Goiânia (GO), 26 de julho de 2025 – Com shakedown realizado e o prólogo batendo à porta, a equipe Mitsubishi Spinelli Racing está pronta para dar início à disputa do Sertões 2025. E se a prova tem novos caminhos pela frente, o time carrega também um conjunto de coincidências que remetem a vitórias do passado: a largada volta a acontecer em Goiânia (GO), o navegador Youssef Haddad está de volta ao lado de Guiga Spinelli, e o carro — um projeto 100% nacional — representa novamente a força da engenharia brasileira no maior rally das Américas.
A capital goiana volta a receber a largada do Sertões após sete anos, e foi justamente de lá que partiram as cinco conquistas de Guiga na prova. O reencontro com Youssef, parceiro nas vitórias de 2010, 2011 e 2014, reforça a experiência da dupla a bordo da Triton Ultimate Racing — modelo da categoria Ultimate (T1+) projetado e construído no Brasil, que estreou em 2024 e vem com evoluções em 2025. A última vitória de um carro brasileiro na classificação geral do Sertões foi em 2010, com a própria dupla, numa Mitsubishi L200 Triton SR movida a etanol.
Nesta sexta-feira (25), os competidores participaram do shakedown, última oportunidade de testes antes do prólogo deste sábado (26), em Senador Canedo (GO). Guiga aprovou o desempenho do carro e valorizou o reencontro com o navegador.
“O shakedown foi muito produtivo. O carro respondeu bem, e foi essencial para o Youssef ter seu primeiro contato com ele. Fazia tempo que não corríamos juntos, mas o entrosamento voltou naturalmente”, afirmou o piloto, que teve a troca de navegador confirmada nesta semana, após o afastamento do português Paulo Fiuza por questões médicas.
Segundo Youssef, a readaptação foi rápida. "Eu estava ansioso para ter esse primeiro contato com o carro, que me impressionou bastante, está muito bem acertado. Ao longo dos dias ainda vamos evoluir mais esse acerto fino, mas fiquei bem motivado. A adaptação foi natural. Na largada dá aquele frio na barriga; mas é como andar de bicicleta. O entrosamento, depois de 300 metros que percorremos, já voltou a ser como era antes", comparou o navegador.
Guiga e Youssef não disputavam uma prova juntos desde o Dakar de 2021. No Sertões, a última participação como dupla foi em 2020. Agora, eles iniciam a edição 2025 prontos para encarar os 3.482 quilômetros totais da prova — sendo 2.215 cronometrados — ao longo de oito etapas. A caravana deixará Goiânia rumo a Unaí (MG) e, de lá, cruzará os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas, com chegada em Marechal Deodoro, na Praia do Francês, no dia 3 de agosto.
Apesar das referências ao passado vitorioso, Guiga sabe que o Sertões se reinventa a cada edição. O reencontro com Youssef, o retorno a Goiânia e a evolução do carro são fatores positivos, mas o piloto destaca que nenhum resultado vem sem trabalho — e que o compromisso da equipe segue o mesmo, independentemente do histórico.
“É curioso ver essas coincidências, claro que elas trazem boas lembranças. Mas cada Sertões tem suas próprias histórias e dificuldades. A gente encara com muito respeito, porque o nível dos adversários é sempre alto e o rally é imprevisível. Nosso foco está em fazer um trabalho consistente desde o começo. A equipe está motivada, o carro evoluiu bem, e vamos dar o nosso melhor em cada dia de prova”, destacou Guiga.
Neste sábado (26), os oito melhores do prólogo em cada categoria participam ainda do Super Prime, um circuito de duelos eliminatórios em pista fechada, que define a ordem de largada para a primeira especial. A partir de domingo, o cronômetro começa a contar — e o Sertões 2025 começa a escrever mais um capítulo de sua história.
FICHA TÉCNICA - Mitsubishi Triton Ultimate Racing
Categoria: Ultimate (T1+)
Fabricante: Mitsubishi Motors - HPE/Spinelli Racing
Motor: V8 5.0 movido a gasolina PODIUM
Potência: 430 cv / 298 kW
Torque: 55,6 kgf.m / 550 N.m
ECU: Motec M182
Transmissão: Sadev 6 velocidades
Embreagem: AP Racing - multi discos
Diferenciais: Xtrac
Discos: AP Racing - ventilados
Pinças: PowerBrakes
Suspensão: Duplo A
Amortecedores: 8x Reiger Suspension
Molas: Reiger Suspension
Direção: Hidráulica
Rodas: Evo Corse Dakar Zero 17x8J
Pneus: BFGoodrich 37x12.50R17
Chassi: Tubular em cromo molibdênio
Carroceria: Fibra de carbono + kevlar
Comprimento/Largura/Altura: 4690 x 2279 x 1930 mm
Entre eixos: 3160 mm
Bitola: 1960 mm
Peso em ordem de marcha: 2.010 kg
Tanque: 530 litros
Etapas do Sertões – 33ª edição:
26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)
27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km
28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km
29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km
30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km
31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km
1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km
2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km
3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km
Legendas:
DI: Deslocamento inicial
SS: trecho cronometrado (Especial)
DF: Deslocamento final
Distância total: 3.482 km
Especiais: 2.215 km
Sobre a Triton Ultimate Racing
Projetada e fabricada nas instalações da Spinelli Racing – renomada preparadora e construtora de veículos de competição e organizadora de eventos como a Mitsubishi Cup – a Triton Ultimate Racing agrega todo o conhecimento de Guiga Spinelli, e de toda a equipe, nos rallies.
O projeto começou logo após o encerramento da edição 2023 do Sertões e envolveu cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que se dedicaram diariamente ao projeto, na sede da Spinelli Racing na Fazenda Velocitta.
Na edição 2024 do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli e Paulo Fiuza, a bordo da Triton Ultimate Racing, conquistaram excelentes resultados como alguns top 5 nas etapas.
Sobre a Spinelli Racing
Fundada em 2017 pelo piloto e empresário Guiga Spinelli, a Spinelli Racing atua na organização de eventos automobilísticos e corporativos, na gestão do autódromo Velocitta e na área técnica com uma oficina de desenvolvimento e manutenção de carros de corrida e carros especiais.
Sobre a HPE Automotores
No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.
Para mais informações sobre a HPE Automotores, por favor, contate:
Gabriel El’Bredy
gabrielbredy@hpeautos.com.br
Marina Ogawa
marinaogawa@hpeautos.com.br
Lucas Peetz
lucaspereira@hpeautos.com.br
Para mais informações sobre a Mitsubishi Motors no Sertões, contate:
Cleber Bernuci
imprensa@p1media.com.br
Tel: (19) 99222-2517