Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

FRAS-LE & FREMAX informam: Stock Car, etapa de Mogi Guaçu (SP)

Circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), recebe a sétima etapa da temporada
(Duda Bairros/Stock Car)

Infográfico para livre uso editorial (posição horizontal)
(FRAS-LE & FREMAX MOTORSPORT)

Infográfico para livre uso editorial (posição vertical)
(FRAS-LE & FREMAX MOTORSPORT)

FRAS-LE e FREMAX são as fornecedoras de pastilhas e discos de freio da Stock Car
(Duda Bairros/Stock Car)

Um dos autódromos mais novos do país, o Velocitta, no interior de São Paulo, recebe a sétima etapa da temporada em um dos traçados mais técnicos e exigentes do calendário, onde os freios são sempre colocados à prova

15.10.2020  |  462 visualizações

Resumo do conteúdo

- Traçado de 3.438 metros é um dos mais técnicos e exigentes do país;

- Melhor volta da pole position de 2019 teve média de 140,7 km/h;

- Maior redução de velocidade acontece na curva do Saca-Rolha, de 205 km/h para 65 km/h, de quinta para segunda marcha.

* Infográficos apresentam o traçado da pista do Velocitta a ótica da FRAS-LE & FREMAX no gerenciamento dos freios oficiais da Stock Car. Para uso editorial livre, pedimos que o material seja creditado a FRAS-LE & FREMAX na publicação.

 

A Stock Car faz, neste final de semana em Mogi Guaçu, a 175 quilômetros de São Paulo, a sétima etapa da temporada 2020. O autódromo do Velocitta, com seu seletivo traçado de 3.438 metros, é um dos mais exigentes com os freios da categoria. São duas retas curtas, o que minimiza o tempo de refrigeração do sistema. A FRAS-LE e a FREMAX, fornecedores oficiais de pastilhas e discos de freio, classificam o traçado como nível 4 em termos de exigência com o sistema, levando-se em conta uma classificação de 1 para a menos exigente e 5 para a mais exigente.

Apesar da possibilidade de chuva, a previsão do tempo aponta temperaturas máximas de até 35 graus no Velocitta, aumentando o desafio de pilotos e equipes na gestão do sistema de freios. As pastilhas FRAS-LE e os discos FREMAX são projetados dentro do maior rigor de segurança, durabilidade e eficiência, suportando temperaturas de até 850 e 720 graus, respectivamente.

O campeonato chega agitado depois da etapa dupla de Cascavel (PR), realizada há duas semanas. Na ocasião, Rubens Barrichello chegou como líder e saiu na quinta colocação, e César Ramos, que chegara ao oeste paranaense em quarto na tabela, subiu à liderança com 14 pontos de vantagem para Ricardo Zonta, vice-líder e o único piloto a ter vencido mais de uma prova na temporada, que mostra um equilíbrio há muito não visto na principal categoria do automobilismo brasileiro: das nove largadas realizadas até agora, oito pilotos diferentes venceram corrida – Ricardo Zonta, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício, Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra.

A pista recebe já na sexta-feira (16) o primeiro treino livre, a partir das 13h35. No sábado (17), a segunda sessão acontece às 8h40 e terá transmissão ao vivo pelo YouTube oficial da categoria. A classificação para definição do grid de largada começa às 12h15 e será mostrada ao vivo no canal SporTV2. No domingo (18), as luzes vermelhas se apagam para a sétima etapa da Stock Car às 11 horas – a segunda corrida tem largada às 11h55 -, também com transmissão ao vivo pelo SporTV2.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Com certeza é uma das pistas que mais exigem do freio. Quando corremos lá, geralmente o clima é bem quente, o que já exige bastante do sistema, ainda mais por ser uma pista estreita e de retas curtas, que trazem pouca refrigeração aos freios. Quando se está no meio do pelotão é difícil de 'achar' vento para refrigerar. Temos freadas fortes em descida, como na curva do Saca-Rolha, que a gente reduz de quinta para segunda marcha”.
(Julio Campos, Crown Racing, Chevrolet Cruze #4)

A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“O Velocitta tem uma belíssima estrutura e asfalto excelente. Seu traçado com 14 curvas e um bom mix de subidas e descidas. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

7ª Etapa – Stock Car 2020
MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 14 (5 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 16 de junho de 2012
Previsão climática: Tempo ensolarado, mas também com previsão de pancadas de chuva, com máxima de 35 graus
Pole positions em 2019*: Thiago Camilo, 1min27s926 e 1min28s501
Vencedores em 2019*: Thiago Camilo, Ricardo Zonta e Bruno Baptista
*O Velocitta recebeu duas etapas em datas distintas em 2019

PROGRAMAÇÃO DA 7ª ETAPA
Sexta-feira, 16 de outubro
10h00 – 10h10 – Shakedown Stock Light
11h05 – 11h35 – 1º treino Stock Light – Grupo 01
11h45 – 12h15 – 1º treino Stock Light – Grupo 02
12h30 – 12h40 – Shakedown Stock Car
13h35 – 14h05 – 1º treino Stock Car – Grupo 01
14h15 – 14h45 – 1º treino Stock Car – Grupo 02
15h40 – 16h10 – 2º treino Stock Light – Todos os carros

Sábado, 17 de outubro
08h40 – 09h10 – 2º treino Stock Car – 1º Grupo
09h20 – 09h50 – 2º treino Stock Car – 2º Grupo
10h05 – 10h35 – 3º treino Stock Light – 1º Grupo
10h45 – 11h15 – 3º treino Stock Light – 2º Grupo
12h15 – 12h50 – Classificação Stock Car
13h05 – 13h20 – Classificação Stock Light
16h00 – Largada 4ª etapa Stock Light – Corrida 01, 30 minutos + 1 volta

Domingo, 18 de outubro
11h00 – Largada 7ª etapa Stock Car, Corrida 01 – 30 minutos + 1 volta
11h55 – Largada 7ª etapa Stock Car, Corrida 02 – 30 minutos + 1 volta
13h20 – Largada 4ª etapa Stock Light, Corrida 02 – 30 minutos + 1 volta
*Transmissão do segundo treino livre pelo YouTube oficial da Stock Car e transmissão da classificação e corridas ao vivo pelo SporTV2

CALENDÁRIO 2020
7ª etapa – Velocitta, 18 de outubro
8ª e 9ª etapas – Curitiba, 07 e 08 de novembro
10ª e 11ª etapas – Goiânia, 21 e 22 de novembro
12ª etapa – São Paulo, 13 de dezembro

Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia:
Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra

Classificação do campeonato, após seis etapas (Top-10):
1º - Cesar Ramos - 146 pontos
2º - Ricardo Zonta - 132
3º - Thiago Camilo - 130
4º - Ricardo Maurício - 130
5º - Rubens Barrichello - 126
6º - Daniel Serra - 119
7º - Átila Abreu - 116
8º - Rafael Suzuki - 104
9º - Allam Khodair - 103
10º - Nelsinho Piquet - 99


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

---------- 
----------

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato