São Paulo (SP), 5 de agosto de 2025 – Referência histórica no rally brasileiro, a Mitsubishi Motors consolidou mais uma vez sua posição como a marca mais presente e relevante do Sertões, com desempenho expressivo nas principais categorias da edição 2025. Com 15 carros inscritos em diferentes classes e uma frota de 60 veículos de apoio cedidos à organização, a Mitsubishi reforçou sua vocação para o off-road com vitórias, confiabilidade e performance — atributos que a tornam uma escolha recorrente para equipes e pilotos que valorizam resistência mecânica, manutenção acessível e um custo operacional sustentável ao longo da 33ª edição do maior rally das Américas.
Na principal categoria da prova, a Ultimate T1+, Guiga Spinelli e Youssef Haddad encerraram a competição na quinta colocação geral a bordo da Triton Ultimate Racing, veículo desenvolvido integralmente no Brasil. A dupla venceu a especial mais difícil da prova — o trecho entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL) — considerado o mais técnico e exigente do roteiro, consolidando o potencial competitivo do projeto apenas em sua segunda participação no Sertões.
A Mitsubishi também ocupou as três primeiras posições da categoria Ultimate SP, com vitória da dupla Pedro Marcondes e Celso Watashi, da equipe Braço Curto, seguida por Fabio Cadasso e Marcus Chagas (RMattheis) e Ricardo Aguiar e Tony Modesto (Cajupi Racing Team), todos com L200 Triton.
Outros bons resultados vieram com Paulo Pichini e Paulo Simões (quintos colocados na Ultimate BR com a L200 Evo da Go2Next Rally Team), e com Cristiano Rocha e Anderson Geraldo, dupla que fechou na segunda colocação na Ultimate PRO com a L200 Triton da Atvos Bioracing.
Um dos momentos mais marcantes da participação da Mitsubishi em 2025 foi a estreia na nova categoria Sertões Classic, voltada a veículos com mais de 20 anos de fabricação. A marca retornou às trilhas com a lendária L200 RS 2.5 Diesel, campeã geral do Sertões em 2006. Restaurado em 40 dias, o carro manteve o visual, as cores e até os patrocinadores da conquista original, incluindo a FMC, que novamente estampou sua marca ao lado da Mitsubishi Motors e da Rally.Cast.
O projeto envolveu diretamente nomes históricos da Mitsubishi no rali, como Guiga Spinelli, Youssef Haddad e João Franciosi, campeão com o carro em 2006. O retorno às trilhas foi conduzido por Rodrigo Khezam, piloto com 14 participações no Sertões e 18 temporadas na Mitsubishi Cup, ao lado do navegador Frederico Mol. O resultado foi uma vitória nostálgica na Sertões Classic, quase duas décadas após o triunfo original.
Esse desempenho é reflexo direto do DNA 4x4 da Mitsubishi Motors, que há mais de 20 anos promove a Mitsubishi Cup — o maior campeonato monomarca de rally-raid da América Latina. A competição, que revela talentos e testa soluções técnicas em ambientes reais de competição, é também um dos principais pilares do desenvolvimento off-road da marca no Brasil.
Muito além das conquistas esportivas, a Mitsubishi Motors reforçou mais uma vez seu papel estratégico na estrutura do Sertões. A frota de 60 veículos da marca foi utilizada pela organização tanto nas operações logísticas durante o evento quanto no levantamento do percurso, meses antes da largada — uma contribuição fundamental para o funcionamento e a segurança da prova.
“O Sertões representa a essência da Mitsubishi no Brasil. É mais do que uma competição, é um espaço onde colocamos à prova nossa engenharia, nossa história no off-road e nossa parceria de longa data com os principais nomes do rally nacional. Participamos com tecnologia brasileira, apoiamos a organização e seguimos evoluindo lado a lado com o evento”, afirma Fernando Julianelli, vice-presidente de Branding e Inovação da Mitsubishi Motors.
Com mais de duas décadas de envolvimento com o Sertões, a Mitsubishi Motors segue sendo sinônimo de confiança, robustez e tradição no cenário do rali nacional.
A equipe oficial Mitsubishi Spinelli Racing tem como patrocinadores nesta edição do Rally dos Sertões, a Petrobras Podium, ArcelorMittal, BTG Pactual Wealth Management, W. Truffi Blindados e FF Seguros, além do apoio da Dacar Motorsport, Loctite e OMP.
Sobre a Triton Ultimate Racing
Projetada e fabricada nas instalações da Spinelli Racing – renomada preparadora e construtora de veículos de competição e organizadora de eventos como a Mitsubishi Cup – a Triton Ultimate Racing agrega todo o conhecimento de Guiga Spinelli, e de toda a equipe, nos rallies.
O projeto começou logo após o encerramento da edição 2023 do Sertões e envolveu cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que se dedicaram diariamente ao projeto, na sede da Spinelli Racing na Fazenda Velocitta.
Na edição 2024 do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli e Paulo Fiuza, a bordo da Triton Ultimate Racing, conquistaram excelentes resultados como alguns top 5 nas etapas.
Sobre a Spinelli Racing
Fundada em 2017 pelo piloto e empresário Guiga Spinelli, a Spinelli Racing atua na organização de eventos automobilísticos e corporativos, na gestão do autódromo Velocitta e na área técnica com uma oficina de desenvolvimento e manutenção de carros de corrida e carros especiais.
Sobre a HPE Automotores
No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.
Para mais informações sobre a HPE Automotores, por favor, contate:
Gabriel El’Bredy
gabrielbredy@hpeautos.com.br
Marina Ogawa
marinaogawa@hpeautos.com.br
Lucas Peetz
lucaspereira@hpeautos.com.br
Para mais informações sobre a Mitsubishi Motors no Sertões 2025, contate:
Cleber Bernuci
imprensa@p1media.com.br
Tel: (19) 99222-2517
Guiga Spinelli e Youssef Haddad conduziram a Triton Ultimate Racing na T1+
(Victor Eleutério/FOTOP)
E venceram a especial mais exigente de todo o Sertões 2025
(Davi Arduino/FOTOP)
Carro de projeto 100% brasileiro brigando de igual para igual com estrangeiros
(Marcelo Maragni/FOTOP)
Mitsubishi também esteve representada em outras categorias entre os carros
(Marcelo Maragni/FOTOP)
19 anos depois, carro campeão de 2006 volta a competir, agora na Classics
(FOTOP)
E venceu na categoria para carros clássicos - de até 20 anos de fabricação
(FOTOP)
Com o piloto Rodrigo Khezam e o navegador Frederico Mol
(FOTOP)