Capa

Fremax (Porsche Cup)

Porsche: Temporada de corridas curtas termina com título inédito de Enzo Elias na preliminar da F1

Grid da Porsche Carrera Cup na preliminar da F1
(Fernanda Freixosa/Porsche Carrera Brasil)

Enzo Elias é o campeão Sprint 2022
(Lucas Bassani/Porsche Carrera Brasil)

Enzo Elias venceu a primeira corrida
(Fernanda Freixosa/Porsche Carrera Brasil)

Miguel Paludo venceu a segunda corrida
(Fernanda Freixosa/Porsche Carrera Brasil)

Piloto brasiliense chegou ao título na categoria principal após uma vitória no sábado e um terceiro lugar neste domingo. Próximo encontro da categoria será para a final do Endurance, no dia 3 de dezembro

13.11.2022  |  484 visualizações

Resumo do conteúdo

- Material traz tabela com comparativo nos dados de frenagem de um carro de Fórmula 1 e do Porsche GT3 992 no S do Senna ao final do texto;

- Fim de semana coroou Enzo Elias como campeão da Carrera Cup;

 

Depois de seis etapas terminou a temporada 2022 do campeonato Sprint da Porsche Carrera Cup Brasil. Neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de novembro, a prova festiva do maior campeonato monomarca coroou como campeão o piloto brasiliense Enzo Elias. O piloto mais jovem do grid da Porsche terminou a prova de sábado, após largar na pole, com uma vitória e a prova deste domingo com um terceiro lugar, após largar da segunda colocação. A vitória deste domingo ficou com Miguel Paludo, que largou na pole e liderou a prova inteira, com Marçal Müller na segunda posição.

Elias começou a colocar a mão na taça ainda no sábado, quando venceu a prova e tinha a missão de apenas não ser desclassificado na corrida deste domingo. O piloto se envolveu em duas situações que poderiam ter colocado em xeque essa situação e que daria esperança para o gaúcho Marçal Müller, que terminando na segunda colocação e com uma desclassificação de Elias, herdaria o título.

O piloto do carro #73 se envolveu em duas situações, ambas justamente em pontos em que os freios são decisivos no circuito. A primeira quando disputava a segunda colocação com Werner Neugebauer e na disputa Neugebauer levou a pior e rodou na primeira perna do S. Elias avançou e instantes depois teve um toque com Renan Pizii no Laranjinha. Nada disso foi suficiente para tirar a taça do brasiliense.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Fala, piloto!
“Foi uma final bem complicada. Tentei me proteger o máximo possível. Mesmo com todos os contratempos que enfrentei na prova, eu ainda tinha ritmo para buscar os pilotos que estavam à minha frente, o que era impressionante. Termino a temporada com cinco vitórias e o tetracampeonato na categoria. Muito obrigado a todos que fazem parte dessa história. Estou muito feliz. Foi um ano incrível”
(Enzo Elias, piloto da Carrera Cup, #73)

Comparativo de frenagem entre o Porsche GT3 992 e o carro da Fórmula 1:

PORSCHE GT3 992
Frenagem no S do Senna

Velocidade máxima antes da frenagem:
252,25 km/h

Distância percorrida em frenagem: 191 metros

Tempo de frenagem: 4,2 segundos

Pressão aplicada no pedal do freio: 188,27 kg/cm²

Velocidade mínima ao final da frenagem: 82,05 km/h

Desaceleração: 2,16 G (longitudinal)

FÓRMULA 1
Frenagem no S do Senna

Velocidade máxima antes da frenagem:
aprox. 330 km/h

Distância percorrida em frenagem: 140 metros

Tempo de frenagem: 2,4 segundos

Pressão aplicada no pedal do freio: 174 kg/cm²)

Velocidade mínima ao final da frenagem: 124 km/h

Desaceleração: 5,8 G (longitudinal)


6ª Etapa Sprint – Porsche Carrera Cup Brasil – Interlagos
Final Sprint
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.


FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Mariana Carrer – FREMAX
mariana.carrer@frasle.com

 

Leia também...

14.11.2024

Campeonatos apertados, alguns empatados: Interlagos recebe decisões de títulos da Porsche Cup

Semana agitada para a categoria com a remarcação da corrida final do campeonato de corridas sprint na quarta-feira (13) e no sábado (16) com a final do Endurance em corrida de 117 voltas

31.10.2024

Porsche Cup decide temporada com final de semana de gala e asfalto novo em Interlagos

Novo piso pelos 4.309 metros deve trazer maior atrito aos pneus, aumentando a eficiência de frenagem, segundo a Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da categoria. Final de semana decide os títulos do campeonato de corridas curtas

19.09.2024

En otro desafío internacional, Porsche Cup acelera en Argentina en un "parque de diversiones" para los frenos

El circuito de Termas de Río Hondo recibe la segunda etapa del campeonato de carreras largas (Endurance), poniendo a prueba a pilotos y autos en más de dos horas de competencia

19.09.2024

Em mais um desafio internacional, Porsche Cup acelera na Argentina em "parque de diversões" para os freios

Circuito de Termas de Río Hondo recebe a segunda etapa do campeonato de corridas longas (Endurance), colocando pilotos e carros à prova em mais de duas horas de corrida

Entre em contato