Capa

X Rally Team

Prevendo competitividade extrema, X Rally inicia o 25º Sertões de sua história

31ª edição do Sertões marca a 25ª participação da X Rally na prova
(Divulgação)

Irmãos Baumgart competem com novo carro: o Prodrive Hunter T1+
(Divulgação)

Equipe tem 5 títulos: quatro com Cristian e Beco e um com Marcos e Kleber.
(Divulgação)

tecnicamente desafiador e grid com altíssima competitividade em sua 31ª edição. Prova percorrerá 3,8 mil quilômetros até Cruz (CE) em oito etapas

09.08.2023  |  1.153 visualizações

Depois do maior Sertões de todos em 2022, com mais de sete mil quilômetros em 15 dias de disputas, o maior rali das Américas volta a seu formato tradicional de oito etapas mais prólogo em sua 31ª edição. A prova tem seu início nesta sexta-feira (11) e termina no próximo dia 19 percorrendo os estados de Pernambuco, Bahia e Ceará em 3,8 mil quilômetros e pouco mais de dois mil quilômetros de trechos cronometrados.

A equipe X Rally Team, dona de cinco títulos no principal rali do país, vai para seu 25º Sertões e espera um trajeto tecnicamente desafiador e uma prova de competitividade extrema pela qualidade do grid entre os carros.

Os irmãos Cristian e Marcos Baumgart trazem um novo carro, o Prodrive Hunter T1+ (ficha técnica ao final do texto) em substituição ao Toyota Hilux IMA T1 FIA do ano passado. Depois da estreia no México, em etapa do Mundial, os irmãos fizeram a dobradinha no Rally Jalapão, no final de junho, quando Marcos Baumgart e Kleber Cincea venceram a prova à frente de Cristian Baumgart e Beco Andreotti.

“O Sertões volta ao seu tamanho ‘normal’ depois de um trajeto extremamente longo no ano passado. Mas isso não quer dizer que vai ser fácil. Estamos prevendo um percurso tecnicamente difícil, que vai colocar os carros e as duplas à prova em praticamente todos os dias”, afirmou Beco Andreotti, navegador e CEO da X Rally.

Além do trajeto, a competitividade deve ser marca desta edição, de acordo com o navegador Kleber Cincea. “Só na nossa equipe temos 11 carros, cinco deles sendo T1+, os mais rápidos do rali. Outros times também vão competir na categoria e estão preparados. Por isso, tenho certeza de que a disputa será muito apertada. Um prato cheio para o fã de rali, porque ninguém tem vantagem e a tensão só vai passar ao final da prova”, disse Kleber.

Cristian Baumgart e Beco Andreotti, e Marcos Baumgart e Kleber Cincea formam duas das duplas mais longevas da história do rali mundial. Com quatro título do Sertões, Cristian e Beco são o único duo com quatro títulos do Sertões (2016, 2017, 2018 e 2021). A dupla compete junta há 22 anos. Marcos e Kleber venceram o Sertões de 2020, são tetracampeões do Rally Jalapão e tricampeões Brasileiros de rali, e ocupam o mesmo cockpit há 17 anos.

“A expectativa é alta. Temos dois novos carros na equipe, seguimos com nossos grandes parceiros de sempre, que nos ajudam a obter uma performance alta. Não existe facilidade no Sertões. Seja com 15 dias, como foi no ano passado, seja com oito etapas, como vai ser neste, é sempre um rali muito difícil e que desafia pilotos, navegadores e máquinas ao extremo. Trabalhamos muito neste último ano, por isso o nosso objetivo é a vitória para a equipe”, afirmou o tetracampeão Cristian Baumgart.

Com 11 carros na equipe, a X Rally traz um verdadeiro esquadrão de 120 pessoas entre mecânicos, engenheiros, motoristas, cozinheiros e outros profissionais: “Somos um time de pessoas dedicadas, unidas em torno de um objetivo, e que vem de um entrosamento de bastante tempo. Será nosso 25º Sertões, sempre cercado de grandes expectativas. Já tivemos o gostinho de correr com o nosso carro novo, fizemos toda a adaptação, e por todo o time vamos trabalhar sempre com foco na vitória. Claro que Sertões é único, tem várias armadilhas, mas com a união de todos, buscamos superar os obstáculos do trajeto”, resume Marcos Baumgart.

Além das duplas formadas por Cristian Baumgart/Beco Andreotti e Marcos Baumgart/Kleber Cincea, a X Rally alinha mais nove carros. Pela classe T1+, Sylvio de Barros/Ramon Sacilotti, Mauro Guedes/Edu Bampi e Fefo Rosset/Marcelo Haseyama disputam a prova a bordo de modelos Toyota Hilux Overdrive T1+. Os carros da categoria têm maior curso de amortecedor, pneus maiores (37 polegadas, contra 32 dos T1) e alguns modelos são dotados de motores V6 turbinados.

Pela classe T1 FIA, a equipe paulista terá as duplas formadas por Dan Nacif/Fred Budtikevitz e Gunter Hinkelmann/Fabrício Bianchini; na T1 (antiga T1 Brasil) correm Pedro Prado/Josi Koerich, José Silmar/Alyson Antunes, Rodrigo Aché/Felipe Eckel e Luís Carlos Nacif/Erick Silveira. Em ambas as classes, as duplas alinham os X Rally Ranger construídos pela equipe.

A equipe X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, Motul, BF Goodrich e Rodobens.

ETAPAS DO SERTÕES 2023

Prólogo:
11/08
Petrolina (PE)
Distância: 13km

1ª Etapa: 12/08
Petrolina (PE) → Raso da Catarina (BA) → Petrolina (PE)
Deslocamento: 299km
Especial (trecho cronometrado): 375km
Total: 674km

2ª Etapa: 13/08
Petrolina (PE) → Juremal (BA) → Petrolina (PE)
Deslocamento: 72km
Especial (trecho cronometrado): 174km
Total: 246km

3ª Etapa: 14/08
Petrolina (PE) → Xique-Xique (BA). INÍCIO MARATONA
Deslocamento: 104km
Especial (trecho cronometrado): 407km
Total: 511km

4ª Etapa: 15/08
Xique-Xique (BA) → Petrolina (PE). FINAL MARATONA
Deslocamento: 290km
Especial (trecho cronometrado): 323km
Total: 613km

5ª Etapa: 16/08
Petrolina (PE) → Crato (CE)
Deslocamento: 281km
Especial (trecho cronometrado): 212km
Total: 493km

6ª Etapa: 17/08
Crato (PE) → Sobral (CE)
Deslocamento: 466km
Especial (trecho cronometrado): 312km
Total: 693km

7ª Etapa: 18/08
Sobral (CE) → Cruz (CE)
Deslocamento: 148km
Especial (trecho cronometrado): 188km
Total: 336km

8ª Etapa: 19/08
Cruz (CE) → Cruz (CE)
Deslocamento: 108km
Especial (trecho cronometrado): 140km
Total: 248km

Distâncias Totais:
Deslocamentos: 1.766km
Especiais (trechos cronometrados): 2.027km
Total: 3.793km

FICHA TÉCNICA: PRODRIVE HUNTER T1+

MOTOR
Central-dianteiro
3,5 litros V6 biturbo
potência 400 cv
torque 700 Nm
cárter seco

TRANSMISSÃO
Tração integral nas 4 rodas
Caixa de câmbio sequencial de 6 velocidades
diferenciais dianteiro, central e traseiro

CHASSIS
Estrutura tubular de aço de alta resistência
Carenagem composta de carbono e fibra natural
Macacos hidráulicos de acionamento no interior do carro

SUSPENSÃO
suspensão de triângulos duplos (double wishbone)
dois amortecedores totalmente ajustáveis por roda

INTERIOR
Assentos de fibra de carbono
cinto de segurança de seis pontos
Sistema de extintor duplo
Bateria de íon de lítio
Sistema de navegação

SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
500 litros em célula de segurança de acordo com os padrões da FIA

FREIOS
pinças dianteiras de seis pistões
pinças traseiras de seis pistões
discos ventilados

RODA E PNEUS
172 x 112
pneu 37"

PESO E DIMENSÕES
Comprimento - 4,5m
Largura - 2,3m
Altura - 1,85m
Distância entre eixos - 2,9m
Peso - 2.000 kg



Site Oficial X Rally Team
Instagram: @xrallyteam

MAIS INFORMAÇÕES
Cleber Bernuci / Caio Scafuro
+55 19 99 222 2517 / +55 13 997 568 985
imprensa@p1media.com.br

Leia também...

02.03.2024

Rally: Baumgart e Cincea fecham prova de Abu Dhabi no quarto lugar geral e sobem no ranking do Mundial

Dupla brasileira fez um rali consistente e fechou a segunda etapa da temporada neste sábado (2) andando constantemente entre os mais rápidos com o Prodrive Hunter da equipe X Rally. Cristian Baumgart e Beco Andreotti foram forçados a abandonar a prova

22.02.2024

Rally: Em Abu Dhabi, irmãos Baumgart têm segundo desafio da temporada

Brasileiros da X Rally disputam o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA; enquanto isso, equipe X Rally inicia, em Barretos (SP), a disputa do Brasileiro de Cross Country defendendo título

19.01.2024

Objetivo alcançado: Baumgart e Andreotti completam o Dakar no pelotão de elite entre os carros

Dupla brasileira da X Rally terminou os quase 7,9 mil quilômetros do mais difícil rali do planeta na oitava posição entre os competidores inscritos no Campeonato Mundial; na somatória geral de tempos, os brasileiros fecharam com o 13º lugar

18.01.2024

Dakar reúne todas as dificuldades no penúltimo dia e mostra toda sua "crueldade" com competidores

11ª e penúltima disputa da prova foi, indiscutivelmente, a mais difícil da edição 2024. Cristian Baumgart e Beco Andreotti trataram de apenas completar etapa, enquanto outros carros do pelotão de frente sofreram com problemas e deram adeus às chances de título

Entre em contato