FRAS-LE & FREMAX informam: Stock Car, etapas de Curitiba (PR)
Pista da capital paranaense volta a receber a principal categoria do automobilismo brasileiro após ausência de um ano. Antepenúltimo encontro da temporada valerá pela oitava e nona etapas, com três corridas no final de semana
Resumo do conteúdo
- Traçado de 3.695 metros é um dos mais exigentes com os freios, especialmente no final da reta principal, que tem 980 metros de comprimento;
- Frenagem mais forte da pista acontece no final da reta para a curva 1: redução de 246 km/h para 99 km/h, de sexta para segunda marcha;
- Campeonato pode ter reviravolta com três provas no fim de semana e tabela de pontuação apertada. Serão 84 pontos em jogo em Curitiba.
* Infográficos apresentam o traçado da pista de Curitiba a ótica da FRAS-LE & FREMAX no gerenciamento dos freios oficiais da Stock Car. Para uso editorial livre, pedimos que o material seja creditado a FRAS-LE & FREMAX na publicação.
O Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, é a sede de mais uma etapa dupla da temporada 2020 da Stock Car. A oitava e nona etapas acontecem neste sábado (7) e domingo (8). O circuito, que recebeu alguns testes de pré-temporada no primeiro semestre de 2020, volta a receber uma etapa da categoria após um hiato de um ano.
Como aconteceu em Cascavel (PR), no início de outubro, Curitiba receberá três corridas – uma no sábado, valendo pela oitava etapa, e duas no domingo, pela nona. É o antepenúltimo encontro da temporada, uma vez que restarão as etapas de Goiânia, também dupla, nos dias 21 e 22 de novembro, e a final em São Paulo dia 13 de dezembro no Autódromo de Interlagos.
Serão 84 pontos em jogo em Curitiba – 30 ao vencedor da corrida de sábado, 30 da primeira prova de domingo e mais 24 da segunda disputa do dia. Para um campeonato apertado, a expectativa é de variações na classificação geral, a exemplo do que aconteceu em Cascavel, quando a liderança mudou de mãos. O top-10 da temporada no momento tem Cesar Ramos na liderança com 172 pontos e carregando 30 quilos de lastro; em segundo, o curitibano Ricardo Zonta, com 158 pontos e 25 quilos. Ricardo Maurício é o terceiro colocado, apenas quatro pontos atrás de Zonta e cinco quilos a menos; em quarto, Rubens Barrichello leva 15 quilos por seus 149 pontos. Thiago Camilo, em quinto com 148, carregará lastro de dez quilos, enquanto Gabriel Casagrande (133), Allam Khodair e Daniel Serra (131), Átila Abreu (128) e Rafael Suzuki (119) são os dez maiores pontuadores da temporada até aqui.
O traçado de 3.695 metros é bastante técnico e bastante exigente com os freios. A reta de Curitiba é uma das maiores entre os circuitos do país, com 980 metros de comprimento e na qual os carros chegam a picos de velocidade em torno dos 250 km/h, ajudados também pela alta velocidade da chamada Curva Zero, que antecede a reta principal, e que é contornada entre 120 e 130 km/h.
As curvas 1 e 2, que formam um S, são contornadas a baixas velocidades, menos de 100 km/h após uma redução de quase 150 km/h na frenagem mais forte da volta: são cerca de 101 bar de pressão aplicada ao pedal de freio para reduzir a velocidade de 250 para 100 km/h em questão de 80 metros, baixando da sexta para a segunda marcha.
Há outros pontos de forte frenagem, que tornam o autódromo paranaense um dos mais exigentes com os freios: a curva 4, com redução de 220 para 100 km/h; a curva 6 de 195 para 78 km/h e a curva 9 – também conhecida como Curva Zero – de 200 para 120 km/h.
As atividades de pista começam na sexta-feira (6), com um shakedown e dois treinos livres. No sábado acontece um breve treino de 15 minutos e a primeira classificação do final de semana, que terá início às 9 horas, com transmissão ao vivo do SporTV 2. A oitava etapa da temporada tem largada marcada para às 11 horas, também ao vivo no SporTV 2. No domingo a programação começa com mais um treino pré classificatório com 15 minutos de duração. A classificação acontece às 9 horas. Às 11 horas será a largada da corrida 1 e a prova 2 começa às 11h55. O SporTV 2 também mostrará ao vivo a classificação e as duas corridas de domingo.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Curitiba possui um traçado muito bom, com curvas de alta e baixa velocidade. São duas grandes freadas, uma no final da reta - no S de baixa - e outra no final da reta oposta, na entrada do miolo. Isso faz com que essa pista seja uma das preferidas de muitos pilotos e comigo não é diferente. O S de alta na saída do miolo também é um dos pontos mais legais do traçado. Essa é uma pista que me traz boas lembranças, pois foi lá que conquistei minha primeira vitória na Stock Car”.
(Lucas Foresti, Vogel Motorsport, Chevrolet Cruze #12)
A pista de Curitiba na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Traçado com curvas de alta velocidade, de raios longos e poucas referências visuais, o que exige uma correta dosagem dos freios para manter o carro no trajeto correto. Além disto, Curitiba possui uma das maiores retas dos circuitos brasileiros, com 980 metros, a qual exige uma frenagem muito forte (alta desaceleração, fazendo o freio atingir temperaturas bastante elevadas nestes pontos) no final da reta principal. Soma-se a isso o fato de haver pelo traçado diferentes texturas da superfície (como concreto na reta e diferentes tipos de asfalto no restante) e também algumas ondulações, o torna as frenagens ainda mais desafiadoras”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
8ª e 9ª Etapas – Stock Car 2020
PINHAIS (PR)
Autódromo Internacional de Curitiba
Extensão: 3.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 9 (6 à direita e 3 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 3
Nível de exigência dos freios: 5
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 1967
Previsão climática: Sem previsão de chuva para o final de semana. Com temperaturas baixas pela manhã e amenas durante a tarde. A máxima será de 27ºC
Pole position em 2018*: Rubens Barrichello, 1min18s029
Vencedores em 2018*: Felipe Fraga e Lucas di Grassi
*Em 2019 o Autódromo Internacional de Curitiba não recebeu a Stock Car
PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS
Sexta-feira, 6 de novembro
08h00 - 08h10 - Shakedown
09h05 - 09h35 - 1º treino - Grupo 1
09h45 - 10h15 - 1º treino - Grupo 2
12h25 - 12h55 - 2º treino - Grupo 1
13h05 - 13h35 - 2º treino - Grupo 2
Sábado, 7 de novembro
08h30 - 08h45 - Treino pré classificação
09h00 - 09h35 - Classificação
11h00 - Largada 8ª etapa - 40 minutos + 1 volta
Domingo, 8 de novembro
08h30 - 08h45 - Treino pré classificação
09h00 - 09h35 - Classificação
11h00 - Largada 9ª etapa, Corrida 1 - 30 minutos + 1 volta
11h55 - Largada 9ª etapa, Corrida 2 - 30 minutos + 1 volta
CALENDÁRIO 2020
10ª e 11ª etapas – Goiânia, 21 e 22 de novembro
12ª etapa – São Paulo, 13 de dezembro
Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra
Mogi Guaçu: Julio Campos e Diego Nunes
Classificação do campeonato, após sete etapas (Top-10):
1º - Cesar Ramos - 172 pontos
2º - Ricardo Zonta - 158
3º - Ricardo Maurício - 156
4º - Rubens Barrichello – 149
5º - Thiago Camilo - 148
6º - Gabriel Casagrande – 133
7º - Allam Khodair - 131
8º - Daniel Serra - 131
9º - Átila Abreu - 128
10º - Rafael Suzuki - 119
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com