Capa

Fremax (Porsche Cup)

Feldman e Salas comandam treino livre. Confira os principais pontos de frenagem do circuito de Termas de Río Hondo

Sete das 12 curvas da pista exigem reduções de velocidade superiores a 100 km/h
(Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

Rubens Barrichello (dir) forma dupla com Franco Giaffone (esq)
(Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

Corrida deste domingo (14) terá 63 voltas de duração, totalizando 300 km
(Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

Sete das 12 curvas do circuito de 4.805 metros exigem redução superior a 100 km/h em poucos metros. Dupla formada por Alceu Feldmann e Guilherme Salas liderou treino livre deste sábado (13) na Argentina

13.08.2022  |  496 visualizações

Resumo do conteúdo

- Depois da etapa sprint, os pilotos voltam à pista, agora para correrem em dupla na primeira etapa do campeonato de Endurance da categoria;

- Corrida deste domingo (14) terá largada às 13h05 com transmissão ao vivo do SporTV2 e pelo YouTube oficial da Porsche Cup Brasil;

- Resultado do treino livres deste sábado (13) e a lista de duplas inscritas ao final do texto.

Mesmo após o término da quarta etapa do campeonato Sprint da Porsche Cup Brasil, em Termas de Río Hondo, os carros da categoria monomarca mais veloz do Brasil permanecem em solo argentino. É que neste domingo (14) será disputada a primeira etapa da temporada de Endurance da categoria. São 24 duplas só na classe Carrera Cup. A corrida terá 300 quilômetros de duração – ou 63 voltas.

O traçado veloz e técnico de Termas de Río Hondo recebeu diversos elogios dos pilotos. Vencedor na passagem anterior da Porsche Cup na pista argentina em 2017, Werner Neugebauer mostra intimidade com o traçado de 4.805 metros. “Termas impressiona pela largura da pista, o que possibilita mais de uma linha de traçado. A freada mais forte é ao final da reta oposta, onde chegamos a mais de 260 km/h em sexta marcha e reduzimos para segunda, na curva mais lenta do circuito. Há três ou quatro pontos onde freamos atacando a curva, o chamado trail braking, quando freamos já no contorno, já que são curvas longas, o que exige bastante tanto dos freios como dos pneus”, explica Werner Neugebauer, que na etapa da semana foi autor da pole position, venceu a primeira corrida e terminou a segunda no pódio em terceiro. Ele formará dupla com Ricardo Zonta.

Rubens Barrichello também está na pista e gostou muito do carro e do traçado que também recebe a MotoGP. “Achei (o Porsche 911 GT3 992) um carro muito equilibrado, que é mais fácil na parte de frenagem. Agora, quando tudo é mais fácil, você tenta ir um pouquinho mais. Então, ele se comporta muito bem, e eu gostei bastante do carro”, elogiou Rubens Barrichello, que tem no final de semana sua primeira experiência com a nova geração dos Porsche e também na pista de Termas de Río Hondo. Ele corre em dupla com Franco Giaffone no carro #3.

“Termas do Rìo Hondo é um dos circuitos mais rápidos da temporada. Com 4.805m, tem uma das maiores retas da competição com aproximadamente 1.070 metros, fazendo com que os carros cheguem ao limite tanto em velocidade final, alcançando em torno de 260 km/h, quanto em desaceleração e frenagem reduzindo de 6º marcha para 2º ao final da reta, requisitando assim uma maior eficiência dos freios, performance e recuperação térmica”, destaca Ronaldo  Chremonezi, gerente de Engenharia e Produto da Fremax.

Na primeira curva do circuito, à direita, os carros chegam a 230 km/h em sexta marcha e reduzem para terceira. A frenagem baixa a velocidade do carro para que o contorno seja feito a cerca de 105 km/h; na curva 2, os pilotos reduzem de 190 para 90km/h em poucos metros no contorno à esquerda e que leva à maior reta do traçado, de 1.070 metros.

Na reta, os carros alcançam os 260 km/h e é nela que acontece a maior frenagem: redução de 180 km/h em poucos metros para que o lento contorno à direita seja feito a pouco menos de 80 km/h.

Outras curvas que demandam força no pedal do freio são as curvas sete (de 240 para 95 km/h em redução de sexta para segunda marcha no contorno à direita), a curva nove (de 200 para 135) e a curva 12, a penúltima do traçado, na qual os pilotos reduzem de quinta para segunda marcha, baixando a velocidade de 220 para 75 km/h.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Resultado do Treino Livre (Carrera Cup)
1. #1 A. Feldmann/G. Salas – 1min41s916
2. #88 C.Ramos/G.Frangulis – 1min42s079
3. #17 A.Abreu/L.Sanchez – 1min42s236
4. #87 A. Hellmeister/N.Monteiro – 1min42s242
5. #7 De. Dirani/M.Paludo – 1min42s248
6. #888 B.Gresse/L.Pires – 1min42s295
7. #80 G.Casagrande/R.Ziemkiewicz – 1min42s359
8. # 25 G.Osman/P.Sousa – 1min42s374
9. #5 R.Mauricio/S.Barros – 1min42s398
10. #8 R.Zonta/W.Neugebauer – 1min42s524
11. #121 J.Gonçalves/J.Barbosa – 1min42s632
12. #26 D.Nunes/C.Hahn – 1min42s635
13. #70 R.Suzuki/L.Salles – 1min42s656
14. #3 R.Barrichello/F.Giaffone – 1min42s767
15. #116 M.Hahn/A.Khodair – 1min42s920
16. #29 N.Piquet/R.Mello – 1min42s997
17. #77 W.Freire/F.Horta – 1min43s053
18. #85 P.Boesel/E.Menossi – 1min43s068
19. #33 G.Losacco/B.Campos – 1min43s246
20. #44 S.Moreno/G.Farah – 1min43s312
21. #16 Da.Dirani/R.Pizii – 1min43s321
22. #99 J.Giassi/N.Costa – 1min43s562
23. #9 C.Ambrosio/E.Guedes – 1min44s090
24. #73 A.Weisheimer/E.Elias – 1min45s233

Porsche Carrera Cup Brasil – Termas de Río Hondo
1ª etapa Endurance
SANTIAGO DEL ESTERO (ARGENTINA)
Autódromo de Termas de Río Hondo
Extensão: 4.805 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 curvas (sete à esquerda e cinco à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior)
Abrasividade do asfalto: 2
Força lateral: 3
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 2008

Previsão climática: Mínima de 6ºC e máxima de 29ºC durante a semana de atividades, alternando dias ensolarados e encobertos. Baixa probabilidade de chuva.

 

PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS:
Domingo, dia 14 (Etapa Endurance)
9h - 9h10 – Classificação Grupo A / CARRERA CUP 992
9h25 - 9h35 – Classificação Grupo B / CARRERA CUP 992
9h50 - 10h - Classificação Grupo A / SPRINT CHALLENGE 991.2
10h15 - 10h25 - Classificação Grupo B / SPRINT CHALLENGE 991.2
13h05 – Corrida (300km ou 2h45 minutos) (CARRERA + SPRINT CHALLENGE)

Duplas Carrera Cup (Titular/Convidado)
Alceu Feldmann/Guilherme Salas
Franco Giaffone/Rubens Barrichello
Sylvio de Barros/Ricardo Maurício
Miguel Paludo/Dennis Dirani
Werner Neugebauer/Ricardo Zonta
Edu Guedes/Carlos Ambrósio
Renan Pizii/Danilo Dirani
Leonardo Sanchez/Átila Abreu
Paulo Sousa/Galid Osman
Christian Hahn/Diego Nunes
Rodrigo Mello/Nelson Piquet Jr.
Bruno Campos/Giuliano Losacco
Gustavo Farah/Sebastian Moreno
Lucas Salles/Rafael Suzuki
Enzo Elias/Adroaldo Weisheimer
Francisco Horta/William Freire
Rouman Ziemkiewicz/Gabriel Casagrande
Eduardo Menossi/Pedro Boesel
Nelson Monteiro/Alan Hellmeister
Georgios Frangulis/Cesar Ramos
Marcelo Hahn/Allam Khodair
João Barbosa/João Gonçalves
Lineu Pires/Beto Gresse
Nicolas Costa/Jeff Giassi

 

Sobre a FREMAX:

Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.

FREMAX:

Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – FREMAX
roberta.duarte@nakata.com.br

 

Leia também...

14.11.2024

Campeonatos apertados, alguns empatados: Interlagos recebe decisões de títulos da Porsche Cup

Semana agitada para a categoria com a remarcação da corrida final do campeonato de corridas sprint na quarta-feira (13) e no sábado (16) com a final do Endurance em corrida de 117 voltas

31.10.2024

Porsche Cup decide temporada com final de semana de gala e asfalto novo em Interlagos

Novo piso pelos 4.309 metros deve trazer maior atrito aos pneus, aumentando a eficiência de frenagem, segundo a Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da categoria. Final de semana decide os títulos do campeonato de corridas curtas

19.09.2024

En otro desafío internacional, Porsche Cup acelera en Argentina en un "parque de diversiones" para los frenos

El circuito de Termas de Río Hondo recibe la segunda etapa del campeonato de carreras largas (Endurance), poniendo a prueba a pilotos y autos en más de dos horas de competencia

19.09.2024

Em mais um desafio internacional, Porsche Cup acelera na Argentina em "parque de diversões" para os freios

Circuito de Termas de Río Hondo recebe a segunda etapa do campeonato de corridas longas (Endurance), colocando pilotos e carros à prova em mais de duas horas de corrida

Entre em contato