Capa

Prestes a correr nos EUA, Silas Passos destaca experiência na F-1600

O piloto Silas Passos disputou etapa da Fórmula 1600 em Interlagos
(Caique Roberto/Divulgação)

Passos destacou a experiência que foi correr no principal autódromo do país
(Caique Roberto/Divulgação)

Após quinto lugar, piloto mineiro negocia correr nos Estados Unidos
(Caique Roberto/Divulgação)

Piloto conquistou um quinto lugar na categoria Master em prova ocorrida no domingo passado (23), no circuito de Interlagos

29.06.2024  |  1.141 visualizações

Uma grande experiência. Essa é a melhor definição para a estreia do piloto mineiro Silas Passos em uma das principais categorias de monopostos do Brasil, a Fórmula 1600, durante o fim de semana passado, em rodada dupla no Autódromo de Interlagos.

“Foi uma experiência fantástica. O F-1600 é um carro muito raiz, superou minhas expectativas. Gostei bastante, bastante mesmo”, garantiu Silas, que tem negociações avançadas para correr na Mazda MX-5 Cup ainda neste ano.

Apesar da adaptação necessária a um estreante, Passos conquistou um resultado positivo na etapa de domingo (23): o quinto lugar na categoria Master, pouco mais de cinco segundos atrás do quarto colocado, Sandro Barbosa, com quem travou alguns belos duelos durante as 12 voltas no circuito de 4.309 metros de extensão. Aliás, Silas concluiu a corrida no mesmo giro do vencedor geral, Bruno Gonçalves.

De fato, o resultado no domingo representou uma verdadeira volta por cima em relação à participação na prova um, realizada no sábado. Problemas no câmbio do carro número 36, pouco após a largada, atrapalharam as pretensões do piloto na busca pelo pódio. Com isso, terminou na sexta posição.

Vale destacar que, muito mais que uma estreia na Fórmula 1600, a participação nas corridas no autódromo paulistano representou o primeiro contato do piloto com monopostos de câmbio manual. Com passagens por certames de kart e de carros de turismo, o piloto natural do munícipio mineiro de Raposos fez questão de ressaltar as impressões positivas que teve do carro.

“O F-1600 é muito arisco, leve e tem uma retomada rápida, é muito esperto. Você sente muito o carro no braço. É como se fosse um carro raiz, à moda antiga, sem controle de tração, passa marcha no câmbio manual. Você consegue frear muito em cima da curva e sair muito rápido, por conta do peso do carro”, explicou o estreante.  

Contudo, o monoposto está longe de ser o único ponto que agradou a Silas, pois o piloto também fez questão de exaltar a qualidade do grid da categoria paulista.  

“Tem piloto lá que já tem 12 anos na categoria, fazendo a mesma etapa. O pessoal conhece muito bem o carro e ajudou a desenvolvê-lo. A turma é muito unida e bacana, bem aberta, mas lógico que existe competição. Eu me surpreendi bastante com a competitividade, eles andam muito bem”, detalhou.

Embora esteja amplamente empenhado em correr no automobilismo norte-americano em 2024, Passos gostou da experiência na Fórmula 1600 e já reservou espaço na agenda para disputar a próxima etapa do certame, nos dias 20 e 21 de julho, em Interlagos.

Mais Informações
Rafael Ligeiro Comunicação
11 96284-8865

Leia também...

03.07.2024

Sul-americano de Kart: Campeões da OK FIA e OK Júnior terão premiação para disputa do Mundial de Kart na Inglaterra

Iniciativa inédita foi anunciada por Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, durante a celebração dos 120 anos da entidade no Uzbequistão, no último mês. Regulamento já está disponível

17.06.2024

Com colaboração brasileira, FIA anuncia novo Programa de Mentoria para Mulheres no Automobilismo

Visando facilitar o crescimento e o compartilhamento de conhecimento, o programa irá associar mulheres experientes àquelas que desejam avançar ou iniciar suas carreiras no esporte motorizado. Iniciativa tem colaboração da brasileira Fabiana Ecclestone, VP de Esportes da FIA na América do Sul

17.04.2024

Nueva generación de Ford Ranger 'Ultimate' inicia defensa del título SARRC para el equipo NWM Ford

La última evolución del Ford Ranger de Neil Woolridge Motorsport presenta un nuevo diseño agresivo basado en la actual camioneta Ranger, junto con mejoras en aerodinámica, refrigeración, altura off-road y visibilidad.

17.04.2024

Nova geração do Ford Ranger 'Ultimate' inicia defesa do título SARRC para equipe NWM Ford

A mais recente evolução do Ford Ranger da Neil Woolridge Motorsport apresenta um novo design agressivo baseado na atual picape Ranger, juntamente com melhorias em aerodinâmica, refrigeração, folga off-road e visibilidade

Entre em contato