Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

FRAS-LE & FREMAX informam: Stock Car, etapas de Curitiba (PR)

Pista da capital paranaense volta a receber a principal categoria do automobilismo brasileiro após ausência de um ano. Antepenúltimo encontro da temporada valerá pela oitava e nona etapas, com três corridas no final de semana

04.11.2020  |  417 visualizações

FRAS-LE & FREMAX informam: Stock Car, etapas de Curitiba (PR)
Pista da capital paranaense volta a receber a principal categoria do automobilismo brasileiro após ausência de um ano. Antepenúltimo encontro da temporada valerá pela oitava e nona etapas, com três corridas no final de semana

 

Resumo do conteúdo

- Traçado de 3.695 metros é um dos mais exigentes com os freios, especialmente no final da reta principal, que tem 980 metros de comprimento;

- Frenagem mais forte da pista acontece no final da reta para a curva 1: redução de 246 km/h para 99 km/h, de sexta para segunda marcha;

- Campeonato pode ter reviravolta com três provas no fim de semana e tabela de pontuação apertada. Serão 84 pontos em jogo em Curitiba.

* Infográficos apresentam o traçado da pista de Curitiba a ótica da FRAS-LE & FREMAX no gerenciamento dos freios oficiais da Stock Car. Para uso editorial livre, pedimos que o material seja creditado a FRAS-LE & FREMAX na publicação.


O Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, é a sede de mais uma etapa dupla da temporada 2020 da Stock Car. A oitava e nona etapas acontecem neste sábado (7) e domingo (8). O circuito, que recebeu alguns testes de pré-temporada no primeiro semestre de 2020, volta a receber uma etapa da categoria após um hiato de um ano.

Como aconteceu em Cascavel (PR), no início de outubro, Curitiba receberá três corridas – uma no sábado, valendo pela oitava etapa, e duas no domingo, pela nona. É o antepenúltimo encontro da temporada, uma vez que restarão as etapas de Goiânia, também dupla, nos dias 21 e 22 de novembro, e a final em São Paulo dia 13 de dezembro no Autódromo de Interlagos.

Serão 84 pontos em jogo em Curitiba – 30 ao vencedor da corrida de sábado, 30 da primeira prova de domingo e mais 24 da segunda disputa do dia. Para um campeonato apertado, a expectativa é de variações na classificação geral, a exemplo do que aconteceu em Cascavel, quando a liderança mudou de mãos. O top-10 da temporada no momento tem Cesar Ramos na liderança com 172 pontos e carregando 30 quilos de lastro; em segundo, o curitibano Ricardo Zonta, com 158 pontos e 25 quilos. Ricardo Maurício é o terceiro colocado, apenas quatro pontos atrás de Zonta e cinco quilos a menos; em quarto, Rubens Barrichello leva 15 quilos por seus 149 pontos. Thiago Camilo, em quinto com 148, carregará lastro de dez quilos, enquanto Gabriel Casagrande (133), Allam Khodair e Daniel Serra (131), Átila Abreu (128) e Rafael Suzuki (119) são os dez maiores pontuadores da temporada até aqui.

O traçado de 3.695 metros é bastante técnico e bastante exigente com os freios. A reta de Curitiba é uma das maiores entre os circuitos do país, com 980 metros de comprimento e na qual os carros chegam a picos de velocidade em torno dos 250 km/h, ajudados também pela alta velocidade da chamada Curva Zero, que antecede a reta principal, e que é contornada entre 120 e 130 km/h.

As curvas 1 e 2, que formam um S, são contornadas a baixas velocidades, menos de 100 km/h após uma redução de quase 150 km/h na frenagem mais forte da volta: são cerca de 101 bar de pressão aplicada ao pedal de freio para reduzir a velocidade de 250 para 100 km/h em questão de 80 metros, baixando da sexta para a segunda marcha.

Há outros pontos de forte frenagem, que tornam o autódromo paranaense um dos mais exigentes com os freios: a curva 4, com redução de 220 para 100 km/h; a curva 6 de 195 para 78 km/h e a curva 9 – também conhecida como Curva Zero – de 200 para 120 km/h.

As atividades de pista começam na sexta-feira (6), com um shakedown e dois treinos livres. No sábado acontece um breve treino de 15 minutos e a primeira classificação do final de semana, que terá início às 9 horas, com transmissão ao vivo do SporTV 2. A oitava etapa da temporada tem largada marcada para às 11 horas, também ao vivo no SporTV 2. No domingo a programação começa com mais um treino pré classificatório com 15 minutos de duração. A classificação acontece às 9 horas. Às 11 horas será a largada da corrida 1 e a prova 2 começa às 11h55. O SporTV 2 também mostrará ao vivo a classificação e as duas corridas de domingo.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Curitiba possui um traçado muito bom, com curvas de alta e baixa velocidade. São duas grandes freadas, uma no final da reta - no S de baixa - e outra no final da reta oposta, na entrada do miolo. Isso faz com que essa pista seja uma das preferidas de muitos pilotos e comigo não é diferente. O S de alta na saída do miolo também é um dos pontos mais legais do traçado. Essa é uma pista que me traz boas lembranças, pois foi lá que conquistei minha primeira vitória na Stock Car”.
(Lucas Foresti, Vogel Motorsport, Chevrolet Cruze #12)

A pista de Curitiba na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Traçado com curvas de alta velocidade, de raios longos e poucas referências visuais, o que exige uma correta dosagem dos freios para manter o carro no trajeto correto. Além disto, Curitiba possui uma das maiores retas dos circuitos brasileiros, com 980 metros, a qual exige uma frenagem muito forte (alta desaceleração, fazendo o freio atingir temperaturas bastante elevadas nestes pontos) no final da reta principal. Soma-se a isso o fato de haver pelo traçado diferentes texturas da superfície (como concreto na reta e diferentes tipos de asfalto no restante) e também algumas ondulações, o torna as frenagens ainda mais desafiadoras”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

8ª e 9ª Etapas – Stock Car 2020
PINHAIS (PR)
Autódromo Internacional de Curitiba
Extensão: 3.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 9 (6 à direita e 3 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 3
Nível de exigência dos freios: 5
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1967
Previsão climática: Sem previsão de chuva para o final de semana. Com temperaturas baixas pela manhã e amenas durante a tarde. A máxima será de 27ºC
Pole position em 2018*: Rubens Barrichello, 1min18s029
Vencedores em 2018*: Felipe Fraga e Lucas di Grassi
*Em 2019 o Autódromo Internacional de Curitiba não recebeu a Stock Car


PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS

Sexta-feira, 6 de novembro
08h00 - 08h10 - Shakedown
09h05 - 09h35 - 1º treino - Grupo 1
09h45 - 10h15 - 1º treino - Grupo 2
12h25 - 12h55 - 2º treino - Grupo 1
13h05 - 13h35 - 2º treino - Grupo 2


Sábado, 7 de novembro
08h30 - 08h45 - Treino pré classificação
09h00 - 09h35 - Classificação
11h00 - Largada 8ª etapa - 40 minutos + 1 volta

 

Domingo, 8 de novembro
08h30 - 08h45 - Treino pré classificação
09h00 - 09h35 - Classificação
11h00 - Largada 9ª etapa, Corrida 1 - 30 minutos + 1 volta
11h55 - Largada 9ª etapa, Corrida 2 - 30 minutos + 1 volta




CALENDÁRIO 2020
10ª e 11ª etapas – Goiânia, 21 e 22 de novembro
12ª etapa – São Paulo, 13 de dezembro

Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra
Mogi Guaçu: Julio Campos e Diego Nunes

Classificação do campeonato, após sete etapas (Top-10):
1º - Cesar Ramos - 172 pontos
2º - Ricardo Zonta - 158
3º - Ricardo Maurício - 156
4º - Rubens Barrichello – 149
5º - Thiago Camilo - 148
6º - Gabriel Casagrande – 133
7º - Allam Khodair - 131
8º - Daniel Serra - 131
9º - Átila Abreu - 128
10º - Rafael Suzuki - 119


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

  • Infográfico
    (Divulgação)

  • Infográfico
    (Divulgação)

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato