Capa

Fremax (Porsche Cup)

Porsche Cup: Com freio ‘raiz’, Enzo Elias vence a primeira no Velocitta

Porsche Cup realiza no Velocitta a segunda etapa e corre com ?freios raiz?
(Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

Enzo Elias faturou a vitória na primeira corrida, disputada neste sábado (23)
(Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

Pódio da corrida 1 - Carrera Cup
(Rafael Gagliano/Porsche Cup Brasil)

Werner Neugebauer fez a pole, mas não completou a prova
(Rafael Gagliano/Porsche Cup Brasil)

Os novos modelos 992 correm o fim de semana com o ABS desabilitado. Na Sprint Challenge, Raijan Mascarello fez a pole e venceu a primeira corrida

23.04.2022  |  406 visualizações

O Autódromo Velocitta recebeu os novos carros da Porsche Carrera Brasil pela primeira vez para uma corrida oficial. Em uma corrida válida pela segunda etapa da temporada 2022, os pilotos foram à pista neste sábado (23) para a classificação na parte da manhã e para a primeira corrida no início da tarde. Quem esteve na disputa na Carrera voltou ao tempo do “freio raiz”, já que a Porsche decidiu por desabilitar o ABS para os carros novos, alinhando com os carros que disputam a Supercup. Na Carrera, o pole position foi Werner Neugebauer e pela Sprint Challenge Raijan Mascarello foi o mais rápido. Venceram as corridas, Enzo Elias na Carrera e Mascarello pela Sprint Challenge.

Na primeira corrida da Carrera, Neugebauer largou na posição de honra do grid com Christian Hahn dividindo a primeira fila, mas ao defender sua colocação acabou cedendo espaço para quem vinha da segunda fila assumir as primeiras colocações. Faltando pouco mais de 15 minutos, quando disputava a quinta colocação com Marçal Muller, viu o carro perder rendimento e abandonou a prova.

Enzo Elias assumiu a ponta logo na primeira curva e soube administrar sua boa largada até o fim da prova e receber a sua primeira bandeira quadriculada em primeiro lugar na temporada 2022. O piloto do Distrito Federal teve como companhia no pódio os pilotos Miguel Paulo em segundo, Christian Hahn em terceiro, Pedro Aguiar em quarto e fechando o top-5 do pódio veio Marçal Müller.

Neste domingo (24) acontecem as corridas 2 tanto da Carrera Cup como da Sprint Challenge. As largadas acontecem, respectivamente, às 13h10 e 13h45.

Fala, piloto!
“Sem o sistema de ABS, todo o sistema de freio acaba se tornado extremamente importante. Existe um aquecimento do conjunto que o ABS mascara, então a partir daí o controle de desgaste, temperatura é muito importante, porque chega no final da corrida e os pneus estão desgastados, o carro está desgastado e isso faz com que você abuse mais do freio. O maior desafio é controlar a temperatura de freio e eu consegui andar de cara para o vento e não me preocupar tanto com isso”.
Enzo Elias (Porsche Carrera #73, vencedor da Corrida 1)

A pista do Velocitta na ótica da FREMAX
“Os freios são postos realmente à prova na pista do Velocitta. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando. É uma pista muito técnica e a frenagem correta conta muito para um bom tempo de volta; e no Velocitta isso é ainda mais determinante”.
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)

Corrida 1 deste sábado (23) no Velocitta:

Carrera
1. Enzo Elias, 18 voltas em 27:10.058
2. Miguel Paludo, a 1.823
3. Christian Hahn, a 2.323
4. Pedro Aguiar, a 8.855
5. Marçal Muller, 9.133
6. Alceu Feldmann, a 9.655
7. Renan Pizzi, a 13.076
8. Lucas Salles, a 17.157
9. Franco Giaffone, a 18.599
10. Georgius Frangulis, a 25.204

2ª Etapa – Porsche Cup C6 Bank Mastercard
MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo Velocitta

Extensão: 3.443 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (4 à direita e 8 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto:
 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 16 de junho de 2012
Previsão climática: Majoritariamente ensolarado, com algumas nuvens e baixa possibilidade de chuva. Temperaturas variando entre 17 e 32ºC.


Programação:
Domingo, 24 de abril

10h30: Porsche Experience
13h10 – Largada Corrida 2 (Carrera Cup 992)
13h45 – Largada Corrida 2 (Sprint Challenge 991)

Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.


FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Leia também...

14.11.2024

Campeonatos apertados, alguns empatados: Interlagos recebe decisões de títulos da Porsche Cup

Semana agitada para a categoria com a remarcação da corrida final do campeonato de corridas sprint na quarta-feira (13) e no sábado (16) com a final do Endurance em corrida de 117 voltas

31.10.2024

Porsche Cup decide temporada com final de semana de gala e asfalto novo em Interlagos

Novo piso pelos 4.309 metros deve trazer maior atrito aos pneus, aumentando a eficiência de frenagem, segundo a Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da categoria. Final de semana decide os títulos do campeonato de corridas curtas

19.09.2024

En otro desafío internacional, Porsche Cup acelera en Argentina en un "parque de diversiones" para los frenos

El circuito de Termas de Río Hondo recibe la segunda etapa del campeonato de carreras largas (Endurance), poniendo a prueba a pilotos y autos en más de dos horas de competencia

19.09.2024

Em mais um desafio internacional, Porsche Cup acelera na Argentina em "parque de diversões" para os freios

Circuito de Termas de Río Hondo recebe a segunda etapa do campeonato de corridas longas (Endurance), colocando pilotos e carros à prova em mais de duas horas de corrida

Entre em contato