, Cristian Baumgart e Beco Andreotti já puderam sentir um pouco do que é o Dakar em termos de dificuldade. “Sofremos com uma pane elétrica em que o carro morria, voltava, morria e depois voltava até pararmos de vez. Nem sei quanto tempo ficamos parados para fazer o UTV voltar a funcionar, mas encaro o dia como muito positivo, pois encontramos várias áreas em que melhorias podem ser feitas”, destacou Cristian Baumgart, piloto do Can-Am Maverick X3 número 398.

“Na avaliação geral, foi um dia excelente. Foi só o primeiro dia e ainda temos muito o que mexer no UTV no acerto de suspensão, melhorar o desempenho, etc.. Completamos o primeiro dia, e isso é o que importa por ora. Agora vamos melhorar o carro para amanhã”, resumiu Beco Andreotti.

A vitória entre os UTVs na especial ficou com a dupla brasileira atual campeã do Dakar, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que fecharam o dia 4min55s à frente de Marcos e Kleber e 9min26s à frente de Cristian e Beco.

O segundo dos dez dias de competição do Dakar no Peru acontece nesta terça-feira (8), quando os competidores deixam Pisco em direção a San Juan de Marcona. Serão 342 quilômetros cronometrados do total de 553.

Resultado:
1ª etapa: Lima – Pisco (84 km cronometrados)
1. Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Can-Am) – 1h11min13s
7. Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Can-Am) – 1h16min08s
17. Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Can-Am) – 1h20min39s


O TRAJETO DO DAKAR 2019 NO PERU

07/01 (seg): 1ª Etapa: Lima > Pisco
(Deslocamentos: 247 km; Especial: 84 km; Total; 331 km)
08/01 (ter): 2ª Etapa: Pisco > San Juan de Marcona
(Deslocamentos: 211 km; Especial: 342 km; Total; 553 km)
09/01 (qua): 3ª Etapa:
San Juan de Marcona > Arequipa
(Deslocamentos: 467 km; Especial: 331 km; Total; 798 km)
10/01 (qui): 4ª Etapa: Arequipa > Tacna
(Deslocamentos: 313 km; Especial: 351 km; Total; 664 km)
11/01 (sex): 5ª Etapa: Tacna > Arequipa
(Deslocamentos: 264 km; Especial: 450 km; Total; 714 km)
12/01 (sab): Dia de Descanso: Arequipa
13/01 (dom): 6ª Etapa: Arequipa > San Juan de Marcona
(Deslocamentos: 520 km; Especial: 290 km; Total; 810 km)
14/01 (seg): 7ª Etapa: San Juan de Marcona > San Juan de Marcona
(Deslocamentos: 64 km; Especial: 323 km; Total; 387 km)
15/01 (ter): 8ª Etapa: San Juan de Marcona > Pisco
(Deslocamentos: 215 km; Especial: 360 km; Total; 575 km)
16/01 (qua): 9ª Etapa: Pisco > Pisco
(Deslocamentos: 96 km; Especial: 313 km; Total; 409 km)
17/01 (qui): 10ª Etapa: Pisco > Lima
(Deslocamentos: 247 km; Especial: 112 km; Total; 359 km)
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.956 km
TOTAL DAKAR: 5.600 km

Acompanhe a saga da X Rally Team no Dakar pelos canais oficiais do time:
Instagram
Facebook
Site oficial

CONTATO:
P1 Media Relations
CLEBER BERNUCI
+55 (19) 992 222 517
imprensa@p1media.com.br

  • UTV da X Rally Team na rampa da largada promocional, no domingo (6)
    (Victor Eleutério/dakarphotos.com)

  • Marcos Baumgart
    (Magnus Torquato/dakarphotos.com)

  • Kleber Cincea
    (Magnus Torquato/dakarphotos.com)

  • Kleber Cincea
    (José Mário Dias/dakarphotos.com)

  • Cristian Baumgart
    (Magnus Torquato/dakarphotos.com)

  • Beco Andreotti
    (Magnus Torquato/dakarphotos.com)

  • Beco Andreotti
    (José Mário Dias/dakarphotos.com)

Leia também...

02.03.2024

Rally: Baumgart e Cincea fecham prova de Abu Dhabi no quarto lugar geral e sobem no ranking do Mundial

Dupla brasileira fez um rali consistente e fechou a segunda etapa da temporada neste sábado (2) andando constantemente entre os mais rápidos com o Prodrive Hunter da equipe X Rally. Cristian Baumgart e Beco Andreotti foram forçados a abandonar a prova

22.02.2024

Rally: Em Abu Dhabi, irmãos Baumgart têm segundo desafio da temporada

Brasileiros da X Rally disputam o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA; enquanto isso, equipe X Rally inicia, em Barretos (SP), a disputa do Brasileiro de Cross Country defendendo título

19.01.2024

Objetivo alcançado: Baumgart e Andreotti completam o Dakar no pelotão de elite entre os carros

Dupla brasileira da X Rally terminou os quase 7,9 mil quilômetros do mais difícil rali do planeta na oitava posição entre os competidores inscritos no Campeonato Mundial; na somatória geral de tempos, os brasileiros fecharam com o 13º lugar

18.01.2024

Dakar reúne todas as dificuldades no penúltimo dia e mostra toda sua "crueldade" com competidores

11ª e penúltima disputa da prova foi, indiscutivelmente, a mais difícil da edição 2024. Cristian Baumgart e Beco Andreotti trataram de apenas completar etapa, enquanto outros carros do pelotão de frente sofreram com problemas e deram adeus às chances de título

Entre em contato