Capa

X Rally Team

Em duelo de Toyotas de gerações diferentes, Baumgart/Cincea fecha Sertões em segundo lugar

Marcos Baumgart/Kleber Cincea
(José Mario Dias/FOTOP)

Dupla passou por mais de 4mil km de especiais sem tomar nenhuma penalização
(Doni Castilho/FOTOP)

Foram os únicos a conseguir tal feito entre os carros
(José Mario Dias/FOTOP)

Marcos Baumgart
(Victor Eleuterio/FOTOP)

Kleber Cincea
(Vinicius Branca/FOTOP)

Dupla foi a única entre os carros a passar sem penalizações durante as 14 etapas disputadas entre Foz do Iguaçu (PR) e Salinópolis (PA).

10.09.2022  |  1.497 visualizações

14ª Etapa – 10/09 (sábado)
Paragominas (PA) – Salinópolis (PA)
DI: 2 | TE: 126 | DF: 225
Total: 353 km

Total Geral: 7.191 km
Total Especiais: 4.194 km

Depois do encurtamento da especial de ontem, não tinha muito mais o que fazer a não ser contar com a sorte neste sábado (9). A dupla da X Rally Team Marcos Baumgart/Kleber Cincea entrou na última especial do Sertões 2022, entre Paragominas e Salinópolis, ambas no Pará, na vice-liderança da competição com 9min33s de desvantagem para Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio. Mesmo vencendo a especial de hoje, a dupla do Toyota Hilux IMA V8 #304 conseguiu diminuir apenas 1min38s do acumulado geral e finalizar na segunda colocação. Lucas e Kaique ficaram com o sétimo tempo do dia, o suficiente para vencer a competição.

Da parte do piloto campeão em 2020, não faltou empenho e luta na briga pelo título deste ano. “Foi o maior rali do mundo e fazer parte dele disputando a liderança, para mim, foi incrível. Uma pena não ter ganhado, quem sabe no ano que vem a gente venha mais forte. Tinha um favoritismo do Lucas e do Kaique, mas desde o começo a gente decidiu lutar até a última curva, até a última bandeirada e fizemos isso... tomamos tempo, mas tomar alguns minutos em 4 mil km é para comemorar e vamos subir a rampa comemorando”, avaliou Marcos.

Com navegação “perfeita”, a dupla foi a única entre os carros a não tomar nenhuma penalização durante toda a prova. “Como era de se esperar foi um Sertões longo, difícil e competitivo. Combatemos um carro melhor, com mais recursos e fizemos um bom combate. Caímos em pé, colocamos emoção no rali e representamos bem o Cristian e o Beco. Fomos a única dupla sem penal, e fico muito orgulhoso de ser o único navegador a cruzar o rali sem tomar nenhum penal. O Marcos tirou o que dava do carro, fomos estratégicos, não temos uma peça de fibra para trocar”, disse Cincea. “Fica aquele gosto de quem queria ganhar, mas também tem um gosto de que fomos bem para caramba”, completou.

A edição deste ano marcou o duelo de duas gerações do Toyota Hilux construídos pela belga Overdrive. Enquanto Baumgart e Cincea aceleraram a versão IMA V8, que foi o carro vencedor das edições 2020 e 2021 do Sertões, Moraes e Bentivoglio venceram o rali com a versão DKR T1+ do bólido, que tem motor biturbo, rodas maiores e pneus igualmente maiores e mais largos, além de amortecedores e suspensão com curso maiores para encarar os desafios da prova. A dupla campeã chega ao seu segundo título do Sertões, o primeiro foi em 2019 a bordo de um X Rally Ranger, construído pela X Rally Team, em São Paulo.

Em 2022 a prova percorreu oito estados e foi o maior rali do mundo com quase 7.200 km percorridos em 15 dias, com um de descanso. Os Estados que receberam o evento foram: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. As cidades-dormitório, além de Foz do Iguaçu (PR) no início e Salinópolis (PA) no final, foram Umuarama (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), onde no dia 3 de setembro todas as equipes, pilotos e navegadores tiveram um dia de descanso, Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA), Paragominas (PA).

A equipe X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, Motul, BF Goodrich e Rodobens.

Resultado da 14ª etapa (top-5 extra-oficial):
1. Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 1h02min31s
2. Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, a 1min38s
3. Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, a 1min45s
4. Sylvio de Barros/Rafael Capoani, a 4min38s
5. Julio Capua/Emerson Cavassin, a 5min49s

Resultado acumulado final (top-5 extra-oficial)
1. Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, 47h45min46
2. Marcos Baumgart/Kleber Cincea, a 8min14s
3. Julio Capua/Emerson Cavassin, a 2h20min47s
4. Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, a 2h53min39s
5. Sylvio de Barros/Rafael Capoani, a 4h00min42s

Site Oficial X Rally Team
Instagram: @xrallyteam

MAIS INFORMAÇÕES
Cleber Bernuci / Caio Scafuro
+55 19 992 222 517 / +55 13 997 568 985
imprensa@p1media.com.br

 

Leia também...

02.03.2024

Rally: Baumgart e Cincea fecham prova de Abu Dhabi no quarto lugar geral e sobem no ranking do Mundial

Dupla brasileira fez um rali consistente e fechou a segunda etapa da temporada neste sábado (2) andando constantemente entre os mais rápidos com o Prodrive Hunter da equipe X Rally. Cristian Baumgart e Beco Andreotti foram forçados a abandonar a prova

22.02.2024

Rally: Em Abu Dhabi, irmãos Baumgart têm segundo desafio da temporada

Brasileiros da X Rally disputam o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA; enquanto isso, equipe X Rally inicia, em Barretos (SP), a disputa do Brasileiro de Cross Country defendendo título

19.01.2024

Objetivo alcançado: Baumgart e Andreotti completam o Dakar no pelotão de elite entre os carros

Dupla brasileira da X Rally terminou os quase 7,9 mil quilômetros do mais difícil rali do planeta na oitava posição entre os competidores inscritos no Campeonato Mundial; na somatória geral de tempos, os brasileiros fecharam com o 13º lugar

18.01.2024

Dakar reúne todas as dificuldades no penúltimo dia e mostra toda sua "crueldade" com competidores

11ª e penúltima disputa da prova foi, indiscutivelmente, a mais difícil da edição 2024. Cristian Baumgart e Beco Andreotti trataram de apenas completar etapa, enquanto outros carros do pelotão de frente sofreram com problemas e deram adeus às chances de título

Entre em contato