Capa

Fremax (Porsche Cup)

Porsche Cup: Palco da segunda etapa, Velocitta é teste para os freios

Velocitta é o palco da segunda etapa da Porsche Cup Brasil
(Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

Encontro do fim de semana é desafio para os freios, segundo a Fremax
(Rafael Gagliano/Porsche Cup Brasil)

Pilotos passam 25% do tempo de volta usando o pedal do freio
(Rafael Gagliano/Porsche Cup Brasil)

A Fremax é a fornecedora oficial dos discos de freio da categoria
(Luca Bassani/Porsche Cup Brasil)

Traçado do interior paulista praticamente não dá tempo de descanso - ou refrigeração - para os discos de freio

11.04.2023  |  989 visualizações  |  anexos

O circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), recebe a segunda etapa da temporada 2023 da Porsche Cup Brasil. Após corridas empolgantes no encontro de abertura do campeonato em Interlagos, é a vez do circuito de 3.443 metros localizado no interior de São Paulo receber as disputas do campeonato monomarca mais veloz do país.

O traçado do Velocitta é um dos mais exigentes com os freios por causa da quantidade de curvas – 12 no total – e retas pouco longas, em uma média de uma curva para cada 287 metros. Segundo o departamento de engenharia da Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup, os pilotos percorrem 25% do tempo de volta com o pé no pedal do freio.

“Os freios são postos realmente à prova na pista do Velocitta. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando. É uma pista muito técnica e a frenagem correta conta muito para um bom tempo de volta; e no Velocitta isso é ainda mais determinante”, explica Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto da Fremax.

Em 2022, primeira temporada dos novos Porsche 911 GT3 da geração 992, os carros disputaram as provas do Velocitta sem o uso do ABS – o que foi uma exceção – e desta vez o sistema anti-travamento das rodas estará em funcionamento, o que deve gerar maior competitividade e equilíbrio, de acordo com Alceu Feldmann, vencedor de uma das corridas do ano passado. “Estou acostumado a correr sem ABS, e ano passado venci assim no Velocitta. Ter o sistema é benéfico para todos e vai dar uma embaralhada no grid. Isso, claro, traz muito mais emoção para as corridas”, afirmou.

O campeonato após a primeira etapa tem a liderança de Nicolas Costa com 48 pontos na Carrera Cup, apenas três pontos a mais que Miguel Paludo e quatro a mais que Alceu Feldmann. Georgios Frangulis (34), Nelson Marcondes (29), Ayman Darwich (26), Marçal Müller (25), Raijan Mascarello (24), Lucas Salles (22) e Werner Neugebauer (21) fecham os dez primeiros da tabela de pontuação.

A programação do final de semana traz os treinos opcionais e livres na sexta-feira (14); a classificação às 9 horas e a primeira corrida às 14h estão programadas para o sábado (15) e a segunda prova no domingo (16) às 13h10. As provas têm transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e pelo YouTube oficial da Porsche Cup Brasil.

Acompanhando a evolução dos carros – esta é a segunda temporada dos novos modelos 911 GT3 992 -, os discos Fremax trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Programação da etapa (Carrera Cup)*:
Sexta-feira, 14 de abril
09h55 – Treino Opcional
14h55 – Treino Livre
Sábado, 15 de abril
09h00 – Classificação
14h00 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
Domingo, 16 de abril
11h00 – Visitação aos Boxes
13h10 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)
*Programação completa em arquivo anexo ao final do texto


Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.


FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Mariana Carrer – Fremax
mariana.carrer@fras-le.com
Daniela Mitsueda – Fremax
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Leia também...

14.11.2024

Campeonatos apertados, alguns empatados: Interlagos recebe decisões de títulos da Porsche Cup

Semana agitada para a categoria com a remarcação da corrida final do campeonato de corridas sprint na quarta-feira (13) e no sábado (16) com a final do Endurance em corrida de 117 voltas

31.10.2024

Porsche Cup decide temporada com final de semana de gala e asfalto novo em Interlagos

Novo piso pelos 4.309 metros deve trazer maior atrito aos pneus, aumentando a eficiência de frenagem, segundo a Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da categoria. Final de semana decide os títulos do campeonato de corridas curtas

19.09.2024

En otro desafío internacional, Porsche Cup acelera en Argentina en un "parque de diversiones" para los frenos

El circuito de Termas de Río Hondo recibe la segunda etapa del campeonato de carreras largas (Endurance), poniendo a prueba a pilotos y autos en más de dos horas de competencia

19.09.2024

Em mais um desafio internacional, Porsche Cup acelera na Argentina em "parque de diversões" para os freios

Circuito de Termas de Río Hondo recebe a segunda etapa do campeonato de corridas longas (Endurance), colocando pilotos e carros à prova em mais de duas horas de corrida

Entre em contato