Capa

Fremax (Porsche Cup)

Neugebauer tem quinta-feira perfeita e vence no retorno da Porsche Cup à Argentina

Piloto havia sido o último a vencer na categoria em Termas de Río Hondo, em 2017, e retornou em grande estilo com direito a pole e melhor volta

11.08.2022  |  503 visualizações

Resumo do conteúdo

- Começo de prova teve batida envolvendo quatro carros e final confuso com a bandeira quadriculada tendo sido mostrada uma volta antes do previsto;

- Retorno de Neugebauer ao topo do pódio foi em grande estilo, com pole position, liderança de todas as voltas e volta mais rápida – o chamado Grand  Chelem;

- Segunda corrida do campeonato Sprint acontece nesta sexta-feira (12) às 13h30;

- Declaração do piloto vencedor no final do texto.

Werner Neugebauer havia sido o último piloto a vencer na Porsche Cup Brasil na pista de Termas de Río Hondo na última passagem da categoria em solo argentino, em 2017. E, nesta quinta-feira (11), quando foi disputada a primeira prova da quarta etapa da temporada 2022, o piloto do Porsche 992 #8 manteve a escrita ao vencer novamente no belíssimo circuito de 4.805 metros. Mais do que isso, para o piloto gaúcho, foi um reencontro com a vitória, já que ele ainda não havia vencido no atual campeonato – e o fez em grande estilo, com pole position, liderança de todas as voltas e melhor volta da corrida.

Largando em primeiro, Neugebauer deu até a impressão de que perderia a ponta na largada, mas conseguiu se recuperar aproveitando a preferência para a primeira curva, à direita. Atrás dele, no entanto, quatro carros se envolveram em um toque e que causou a entrada do safety car.

A intervenção durou três voltas até que fossem retirados os carros dos envolvidos: Miguel Paludo, Sylvio de Barros, Franco Giaffone e Alceu Feldmann – este conseguiu ainda ir até os boxes, mas não pôde prosseguir.

Na retomada, Werner manteve a ponta seguido por Elias, enquanto Pedro Aguiar perdeu o terceiro posto para o líder do campeonato Marçal Müller. Neugebauer teve Enzo Elias o tempo todo em seu encalço, em uma diferença que variava entre 0s6 e 1s1, e abrindo do restante do grid. Tanto que no resultado final a vantagem do primeiro para o segundo colocado foi de apenas 0s874; do primeiro colocado para o terceiro, Müller, 5s711, e 6s288 para o quarto colocado Pedro Aguiar.

Com pista bastante larga, as disputas por posição aconteceram o tempo todo, com os pilotos apostando nas fortes frenagens, especialmente da curva 6, após a longa reta oposta, de 1.070 metros, e que representa a maior redução de velocidade do traçado de 4.805 metros: de 260 para 80 km/h – um desafio extra aos discos de freio que a Fremax fornece à Porsche Cup Brasil.

O final causou um pouco de confusão entre os dois primeiros colocados da prova. Ao abrir o que seria a última volta, a bandeira quadriculada foi mostrada encerrando a corrida, embora ainda faltasse um giro. Com a informação baseada na cronometragem de que ainda era a última volta, mas tendo recebido a bandeirada, Neugebauer e Elias prosseguiram disputando a vitória, até que no meio da volta ambos foram informados de que a prova havia sido, de fato, encerrada.

A largada da segunda corrida da Porsche Cup Brasil, categoria Carrera Cup, acontece às 13h30 desta sexta-feira (12) e o grid obedece a ordem de chegada da prova desta quinta, com a inversão dos sete primeiros colocados. Assim, Rodrigo Mello larga da primeira posição. A prova terá transmissão ao vivo pelo SporTV3 e no YouTube oficial da Porsche Cup Brasil.

O top-10 da primeira prova foi formado por Neugebauer, Elias, Müller, Aguiar, Lucas Salles, Lineu Pires, Rodrigo Mello, Marcelo Hahn, Nelson Monteiro e Renan Pizii.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Fala, piloto!
“Estou praticamente fora da luta pelo título, mas é muito bom vencer, converter a pole position, o que eu não havia conseguido fazer no Velocitta, mas foi muito bom. Meu foco neste ano é ser campeão do Endurance, e o que fizemos hoje prova que temos um bom ritmo. Dentro do carro, a informação que eu tinha pelo rádio com dados da cronometragem era a de que faltava mais uma volta. Quando passamos para abrir a última volta, recebemos a bandeirada. Alguém errou, mas o que importa é a vitória. Ficou um pouco daquele anticlímax – para de acelerar? Vou, não vou -, demora para comemorar, mas vitória é vitória. Aqui em Termas a gente tem uma freada muito forte, que vai da velocidade máxima da pista e faz a segunda curva mais lenta. São freadas que exigem muito dos freios e dos pneus dianteiros, mas o carro se manteve bem durante todo o tempo”.
(Werner Neugebauer, piloto Carrera Cup, #8)
Vencedor da Corrida 1

A pista de Termas de Río Hondo na visão da FREMAX
“A 4° etapa da Porsche Cup chega em um dos autódromos mais velozes da temporada. Termas do Rìo Hondo, com 4.805m, tem uma das maiores retas da competição com aproximadamente 1.070 metros, fazendo com que os carros cheguem ao limite tanto em velocidade final, alcançando em torno de 260 km/h, quanto em desaceleração e frenagem reduzindo de 6º marcha para 2º ao final da reta, requisitando assim uma maior eficiência dos freios, performance e recuperação térmica”.
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)

Resultado Carrera Cup – Corrida 1 (Top-10 extra-oficial):
1. #8 Werner Neugebauer – 14 voltas em 26min36s089
2. #73 Enzo Elias – a 0s874
3. #544 Marçal Müller – a 5s711
4. #20 Pedro Aguiar – 6s288
5. #70 Lucas Salles – 13s460
6. #888 Lineu Pires – 16s690
7. #29 Rodrigo Mello – 18s260
8. #114 Marcelo Hahn – 18s699
9. #87 Nelson Monteiro – 19s440
10. #16 Renan Pizii – 21s457
MELHOR VOLTA: #8 Werner Neugebauer, 1min43s036 (média de 167,883 km/h)

Porsche Carrera Cup Brasil – Termas de Río Hondo
4ª etapa Sprint e 1ª etapa Endurance
SANTIAGO DEL ESTERO (ARGENTINA)
Autódromo de Termas de Río Hondo
Extensão: 4.805 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 curvas (sete à esquerda e cinco à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior)
Abrasividade do asfalto: 2
Força lateral: 3
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 2008

Previsão climática: Mínima de 6ºC e máxima de 29ºC durante a semana de atividades, alternando dias ensolarados e encobertos. Baixa probabilidade de chuva.

 

PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS:
Sexta-feira, dia 12 (Etapa Sprint)
13h30 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) / CARRERA CUP 992
14h30 - Corrida 2 (25 minutos + 1 volta / SPRINT CHALLENGE 991.2
Sábado, dia 13 (Etapa Endurance)
15h30 - 16h30 – Treino Livre 1 / CARREIRA CUP 992
16H40 - 17H40 - Treino Livre 1 / SPRINT CHALLENGE 991.2
Domingo, dia 14 (Etapa Endurance)
9h - 9h10 – Classificação Grupo A / CARRERA CUP 992
9h25 - 9h35 – Classificação Grupo B / CARRERA CUP 992
9h50 - 10h - Classificação Grupo A / SPRINT CHALLENGE 991.2
10h15 - 10h25 - Classificação Grupo B / SPRINT CHALLENGE 991.2
13h05 – Corrida (300km ou 2h45 minutos) (CARRERA + SPRINT CHALLENGE)

Sobre a FREMAX:

Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.

FREMAX:

Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – FREMAX
roberta.duarte@nakata.com.br

  • Largada da primeira prova da Porsche Cup Brasil em Termas de Río Hondo
    (Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

  • Werner Neugebauer vence a primeira prova da Porsche Cup na Argentina
    (Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

  • Piloto fez pole position, liderou todas as voltas e também anotou a mais rápida
    (Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

  • Enzo Elias foi o segundo colcado
    (Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

  • E o líder do campeonato, Marçal Müller, o terceiro
    (Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

  • O pódio da primeira corrida
    (Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

Leia também...

14.11.2024

Campeonatos apertados, alguns empatados: Interlagos recebe decisões de títulos da Porsche Cup

Semana agitada para a categoria com a remarcação da corrida final do campeonato de corridas sprint na quarta-feira (13) e no sábado (16) com a final do Endurance em corrida de 117 voltas

31.10.2024

Porsche Cup decide temporada com final de semana de gala e asfalto novo em Interlagos

Novo piso pelos 4.309 metros deve trazer maior atrito aos pneus, aumentando a eficiência de frenagem, segundo a Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da categoria. Final de semana decide os títulos do campeonato de corridas curtas

19.09.2024

En otro desafío internacional, Porsche Cup acelera en Argentina en un "parque de diversiones" para los frenos

El circuito de Termas de Río Hondo recibe la segunda etapa del campeonato de carreras largas (Endurance), poniendo a prueba a pilotos y autos en más de dos horas de competencia

19.09.2024

Em mais um desafio internacional, Porsche Cup acelera na Argentina em "parque de diversões" para os freios

Circuito de Termas de Río Hondo recebe a segunda etapa do campeonato de corridas longas (Endurance), colocando pilotos e carros à prova em mais de duas horas de corrida

Entre em contato