Capa

X Rally Team

Sertões: X Rally Team acampa e passa a madrugada nos Cânions do Viana, em Bom Jesus (PI)

Estrutura montada pela equipe dentro do trecho chamou a atenção da dupla Marcos Baumgart e Kleber Cincea em uma das especiais mais bonitas da edição 2022

06.09.2022  |  896 visualizações

10ª Etapa – 06/09 (terça)
Bom Jesus (PI) – Bom Jesus (PI)
DI: 0 | TE: 329 | DF: 0 (etapa do Laço)
Total: 329 km

Um rally é feito de aventuras e novas experiências, não interessa se quem está dentro do carro é competidor ou membro da equipe de apoio. De segunda (5) para terça-feira (6), 12 integrantes da X Rally Team resolveram maximizar a experiência da participação no Sertões 2022 e foram acampar nos Cânions do Viana, na cidade anfitriã Bom Jesus (PI), que foi o palco da especial de hoje. Marcos Baumgart/Kleber Cincea completaram a prova de 327 km em 4h10min01s2, apenas 27 segundos atrás de Lucas Moraes/Kaique Bentvoglio.

A presença do time no meio da especial surpreendeu Baumgart. “Hoje o dia foi especial, encontrar a equipe lá no meio foi incrível. Foi uma especial muito bonita, com areia, bem completa... no finalzinho tinha muita depressão e pedras soltas, mas foi um dia limpo, com alguns cuidados e os pneus se portaram muito bem. Andamos forte, fizemos um bom resultado, tem muita prova pela frente e não vamos desistir”, disse o piloto do Toyota Hilux #304.

Parte da equipe saiu do parque de apoio à noite, em três carros, abastecidos com mantimentos, para rodar 40 km em cerca de 1h30. Ao amanhecer, mais quatro pessoas em outro carro se juntaram ao time para assistir a especial dentro dos Cânions.

O assessor de imprensa da equipe Cleber Bernuci também é um dos motoristas de apoio e conta como foi a preparação e a execução do plano de ir para os Cânions. “A ideia inicial foi do Michel e do Ipiranga, que são os motoristas dos carros que estão no resgate, mas eles acabaram não indo. Então o Allan Calado, nosso chefe de equipe, juntou a turma para sair às 4h. Mas uma parte resolveu sair no início da madrugada. O Aires (responsável pela cozinha da equipe) nos ajudou a montar os kits com mantimentos e resolvemos sair no início da madrugada. Fomos com calma, sem pressa e chegamos ao ponto por volta de 1h40. Chegamos sem ver nada e quando raiou o dia, vimos que estávamos no paraíso. Com certeza um dos momentos mais marcantes para mim no Sertões”, disse Bernuci, que participa pela 12ª vez do rali, o oitavo com a X Rally.

Carlos Chede é piloto de avião, mas faz o seu primeiro Sertões como motorista de um dos carros de apoio do time. “Foi extraordinário acampar no meio da especial. A localização, esse Cânion que deve ser um dos lugares mais visitados por aqui. Teve o céu estrelado durante a noite e depois a oportunidade de ver um trecho da especial”, disse Chede, que está no seu primeiro Sertões.

Também em seu primeiro Sertões, o videomaker do time Diego Munhak não conseguiu nem descrever como é estar no meio dos Cânions. “Uma sensação que eu nunca tinha sentido na vida, foi uma experiência incrível. Acordar no meio dos Cânions é inexplicável. Estou adorando o Sertões, esse aqui ainda nem está acabando e eu já estou querendo o próximo”, comentou.

Em sua quinta participação no Sertões, Rodrigo Iglesias viveu uma de suas experiências mais incríveis no rali. “Foi uma experiência única. Chegamos literalmente no meio do nada, sem ver nada, sem saber onde estávamos e o que iríamos encontrar. Dormimos no breu e acordamos no paraíso. Quando o dia começou a clarear e a gente conseguiu ver onde a gente estava, foi surpreendente. São imagens que eu vou guardar para o resto da vida. A grandeza daqueles cânions faz a gente ver que nós não somos nada comparado à mãe natureza. É surreal”, disse o fisioterapeuta da equipe.

O dia de hoje somou 329 km no roteiro – todos eles cronometrados – que chegou a 5.373 km rodados, sendo 3.516 km de trechos especiais. Depois de dormir duas noites em Bom Jesus, os competidores partem nesta quarta-feira (7) para Balsas, no Maranhão, para a disputa da 11ª etapa do maior rali do mundo. Serão 553 km no dia, com 219 km de trechos cronometrados.

Em 2022 a prova percorre oito estados e será o maior rali do mundo com quase 7.200 km percorridos em 15 dias, com um de descanso. Os Estados que vão receber o evento são: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. As cidades-dormitório, além de Foz do Iguaçu (PR) no início e Salinópolis (PA) no final, serão Umuarama (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), onde no dia 3 de setembro todas as equipes, pilotos e navegadores terão um dia de descanso, Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA), Paragominas (PA).

A equipe X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, Motul, BF Goodrich e Rodobens.

Resultado da 10ª etapa (top-5 extra-oficial):
1. Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, 4h59min35s1
2. Marcos Baumgart/Kleber Cincea, a 27s6
3. Sylvio de Barros/Rafael Capoani, a 7min48s5
4. Julio Capua/Emerson Cavassin, a 8min51s5
5. Rodrigo Ache/Luis Felipe Eckel, a 16min08s5

Resultado acumulado após dez etapas disputadas (top-5 extra-oficial)
1. Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, 35h32min06s
2. Marcos Baumgart/Kleber Cincea, a 21min04s
3. Julio Capua/Emerson Cavassin, a 2h08min05s
4. Sylvio de Barros/Rafael Capoani, a 3h56min40s
5. Mauro Guedes/Filipe Palmeiro, a 3h58min16s

AS ETAPAS SEGUINTES DO SERTÕES 2022

11ª Etapa – 07/09 (quarta)
Bom Jesus (PI) – Balsas (MA)
DI: 56 | TE: 219 | DF: 278
Total: 553 km

12ª Etapa – 08/09 (quinta)
Balsas (MA) – Imperatriz (MA)
DI: 12 | TE: 155 | DF: 237
Total: 404 km

13ª Etapa – 09/09 (sexta)
Imperatriz (MA) – Paragominas (PA)
DT: 34 | TE: 358 | DF: 70
Total: 462 km

14ª Etapa – 10/09 (sábado)
Paragominas (PA) – Salinópolis (PA)
DI: 2 | TE: 126 | DF: 225
Total: 353 km

Total Geral: 7.191 km
Total Especiais: 4.374 km



Site Oficial X Rally Team
Instagram: @xrallyteam

MAIS INFORMAÇÕES
Cleber Bernuci / Caio Scafuro
+55 19 992 222 517 / +55 13 997 568 985
imprensa@p1media.com.br

 

  • Madrugada nos Cânions
    (Rodrigo Iglesias/Arquivo pessoal)

  • Amanhecer nos Cânions
    (Rodrigo Iglesias/Arquivo pessoal)

  • 40 km em 1h30 para chegar no ponto de acampamento
    (Divulgação)

  • Estrutura da equipe nos Cânions do Viana
    (Divulgação)

  • Marcos Baumgart ficou impressionado ao ver equipe na especial
    (Rodrigo Barreto/FOTOP)

  • Dupla segue na vice-liderança do Sertões
    (Vandrei Stephani/FOTOP)

Leia também...

02.03.2024

Rally: Baumgart e Cincea fecham prova de Abu Dhabi no quarto lugar geral e sobem no ranking do Mundial

Dupla brasileira fez um rali consistente e fechou a segunda etapa da temporada neste sábado (2) andando constantemente entre os mais rápidos com o Prodrive Hunter da equipe X Rally. Cristian Baumgart e Beco Andreotti foram forçados a abandonar a prova

22.02.2024

Rally: Em Abu Dhabi, irmãos Baumgart têm segundo desafio da temporada

Brasileiros da X Rally disputam o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA; enquanto isso, equipe X Rally inicia, em Barretos (SP), a disputa do Brasileiro de Cross Country defendendo título

19.01.2024

Objetivo alcançado: Baumgart e Andreotti completam o Dakar no pelotão de elite entre os carros

Dupla brasileira da X Rally terminou os quase 7,9 mil quilômetros do mais difícil rali do planeta na oitava posição entre os competidores inscritos no Campeonato Mundial; na somatória geral de tempos, os brasileiros fecharam com o 13º lugar

18.01.2024

Dakar reúne todas as dificuldades no penúltimo dia e mostra toda sua "crueldade" com competidores

11ª e penúltima disputa da prova foi, indiscutivelmente, a mais difícil da edição 2024. Cristian Baumgart e Beco Andreotti trataram de apenas completar etapa, enquanto outros carros do pelotão de frente sofreram com problemas e deram adeus às chances de título

Entre em contato