Capa

X Rally Team

Equipe pentacampeã do Sertões anuncia novo carro para a temporada 2023

Equipe brasileira disputará o Sertões e outros ralis internacionais
(Divulgação)

O carro foi projetado e construído pela empresa britânica Prodrive
(Divulgação)

O modelo foi a sensação do Dakar deste ano, vencendo nove das 14 etapas
(Divulgação)

O quarteto da X Rally Team competirá a bordo do Prodrive Hunter T1+ em 2023
(Divulgação)

X Rally Team trará para o Sertões e outras provas internacionais o carro que foi a sensação do Dakar

08.02.2023  |  5.126 visualizações

Depois de conquistar cinco títulos em sete edições do Sertões, a equipe X Rally Team prepara voos ainda mais altos. O time com sede em São Paulo analisou novas opções técnicas à disposição e terá, na temporada 2023, um novo carro para os irmãos Cristian e Marcos Baumgart. Após os títulos conquistados, primeiro com os NWM Ford Ranger e em seguida com os Toyota Hilux IMA da Overdrive, a equipe X Rally Team disputará provas de rali neste ano com o carro que é a verdadeira sensação do off road mundial.

A equipe X Rally Team irá alinhar dois exemplares do carro que exterminou recordes do Dakar nas mãos de uma das maiores lendas do rali mundial. O Prodrive Hunter T1+ venceu nove das 14 etapas – sete delas com Sébastien Loeb, que estabeleceu um novo recorde na prova, o de seis vitórias consecutivas em etapas do principal rali do planeta. O francês, nove vezes campeão mundial de rali, correu a prova pela equipe barenita BRX – Bahrain Raid Extreme. Este mesmo carro, aliás, é um dos dois que foram adquiridos pela X Rally Team.

E com os cinco títulos conquistados no Sertões, primeiro com os Ford Ranger NWM (em 2016, 2017 e 2018 com Cristian Baumgart e Beco Andreotti) e depois com os Toyota Hilux IMA V8 da Overdrive em 2020 (com Marcos Baumgart e Kleber Cincea) e 2021 (novamente com Cristian e Beco), a equipe vem com o pacote técnico completamente renovado já para a temporada 2023, que inclui a disputa do Sertões 2023, que acontece de 11 a 19 de agosto. Na última edição do principal rali do país, Marcos Baumgart e Kleber Cincea terminaram em segundo lugar com o Toyota Hilux IMA V8 T1, de configuração inferior ao Toyota Hilux DRK V6 T1+ que venceu a prova – e também o Dakar deste ano.

“Optamos por um novo pacote técnico junto da Prodrive, entre todos os que testamos. Vamos trabalhar muito próximos em 2023 e 2024, e a temporada que se inicia será de intenso trabalho e preparação tanto para o Sertões e também outras provas fora do país”, destaca Beco Andreotti, navegador tetracampeão e CEO da X Rally Team. “No último Sertões não pudemos competir em igualdade de condições dentro da categoria diante da grande diferença entre o T1 e o T1+, e nosso foco agora é competir de igual para igual com nossos adversários”, continuou.

O projeto do Prodrive Hunter T1+ é assinado por Ian Callum, ex-Jaguar e Aston Martin, e traz o motor Ford Ecoboost de 3,5 litros V6 biturbo capaz de gerar até 600 cavalos de potência (limitado a 400 pelo regulamento). No Dakar de 2023, o modelo foi vice-campeão da prova com Sébastien Loeb e Fabian Lurquin.

O carro é construído pela Prodrive, que traz em seu portfólio trabalhos como equipe oficial da Subaru no Mundial de Rali e da Jaguar no antigo Mundial de Endurance. O fundador e CEO da empresa, David Richards, foi também chefe da equipe BAR da Fórmula 1 na primeira metade da década de 2000.

As duplas formadas por Cristian Baumgart/Beco Andreotti e Marcos Baumgart/Kleber Cincea irão estrear o Prodrive Hunter T1+ já no Sertões deste ano, de 11 a 19 de agosto, com locais de partida e chegada ainda a serem divulgados. O time também disputará outras provas, também a serem definidas.

A equipe X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, Motul, BF Goodrich e Rodobens.

Ficha Técnica: Prodrive Hunter T1+

MOTOR
Central-dianteiro
3,5 litros V6 biturbo
potência 400 cv
torque 700 Nm
cárter seco

TRANSMISSÃO
Tração integral nas 4 rodas
Caixa de câmbio sequencial de 6 velocidades
diferenciais dianteiro, central e traseiro

CHASSIS
Estrutura tubular de aço de alta resistência
Carenagem composta de carbono e fibra natural
Macacos hidráulicos de acionamento no interior do carro

SUSPENSÃO
suspensão de triângulos duplos (double wishbone)
dois amortecedores totalmente ajustáveis por roda

INTERIOR
Assentos de fibra de carbono
cinto de segurança de seis pontos
Sistema de extintor duplo
Bateria de íon de lítio
Sistema de navegação

SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
500 litros em célula de segurança de acordo com os padrões da FIA

FREIOS
pinças dianteiras de seis pistões
pinças traseiras de seis pistões
discos ventilados

RODA E PNEUS
172 x 112
pneu 37"

PESO E DIMENSÕES
Comprimento - 4,5m
Largura - 2,3m
Altura - 1,85m
Distância entre eixos - 2,9m
Peso - 2.000 kg




Site Oficial X Rally Team
Instagram: @xrallyteam

MAIS INFORMAÇÕES
Cleber Bernuci / Caio Scafuro
+55 19 992 222 517 / +55 13 997 568 985
imprensa@p1media.com.br

Leia também...

02.03.2024

Rally: Baumgart e Cincea fecham prova de Abu Dhabi no quarto lugar geral e sobem no ranking do Mundial

Dupla brasileira fez um rali consistente e fechou a segunda etapa da temporada neste sábado (2) andando constantemente entre os mais rápidos com o Prodrive Hunter da equipe X Rally. Cristian Baumgart e Beco Andreotti foram forçados a abandonar a prova

22.02.2024

Rally: Em Abu Dhabi, irmãos Baumgart têm segundo desafio da temporada

Brasileiros da X Rally disputam o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA; enquanto isso, equipe X Rally inicia, em Barretos (SP), a disputa do Brasileiro de Cross Country defendendo título

19.01.2024

Objetivo alcançado: Baumgart e Andreotti completam o Dakar no pelotão de elite entre os carros

Dupla brasileira da X Rally terminou os quase 7,9 mil quilômetros do mais difícil rali do planeta na oitava posição entre os competidores inscritos no Campeonato Mundial; na somatória geral de tempos, os brasileiros fecharam com o 13º lugar

18.01.2024

Dakar reúne todas as dificuldades no penúltimo dia e mostra toda sua "crueldade" com competidores

11ª e penúltima disputa da prova foi, indiscutivelmente, a mais difícil da edição 2024. Cristian Baumgart e Beco Andreotti trataram de apenas completar etapa, enquanto outros carros do pelotão de frente sofreram com problemas e deram adeus às chances de título

Entre em contato