Gaetano di Mauro se sustentou com estratégia e desempenho para vencer Sprint
(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
Foi a 5a vitória da carreira, sua primeira pela Eurofarma e pela Mitsubishi
(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
Nova Santa Rita (RS), 7 de junho de 2025 – A combinação entre uma estratégia precisa e um ritmo de corrida constante levou Gaetano Di Mauro à vitória na corrida Sprint da Stock Car Pro Series, disputada neste sábado (7) no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), mantendo a Mitsubishi Motors com um aproveitamento de 100% nas vitórias das provas disputadas na temporada que marca o retorno da marca dos três diamantes à principal categoria do automobilismo brasileiro.
Quarta vitória do ano para a Mitsubishi e a primeira conquista de Gaetano com a equipe Eurofarma RC e também com a marca. E ela veio em uma prova que se começava truncada, mas foi redesenhada a partir das escolhas de pit-stop e dos acontecimentos em pista.
Ricardo Maurício largou na frente (com a inversão dos 12 primeiros da classificação) e manteve a dianteira, seguido por João Paulo de Oliveira e Cesar Ramos. Largando em sexto, Gaetano iniciou sua escalada ainda nas voltas iniciais, ganhando terreno até alcançar a terceira posição antes da intervenção do safety car, acionado após um incidente envolvendo Allam Khodair e Zezinho Muggiati.
Na relargada, Maurício e Oliveira protagonizaram um duelo direto pela liderança. Mas JP acabou prejudicado ao subir em uma zebra e perdeu rendimento. A liderança ficou com Ricardinho, seguido por Gaetano e Cesar Ramos, justamente na abertura da janela de pit-stops obrigatórios.
Enquanto Ricardo foi um dos primeiros a fazer a parada, Gaetano permaneceu na pista com ar limpo pela frente. Aproveitou para virar voltas rápidas, em ritmo de classificação, numa tentativa clara de voltar à frente do adversário. A estratégia funcionou — e contou com um episódio determinante: um toque entre Maurício e Rafael Suzuki, que abriu o caminho definitivo para Gaetano assumir a ponta.
Com todos os pit-stops concluídos, o piloto da Eurofarma RC passou a ser pressionado por Cesar Ramos, mas manteve a liderança até a bandeirada, garantindo sua primeira vitória na temporada, a sua quinta na categoria e a quarta consecutiva da Mitsubishi Motors em 2025 – um aproveitamento de 100%.
Sorridente, Gaetano valorizou o desempenho e o acerto do time. “Muito feliz. Meu carro foi muito competitivo e tenho de agradecer demais à equipe. Estou muito orgulhoso por fazer parte desse time. Minha corrida foi dura no começo, o Ricardinho defendeu muito bem e não consegui passá-lo, mas consegui fazer uma boa estratégia, guardei muito pushpara amanhã, então foi muito bom. Merecemos. Vamos tentar amanhã terminar entre os três primeiros do campeonato”, afirmou di Mauro, que agora ocupa o quinto lugar com 119 pontos.
O piloto também destacou a importância da estrutura que vem recebendo da marca. “Meu Mitsubishi Eclipse Cross está rendendo bastante e muito bem. A equipe vem fazendo um grande trabalho, também. Agradeço pelo apoio que a marca vem dando a seus pilotos dentro fora da pista. Estou muito feliz com o resultado e vamos seguir defendendo a Mitsubishi até o final, e que sabe trazer esse título para a marca”, completou o piloto, mais uma vez levando o cheque de R$ 10 mil oferecido pela montadora a seus pilotos que vão ao pódio.
A corrida deste sábado (7) foi cheia de disputas e, também, de toques. Entre os demais pilotos que representam a Mitsubishi na Stock Car, Nelsinho Piquet foi o sexto colocado, depois de subir 11 posições na prova; Gianluca Petecof foi o nono, seu companheiro de equipe Felipe Baptista, o 16º, com os também companheiros de equipe Bruno Baptista e Ricardo Zonta fechando em 19º e 20º, respectivamente. Daniel Serra, Felipe Fraga, Allam Khodair e Vicente Orige não completaram a prova.
O domingo (8) reserva a principal prova do fim de semana, com 50 minutos mais 1 volta, a partir das 12h10. Daniel Serra é o melhor Mitsubishi do grid, saindo em segundo lugar, com Gaetano di Mauro em sétimo. Felipe Baptista (14º), Allam Khodair (15º), Nelson Piquet Jr. (16º), Ricardo Zonta (18º), Bruno Baptista (25º), Felipe Fraga (26º), Gianluca Petecof (27º) e Vicente Orige (30º) completam a lista dos pilotos Mitsubishi no grid.
Os resultados vêm na esteira da aplicação do sistema de BoP (Balance of Performance, ou equilíbrio de desempenho), que foi acionado após a Mitsubishi abrir 75 pontos de vantagem no campeonato – algo previsto no regulamento. Com isso, as demais montadoras receberam ajustes técnicos para equilibrar o desempenho: no Velopark os carros não-Mitsubishi receberam atualizações como a redução de 5 mm na altura mínima dos carros e o aumento de 0,05 bar na pressão do turbo.
A transmissão ao vivo das provas acontece por Band, canais SporTV, RACERTV, canal oficial da Stock Car no YouTube e outras plataformas digitais.
Resultado Extraoficial – Corrida Sprint
(Pilotos Mitsubishi em negrito)
1º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC), 29 voltas em 31min23s321
2º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing), a 2s020
3º - Arthur Leist (Crown Racing), a 2s825
4º - Julio Campos (Crown Racing), a 3s667
5º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda), a 6s388
6º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports), a 6s775
7º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel), a 7s294
8º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling), a 9s341
9º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF), a 11s213
10º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing), a 12s336
11º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing), a 14s863
12º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras), a 15s644
13º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli), a 15s788
14º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro), a 22s227
15º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli), a 27s824
16º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF), a 29s124
17º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport), a 1 volta
18º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing), a 1 volta
19º - Bruno Baptista (RCM Motorsport), a 2 voltas
20º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport), a 4 voltas
21º - Rafael Suzuki (TMG Racing), a 6 voltas
22º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda), a 7 voltas
Não completaram
Denis Navarro (Full Time Cavaleiro), a 12 voltas
Daniel Serra (Blau Motorsport), a 13 voltas
Felipe Fraga (Eurofarma RC), a 13 voltas
Felipe Massa (TMG Racing), a 16 voltas
Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling), a 16 voltas
Allam Khodair (Blau Motorsport), a 26 voltas
Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports), a 29 voltas
Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), não largou
Átila Abreu (Scuderia Bandeiras), não largou
Grid de Largada - Corrida Principal (domingo)
grid definido pela ordem da sessão classificatória
(Pilotos Mitsubishi em negrito)
1º - Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports), 53s950
2º - Daniel Serra (Blau Motorsport), 54s358
3º - Felipe Massa (TMG Racing), 54s385
4º - Julio Campos (Crown Racing), 54s392
5º - Rafael Suzuki (TMG Racing), 54s410
6º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli), 54s458
7º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC), 54s510
8º - Arthur Leist (Crown Racing), 54s771
9º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), 54s238
10º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing), 54s246
11º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing), 54s266
12º - Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports), 54s299
13º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing), 54s315
14º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF), 54s327
15º - Allam Khodair (Blau Motorsport), 54s418
16º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports), 54s435
17º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling), 54s459
18º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport), 54s472
19º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras), 54s473
20º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel), 54s486
21º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro), 54s431
22º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras), 54s486
23º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing), 54s511
24º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro), 54s602
25º - Bruno Baptista (RCM Motorsport), 54s616
26º - Felipe Fraga (Eurofarma RC), 54s650
27º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF), 54s792
28º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling), 54s797
29º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport), 54s834
30º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports), 55s034
31º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 55s221
Classificação do Campeonato – Top 10 (após Sprint no Velopark)
(Pilotos Mitsubishi em negrito)
1 – Guilherme Salas, 163 pontos
2 – Gianluca Petefoc, 140
3 – Felipe Fraga, 127
4 – Felipe Baptista, 119
5 – Gaetano di Mauro, 119
6 - Cesar Ramos, 110
7 – Nelsinho Piquet – 103
8 – Thiago Camilo – 93
9 – Rubens Barrichello – 90
10 – Allam Khodair - 87
Contagem extraoficial
Programação – Etapa do Velopark (RS)
Domingo – 8 de junho
11:00 – Visitação aos boxes
12:10 – Corrida 2 (50min + 1 volta)
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Sobre a HPE Automotores
No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.
Para mais informações sobre a HPE Automotores, por favor, contate:
Gabriel El’Bredy
gabrielbredy@hpeautos.com.br
Marina Ogawa
marinaogawa@hpeautos.com.br
Lucas Peetz
lucaspereira@hpeautos.com.br
Para mais informações sobre a Mitsubishi Motors na Stock Car, contate:
Cleber Bernuci
imprensa@p1media.com.br
Tel: (19) 99222-2517