Capa

Fremax (Porsche Cup)

No calor goiano, Feldmann e Salas vencem de novo na Porsche Endurance

A exemplo da primeira etapa, na Argentina, a dupla do Porsche número 1 soube dosar o ritmo, administrar as temperaturas e contar com infortúnios dos carros que largaram à sua frente. Com vitória, agora eles assumem a liderança da classificação geral

16.10.2022  |  536 visualizações

A segunda etapa do campeonato Endurance da Porsche Cup Brasil foi disputada na tarde deste domingo (16) em Goiânia (GO) sob muito calor: 33 graus ambientes e 56ºC no asfalto, segundo aferições da Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da categoria. E largando da terceira posição, a vitória no final ficou, novamente, com a dupla formada por Alceu Feldmann e Guilherme Salas.

Nem o calor no asfalto goiano foi empecilho para os pilotos imprimirem forte ritmo do início ao fim da prova. Em condições assim, especialmente em provas de longa duração, os pneus e os freios são os itens mais exigidos dos avançados Porsche 911 da geração 992. E na atual configuração dos carros, os discos de freio fornecidos à categoria pela Fremax são capazes de suportar mais de 700ºC por períodos prolongados sem afetar o desempenho e a segurança do conjunto.

A prova, de 79 voltas ou 2h45min, foi concluída em 2h12min, o que dá a dimensão do ritmo adotado pelos pilotos. A corrida foi disputada desde o início. Saindo da pole position, Ricardo Zonta administrou os ataques de Christian Hahn, do próprio Salas e também de Enzo Elias para se manter na ponta até a primeira parada obrigatória, quando entregou o carro a Werner Neugebauer. A disputa transcorreu com várias trocas de posição até Hahn e, depois, Zonta, terem de fazer uma parada não programada para troca de um pneu furado.

Miguel Paludo e Dennis Dirani, que haviam largado da sexta posição, imprimiam um ritmo alucinante visando recuperar terreno. Chegaram a liderar parte da corrida – assim como a dupla Enzo Elias/Adroaldo Weisheimer, que “venceu” o primeiro segmento da corrida – na volta 40 das 79 programadas, é computado um resultado que já distribui uma pontuação menor aos 20 primeiros colocados. Feldmann e Salas fecharam a primeira parte da prova em segundo, com Werner/Zonta em terceiro, Paludo/Dirani em quarto e Rodrigo Mello/Nelsinho Piquet em quinto.

Só uma intervenção do safety car foi necessária na prova: foi breve e logo na primeira volta da corrida, quando o carro de Piero Cifali e André Bragantini Junior bateu forte na proteção logo na largada. Nas voltas finais, Dennis Dirani imprimiu forte ritmo na caça ao líder Feldmann, tirando entre 0s3 e 0s6 por volta. Quase conseguiu: reduziu de pouco mais de oito segundos para 2s860 a diferença que o separava do líder Alceu Feldmann.

Assim, segunda vitória na temporada do Endurance para Feldmann e Salas, com Paludo e Dirani em segundo e a dupla formada por Jeff Giassi e Nicolas Costa em terceiro. Georgius Fragullis e Cesar Ramos terminaram em quarto, com Enzo Elias e Adroaldo Weisheimer em quinto. Rodrigo Mello/Nelsinho Piquet, Francisco Horta/William Freire, Werner Neugebauer/Ricardo Zonta, Nelson Monteiro/Allam Hellmeister e Lineu Pires/Beto Gresse fecharam os dez primeiros.

Na pontuação, agora Feldmann e Salas assumem a liderança com 122 pontos contra 95 de Giassi e Costa e 93 de Neugebauer e Zonta. Mello e Piquet somam 86 pontos enquanto Enzo e Adroaldo são os quintos colocados com 74.

A Porsche Cup volta a se reunir para a etapa Sprint nos dias 12 e 13 de novembro em Interlagos. As provas, preliminares do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, definirão os campeões das categorias e classes em 2022. E no dia 3 de dezembro, o autódromo da capital paulista volta a receber a categoria monomarca mais veloz do país para a definição dos campeões do Endurance, com uma prova de 500 quilômetros.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Falem, pilotos!
“Eu e o Gui formamos uma dupla muito forte. A gente se dá muito bem e o clima funciona, tudo acaba convergindo para um resultado positivo. Não foi uma corrida fácil, mas foi relativamente tranquila de se administrar. Administramos mais do que arriscamos. Queria parabenizar toda a Porsche Cup pelo trabalho incrível”.
(Alceu Feldmann, piloto Carrera Cup, #1)
Vencedor

“Uma disputa muito legal. A gente sabia que nesse calor o nosso carro estava muito bem. Não precisamos gerenciar tanto os freios; era mais com o pneu mesmo, com um desgaste um pouco mais alto por causa da temperatura. Então, em algumas voltas era necessário dar uma aliviada no ritmo. Mas da primeira à última volta estava todo mundo em um ritmo bem rápido, e graças a Deus a gente conseguiu essa vitória ”.
(Guilherme Salas, piloto Carrera Cup, #1)
Vencedor

Resultado dos 300 Km de Goiânia (top-10 extraoficial)
1. #1 Alceu Feldmann/Guilherme Salas, 79 voltas em 2h11min59s195
2. #7 Miguel Paludo/Dennis Dirani, a 2s860
3. #99 Jeff Giassi/Nicolas Costa, a 16s182
4. #88 Georgios Frangulis/César Ramos, a 19s030
5. #73 Adroaldo Weisheimer/Enzo Elias, a 23s661
6. #29 Rodrigo Mello/Nelson Piquet Jr, a 28s635
7. #77 Chico Horta/William Freire, a 31s847
8. #8 Werner Neugebauer/Ricardo Zonta, a 33s857
9. #87 Nelson Monteiro/Alan Hellmeister, a 34s708
10. #888 Lineu Pires/Beto Gresse, 40s990

Classificação do Campeonato após duas etapas (top-10 extraoficial)
1. #1 Alceu Feldmann/Guilherme Salas, 122 pontos
2. #99 Nicolas Costa/Jeff Giassi, 95
3. #8 Werner Neugebauer/Ricardo Zonta, 93
4. #29 Rodrigo Mello/Nelson Piquet Jr, 86
5. #73 Enzo Elias/Adroaldo Weisheimer, 74
6. #87 Nelson Monteiro/Alan Hellmeister, 65
7. #888 Lineu Pires/Beto Gresse, 62
8. #7 Miguel Paludo/Dennis Dirani, 56
9. #88 Georgios Frangulis/César Ramos, 55
10. #80 Rouman Ziemkiewicz/Gabriel Casagrande, 54

Sobre a FREMAX:

Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.

FREMAX:

Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Mariana Carrer – FREMAX
mariana.carrer@frasle.com

  • Alceu Feldmann e Guilherme Salas vencem na Porsche Endurance em Goiânia
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Miguel Paludo e Dennis Dirani chegaram a ameaçar, mas ficaram em segundo
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Jeff Giassi e Nicolas Costa terminaram na terceira posição
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Corrida teve ritmo forte durante toda a duração da disputa
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Largando da pole, Neugebauer/Zonta terminam em 8º após um furo de pneu
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Enzo Elias e Adroaldo Weisheimer, em quinto, 'venceram' o primeiro estágio
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • O pódio da etapa
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Os dois encontros finais da temporada acontecem em Interlagos
    (Luís França/P1 Media Relations)

Leia também...

14.11.2024

Campeonatos apertados, alguns empatados: Interlagos recebe decisões de títulos da Porsche Cup

Semana agitada para a categoria com a remarcação da corrida final do campeonato de corridas sprint na quarta-feira (13) e no sábado (16) com a final do Endurance em corrida de 117 voltas

31.10.2024

Porsche Cup decide temporada com final de semana de gala e asfalto novo em Interlagos

Novo piso pelos 4.309 metros deve trazer maior atrito aos pneus, aumentando a eficiência de frenagem, segundo a Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da categoria. Final de semana decide os títulos do campeonato de corridas curtas

19.09.2024

En otro desafío internacional, Porsche Cup acelera en Argentina en un "parque de diversiones" para los frenos

El circuito de Termas de Río Hondo recibe la segunda etapa del campeonato de carreras largas (Endurance), poniendo a prueba a pilotos y autos en más de dos horas de competencia

19.09.2024

Em mais um desafio internacional, Porsche Cup acelera na Argentina em "parque de diversões" para os freios

Circuito de Termas de Río Hondo recebe a segunda etapa do campeonato de corridas longas (Endurance), colocando pilotos e carros à prova em mais de duas horas de corrida

Entre em contato