Capa

Fras-le (Copa Truck)

Roberval Andrade ou Felipe Giaffone: Quem fica com o título da Copa Truck na temporada 2023?

Final da Copa Truck neste domingo (10) em Interlagos: Roberval Andrade lidera
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Com oito pontos de vantagem, apenas, sobre Felipe Giaffone
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Dois pilotos buscando o bicampeonato. Roberval Andrade pela Mercedes-Benz
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

E Felipe Giaffone em sua temporada de retorno à Volkswagen
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Vencedores de 2017 e 2018 buscam o bicampeonato na categoria mais pesada do automobilismo nacional. Decisão será em Interlagos neste final de semana

04.12.2023  |  1.260 visualizações

Links para o vídeo com a simulação do ponto de frenagem mais forte de Interlagos para a Copa Truck: YouTube e WeTransfer. Créditos: Fras-le

Depois de oito etapas disputadas na temporada 2023, a Copa Truck chega a Interlagos, em São Paulo (SP), neste fim de semana para o seu grand finale. A categoria dos brutos fará a sua nona, e última etapa, no autódromo paulistano e vai coroar um bicampeão na categoria Pro. A briga está acirrada entre Roberval Andrade (campeão em 2018) e Felipe Giaffone (primeiro campeão da categoria em 2017). Andrade leva oito pontos de vantagem sobre Giaffone, sendo 233 do piloto da Mercedes contra 225 do piloto da Volkswagen. No campeonato de equipes, as duas -  ASG Motorsport e RM Competições - estão empatadas em 522 tentos. A etapa de Interlagos exige perícia e administração das pastilhas de freios da Fras-le, já que tem pontos de frenagens que podem influenciar diretamente no desemprenho dos caminhões na pista.

Os pontos mais exigentes do traçado são a aproximação para o S do Senna, que é feita a cerca de 190 km/h (tendo retomado a velocidade após passagem pelo radar obrigatório de 160 km/h) e o piloto percorre 210 metros freando para contornar a primeira “perna” da curva a cerca de 60 km/h; o segundo ponto é a Curva do Lago, a quarta do circuito, na qual os pilotos acionam os freios a 200 km/h e reduzem a velocidade para 90 km/h em cinco segundos e 190 metros, apenas. Pontos que geralmente proporcionam boas oportunidades de ultrapassagem.

A programação da segunda etapa prevê três treinos livres: dois na sexta-feira (8) e um no sábado (9), quando também acontece a tomada de tempo para a definição do grid de largada, às 14h45. No domingo (10), a largada das duas provas está prevista às 12h e 12h33, uma na sequência da outra, com a inversão dinâmica dos oito primeiros colocados. As provas são transmitidas ao vivo por Band, SporTV e pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube.

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.

Programação da última etapa da Copa Truck em Interlagos:

Sexta-feira, dia 8
12h10 – Treino Livre 1
16h05 – Treino Livre 2

Sábado, dia 9
10h25 – Treino Livre 3
14h45 – Classificação
15h – Top Qualifing

Domingo, dia 10
8h15 – Warm-Up
11h – Desfile dos pilotos
12h – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h33 – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook:
@FrasleOficial
Instagram:
@frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Cristiane de Carvalho – Fras-le
cristiane.carvalho@fras-le.com
Daniela Mitsueda – Fras-le
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Leia também...

04.12.2024

Goiânia decide título da Copa Truck com previsão de altas temperaturas

Circuito traz a maior reta do calendário, com curvas de alta velocidade e também trechos onde as pastilhas de freio da Fras-le são bastante exigidas - onde a temperatura do conjunto pode superar os 800 graus

14.11.2024

Com retorno da Copa Truck a Curvelo, Fras-le faz sua estreia no Circuito dos Cristais

Fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria desde 2021, a Fras-le irá "parar" os brutos mais velozes do automobilismo pela primeira vez no técnico traçado mineiro

08.10.2024

Copa Truck retorna ao Tarumã com novidades e curva que gera grande carga aos freios

Autódromo passa por reformas que aumentam a segurança e melhoram a infraestrutura. Sétima etapa promete disputas intensas, com destaque para a técnica e desafiadora Curva do Laço, que exige habilidade dos pilotos com os freios

28.08.2024

Cascavel recebe Copa Truck com campeonatos embolados e pista amiga dos freios

Um dos circuitos mais velozes do Brasil é palco da sexta etapa da temporada. Curva mais rápida do circuito é também a que exige a maior desaceleração pelas pastilhas de freio da Fras-le

Entre em contato