NOTA AOS EDITORES: Vídeo explicativo sobre a nova chicane instalada no circuito de Tarumã para a etapa do final de semana. Livre para reprodução editorial e em mídias sociais. Para baixar via WeTransfer ou pelo YouTube para anexação a sites, blogs e portais. Crédito: Fras-le
Depois de passar por Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, a Copa Truck chega ao Rio Grande do Sul para a disputa da quarta etapa da temporada 2025. A cidade de Viamão, a 25 quilômetros de Porto Alegre, e o mais tradicional palco do automobilismo gaúcho – o circuito de Tarumã, trazem os desafios aos caminhões mais rápidos do planeta no próximo domingo (15).
Conhecida por sua velocidade e grau de exigência, a pista de 3.039 metros não é das que mais impõe desafios extremos ao sistema de freios; no entanto, o produto tem todas as suas propriedades colocadas à prova na curva 4, a freada mais forte de todo o circuito. Nesse ponto crítico, os caminhões reduzem de cerca de 170 km/h para 60 km/h em apenas quatro segundos, percorrendo aproximadamente 130 metros – um teste intenso para as pastilhas Fras-le, desenvolvidas especificamente para a categoria.
Segundo Francisco Jardim, engenheiro de aplicação da Fras-le, o trecho conhecido como “Curva do Laço” é o mais exigente do traçado. Entretanto, a extensão do circuito ganhou mais seis metros e um segundo ponto de alta exigência para os freios – além da frenagem obrigatória do radar de 160 km/h: entre as curvas 7 (Tala Larga) e 8, foi adicionada uma chicane – um S na sequência esquerda-direita-esquerda – para reduzir a velocidade na qual os caminhões contornavam a curva 8 em direção à curva que leva à reta dos boxes.
A mudança foi motivada para aumentar a segurança no trecho, que tem uma área de escape reduzida. “O acréscimo de um novo ponto de frenagem traz um ganho importante em segurança para os caminhões, especialmente por se tratar de um trecho de alta velocidade,” explica Jardim. “Por outro lado, isso também aumenta a exigência sobre o sistema de freios, que passa a operar com maior frequência e intensidade, o que está longe de ser um problema para as pastilhas de freio que fornecemos à categoria. Com a mudança, a pista agora conta dez pontos de frenagem, considerando o radar.”
Vencedor da etapa da Copa Truck em Tarumã em 2017, o gaúcho Régis Boessio foi até o autódromo na última semana para conferir de perto as mudanças no traçado. Mesmo ciente de que o real impacto só será sentido na prática, com os caminhões na pista durante os treinos, o piloto já projeta alterações significativas no ritmo da volta.
“Agora a gente mergulha no Tala Larga a cerca de 100 km/h. Na saída, onde normalmente colocaríamos a última marcha para embalar rumo à curva 9, temos que 'sentar' no freio para fazer a nova chicane a uns 70 km/h. É um trecho em que estaríamos a 140 km/h. Com isso, a aproximação da curva 9 vai ficar mais lenta. O caminhão tem muito torque, por isso o ganho de velocidade é rápido. Por sair mais lento de uma curva de baixa, a velocidade de contorno [da curva 9] deve cair cerca de 30 km/h, em direção a um trecho que antes percorríamos a 170 ou até 180 km/h”, explica Boessio.
Para superar os exigentes desafios de frenagem para caminhões de 4,8 toneladas e 1.200 cavalos de potência, a pastilha Fras-le PD/116, usada por todas as equipes da Copa Truck, foi desenvolvida para alta demanda térmica e operacional, oferecendo resistência ao desgaste e excelente frenagem — essenciais em uma categoria onde cada freada é decisiva. Essa expertise da Fras-le em materiais de fricção também está presente na linha HD PRO, voltada ao mercado de reposição e veículos comerciais, com revestimento adicional para maior durabilidade. A empresa ainda investe em inovação por meio do Movetech, seu centro de engenharia avançada, criando soluções seguras e sustentáveis para um transporte mais moderno e eficiente.
A Copa Truck disputa suas duas corridas da etapa de Tarumã no domingo, 15 de junho, com largada marcada para as 12h10. As baterias acontecem em sequência e terão transmissão ao vivo pela Band, SporTV e por canais digitais, como CATVE.com, Copa Truck, Esporte na Band, Portal Highspeed e Parc Fermé no YouTube.
HORÁRIOS DA COPA TRUCK – AUTÓDROMO DE TARUMÃ
(Sujeitos a alteração sem aviso prévio)
Sexta-feira, 13 de junho
10h55 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Elite
11h40 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Pro
14h00 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Elite
14h45 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Pro
Sábado, 14 de junho
10h05 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Elite
10h50 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Pro
13h45 – Classificação – Copa Truck – classe Super Truck Elite
14h07 – Top Qualifying – Copa Truck – classe Super Truck Elite
14h27 – Classificação – Copa Truck – classe Super Truck Pro
14h50 – Top Qualifying – Copa Truck – classe Super Truck Pro
Domingo, 15 de junho
08h00 – Warm Up – Copa Truck – classe Super Truck Pro
08h15 – Warm Up – Copa Truck – classe Super Truck Elite
09h00 – Visitação aos Boxes
09h15 – Desfile de caminhões, motos e Opalas
11h10 – Desfile de pilotos
12h10 – Corrida 1 – Copa Truck
12h42 – Corrida 2 – Copa Truck
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2021, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos caminhões da Copa Truck.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
Frasle Mobility. Keep life in motion.
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Site: www.fras-le.com
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Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
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