Neste sábado (19) os competidores do Sertões saíram de Cruz, no Ceará, e depois de um total de 248 quilômetros, sendo 108 de deslocamento, e 140 de trechos cronometrados, chegaram à praia do Preá para fechar o 25º Sertões da X Rally.
A dupla Marcos Baumgart e Kleber Cincea venceu a última etapa, resultado que deu ao duo o vice-campeonato do maior rali das Américas e o título da categoria T1+, a mais rápida da competição.
“No Sertões quem perde menos tempo geralmente não é o mais rápido, mas é o mais consistente. A gente conseguiu ter essa constância sendo rápidos depois que os nossos problemas foram resolvidos”, disse Marcos Baumgart.
“Eu comecei o rali pensando que jamais chegaríamos em segundo lugar e tá aí, estamos em segundo na geral, sem esquecer que fomos os campeões na categoria”, concluiu o piloto do Prodrive Hunter T1+ #302.
Para Kleber Cincea, parceiro de Marcos nos 25 Sertões da X Rally, o resultado no Sertões 2023 foi positivo e de muito aprendizado.
“Em quatro anos conquistamos um título e três vices seguidos, o que é bom para o Sertões. A gente fica triste por não ter ganhado, mas feliz pelos aprendizados, evoluções e por tudo que a gente passou. Saímos mais fortes e vamos bem para o Marrocos e para o Dakar”, completou Kleber.
A dupla poderia ter um resultado melhor se não fosse uma punição aplicada no início da competição, como contou Cincea na chegada ao Preá.
“Eu ouvi de um diretor de provas que nem sempre o que é certo é justo e o justo às vezes não é certo. Foi o que aconteceu com a gente no primeiro dia, quando fomos severamente penalizados, corretamente penalizados, mas injustamente penalizados e isso nos custou a prova”, concluiu.
Cristian Baumgart, piloto do Prodrive Hunter T1+ #303, segundo colocado na oitava etapa, 17º no geral e terceiro colocado na T1+ ao lado do navegador Beco Andreotti, o Sertões 2023 serviu de aprendizado com o carro.
“Eu consegui evoluir bastante na pilotagem até pegar o jeito do carro. Agora vamos partir para o Marrocos para evoluir mais, porque o carro é muito superior e nunca andamos em um carro tão forte como este. O limite é muito maior do que a gente espera”, contou.
“Foi um rali puxado e foi muito bacana passar por onde passamos. Resumindo, foi um rali com muita pedra e quem foi mais consistente poupando o carro foi melhor”, concluiu Cristian.
Para Beco, o título de Marcos e Kleber foi mais uma conquista importante para a equipe.
“Eles foram campeões na categoria, o que significa mais um título para a equipe. O importante é que conseguimos mais um resultado positivo e vamos para frente”, disse.
A equipe X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, Motul, BFGoodrich e Rodobens.
Site Oficial X Rally Team
Instagram: @xrallyteam
MAIS INFORMAÇÕES
Cleber Bernuci / Caio Scafuro
+55 19 99 222 2517 / +55 13 997 568 985
imprensa@p1media.com.br