Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck retorna a Minas Gerais exigindo dos freios

Após hiato de três anos, o circuito Potenza, em Lima Duarte (MG), volta a receber a categoria. Disputa pela liderança dos campeonatos das classes PRO e ELITE seguem intensas na quarta etapa

11.06.2024  |  1.572 visualizações

Vídeo com informações sobre o principal ponto de frenagem da pista do Potenza pode ser baixado neste link ou conferido diretamente no YouTube. Material para livre uso editorial ou em mídias sociais. Créditos: Fras-le

 

A Copa Truck volta a acelerar no próximo final de semana, desta vez pela quarta etapa da temporada 2024. O GP Santa Cruz, que acontece no domingo (16) será disputado no Autódromo Potenza, na cidade de Lima Duarte (MG). Previamente agendada para Santa Cruz do Sul (RS), o evento teve de ter sua localização alterada em virtude da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul no último mês. Assim, a prova mineira terá toda sua renda com a venda de ingressos revertida a instituições de auxílio às vítimas das enchentes no Estado.

Esta será a segunda visita da Copa Truck ao Potenza. O mais novo autódromo do país foi inaugurado em 2021 justamente em uma etapa da categoria. Na ocasião, a pole position foi de Felipe Giaffone, ainda competindo pela Iveco, com o tempo de 1min51s093. Ele venceu a primeira corrida, e na segunda, o vencedor foi Danilo Dirani, ainda correndo de Mercedes.

A pista de 3.200 metros só não é mais curta que os circuitos paranaenses de Londrina e Cascavel, mas é bastante travada e técnica. A reta mais longa tem apenas 650 metros de extensão e é ao final dela que fica a freada mais forte de toda a pista: para contornar a curva de 180 graus à esquerda que leva à reta principal, os caminhões reduzem de 170 para apenas 50 km/h e cerca de 180 metros. Uma desaceleração de 120 km/h em apenas seis segundos.

A classificação do campeonato na classe PRO tem Felipe Giaffone na liderança com 98 pontos, 11 a mais que Wellington Cirino. André Marques é o terceiro com 78 pontos, seguido por Paulo Salustiano (72) e Roberval Andrade (70). Adalberto Jardim, Raphael Abbate, Danilo Dirani, Beto Monteiro e Luiz Lopes fecham os dez primeiros.

Já na ELITE, a disputa tem à frente Rodrigo Taborda, que soma 99 pontos contra 85 de Pedro Perdoncini. José Augusto Dias acumula 82, empatado com Djalma Pivetta - ambos apenas dois pontos à frente de Daniel Kelemen, que soma 80. Bia Figueiredo, Márcio Giordano, Ricardo Alvarez, Leo Rufino e Juca Bala fecham a tabela dos dez maiores pontuadores.

A programação do final de semana contempla dois treinos livres na sexta-feira (14) e mais um treino livre e os classificatórios no sábado (15). A classe Elite define o grid a partir das 13h30, enquanto os pilotos da Pro vão à pista às 14h10 para marcarem seus melhores tempos.

No domingo (16) as corridas têm transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e do YouTube oficial da Copa Truck. A largada da primeira corrida acontece às 12h30 e da segunda prova, às 13 horas.

Pela quarta temporada consecutiva, a Fras-le é patrocinadora e a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck, garantindo desempenho, durabilidade e segurança aos caminhões mais velozes do planeta. A Frasle Mobility detém em seu portfólio soluções para freios, suspensão e direção, tornando-se uma powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de qualidade premium e marcas icônicas, operando em mais de 120 países.


Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2021, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos caminhões da Copa Truck.


FRASLE MOBILITY

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

 

FRAS-LE

Site: www.fras-le.com

Facebook: @FrasleOficial

Instagram: @frasleoficial

 

Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations

imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Frasle Mobility

daniela.mitsueda@nakata.com.br



  • Autódromo Potenza em MG volta a receber a Copa Truck após 3 anos
    (Duda Bairros [Arquivo Copa Truck])

  • Circuito é técnico e travado
    (Duda Bairros [Arquivo Copa Truck])

  • Freada mais forte fica ao final da reta oposta de apenas 650 metros
    (Duda Bairros [Arquivo Copa Truck])

  • Os caminhões desaceleram de 170 para 50 km/h e pouco mais de 100 metros apenas
    (Duda Bairros [Arquivo Copa Truck])

  • Felipe Giaffone fez pole e venceu a primeira corrida no Potenza em 2021
    (Duda Bairros [Arquivo Copa Truck])

  • E Danilo Dirani levou a melhor na segunda prova
    (Duda Bairros [Arquivo Copa Truck])

  • Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck
    (Rafa Catelan [Arquivo P1 Media])

Leia também...

28.08.2024

Cascavel recebe Copa Truck com campeonatos embolados e pista amiga dos freios

Um dos circuitos mais velozes do Brasil é palco da sexta etapa da temporada. Curva mais rápida do circuito é também a que exige a maior desaceleração pelas pastilhas de freio da Fras-le

30.07.2024

Freios a 900 graus: Copa Truck chega a Interlagos e avança à segunda metade da temporada

Na pista das freadas mais fortes do calendário, a Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria, comprova a qualidade de seus produtos sob as mais altas exigências

06.05.2024

Copa Truck corre em Londrina, onde os freios são acionados por mais de 1/3 da volta

Constante exigência com as pastilhas de freio que a Fras-le fornece a todos os caminhões da competição eleva as temperaturas do sistema sem perder durabilidade e eficiência

11.04.2024

Goiânia promete velocidades e temperaturas nas alturas no segundo encontro da Copa Truck

Circuito da capital de Goiás completa 50 anos de fundação em 2024 figurando na lista dos circuitos preferidos entre os pilotos. Trucks superam os 200 km/h na pista e pastilhas Fras-le chegam a atingir os 900ºC de temperatura

Entre em contato