Capa

Sul-americano de Kart: Campeões da OK FIA e OK Júnior terão premiação para disputa do Mundial de Kart na Inglaterra

Iniciativa inédita foi anunciada por Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, durante a celebração dos 120 anos da entidade no Uzbequistão, no último mês. Regulamento já está disponível

03.07.2024  |  1.016 visualizações

Os kartistas da América do Sul têm um incentivo extra e muito especial para participar do Campeonato Sul-americano de Kart deste ano, que será realizado em agosto no Brasil, no kartódromo do Circuito Internacional Techspeed, localizado no complexo que engloba também o autódromo Velopark, em Nova Santa Rita/RS.

"Estamos felizes em anunciar que os campeões das categorias OK FIA e OK Júnior terão, como premiação, a oportunidade de competir no Mundial de Kart da FIA, em setembro, na Inglaterra. Essa iniciativa reflete nosso compromisso com o crescimento do kartismo na América do Sul e com a equidade na competição", anunciou Fabiana Ecclestone, vice-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o Esporte na América do Sul, durante a Conferência Anual da FIA, que celebrou os 120 anos da entidade no mês de junho, em Samarqanda, no Uzbequistão.

O trabalho desenvolvido por Fabiana Ecclestone em conjunto com as confederações da América do Sul para o crescimento do kartismo no continente rende seus primeiros frutos: pilotos dos 11 países participantes do campeonato continental irão concorrer a uma premiação especial para o Mundial de Kart da FIA em setembro na Grã-Bretanha.

"Os campeões de cada uma das categorias receberão benefícios para a disputa da principal competição do mundo, incluindo inscrição e equipamento para participar da disputa", afirmou Fabiana. "É um grande feito para o kartismo no nosso continente e um grande incentivo para que a disputa do Mundial em condições de igualdade e sob as quais o talento destes jovens possa brilhar. Temos 13 títulos mundiais e 147 vitórias sul-americanas na Fórmula 1. A América do Sul sempre foi uma potência no esporte", prosseguiu. 

“A presença mínima de três vagas, ofertadas aos 11 países que compõem a América do Sul, demonstra claramente a equidade da competição, que terá uma atenção especial e apoio direto da FIA aos pilotos campeões”, celebrou Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), presente ao evento da FIA.

“Isto nos deixa muito felizes, pois traduz em realidade e realizações o trabalho que está sendo desenvolvido pela atual gestão da FIA em todas as categorias ao redor do Mundo e, naturalmente, o kart e a América do Sul não poderiam ficar de fora”, lembrou Guerra.

“Estamos muito contentes por dar esta oportunidade a pilotos que poderão competir em igualdade de condições, pagando um preço acessível, com o objetivo de estar no maior, melhor e mais profissional Campeonato de Kart do Mundo, o Word Championship FIA Karting”, completou o presidente da CBA.

Além da OK Júnior e OK FIA, o Campeonato Sul-americano de Kart também terá as disputas das categorias KZ e X30 Master e será voltado a pilotos classificados nas competições nacionais ou indicados pelas federações dos 11 países do continente que se uniram para realizar o campeonato deste ano.

A competição volta a ser realizada após um hiato de cinco anos e num momento especial para o kartismo do continente, em virtude da realização da 1ª Regional Cup de Kart no Brasil, em que os pilotos das categorias OK estão tendo a chance de correr com os mesmos motores utilizados nas principais competições do mundo, como o Europeu e o Mundial.

O empenho da CBA na organização do evento permitiu à FIA realizar esse importante investimento no país, enviando os motores para a disputa da Regional Cup e que também serão utilizados no Sul-americano.

Regulamento Divulgado - Nas categorias OK Júnior, OK FIA e X30 Master, cada uma das 11 federações indicarão três pilotos. O número máximo de participantes será de 40 pilotos, sendo 33 indicados e sete restantes por ordem de efetivação da inscrição. Já as categorias KZ não terão limite de inscritos.

No caso dos pilotos brasileiros selecionados, a CBA já divulgou os critérios para os convites, que acontecerão dentro da 25ª Copa Brasil de Kart, que será realizada este mês no Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB). Todos os detalhes podem ser conferidos no site da entidade por meio deste link

Além do Brasil, participarão do Sul-americano pilotos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

As categorias OK e KZ seguirão o regulamento da FIA, incluindo o quesito de idade. Já para a X30 Master (aberta a pilotos com idade mínima de 28 anos completados em 2024) valerá o Regulamento Nacional de Kart (RNK) da CBA.

Todos os pilotos deverão ser portadores da Cédula Desportiva Nacional de seus países, com validade para 2024, e desde que enquadrados nas categorias previstas no regulamento.

Os detalhes do regulamento desportivo e técnico podem ser conferidos no site da CBA, nas versões em português, espanhol e inglês, neste linkA programação do evento está disponível clicando aqui.

 

Mais informações: www.cba.org.br

Comunicação CBA
Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245-4511
fernanda@fgcom.com.br
Fran Oliveira (Institucional)
Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

Assessoria Fabiana Ecclestone
Cleber Bernuci
19 99222-2517
imprensa@p1media.com.br

  • Campeões no Sul-americano de Kart na OK FIA e OK Júnior disputarão Mundial
    (Eni Alves/Divulgação)

  • Novidade teve trabalho conjunto de Fabiana Ecclestone e Giovanni Guerra
    (FIA/Divulgação)

Leia também...

29.06.2024

Prestes a correr nos EUA, Silas Passos destaca experiência na F-1600

Piloto conquistou um quinto lugar na categoria Master em prova ocorrida no domingo passado (23), no circuito de Interlagos

17.06.2024

Com colaboração brasileira, FIA anuncia novo Programa de Mentoria para Mulheres no Automobilismo

Visando facilitar o crescimento e o compartilhamento de conhecimento, o programa irá associar mulheres experientes àquelas que desejam avançar ou iniciar suas carreiras no esporte motorizado. Iniciativa tem colaboração da brasileira Fabiana Ecclestone, VP de Esportes da FIA na América do Sul

17.04.2024

Nueva generación de Ford Ranger 'Ultimate' inicia defensa del título SARRC para el equipo NWM Ford

La última evolución del Ford Ranger de Neil Woolridge Motorsport presenta un nuevo diseño agresivo basado en la actual camioneta Ranger, junto con mejoras en aerodinámica, refrigeración, altura off-road y visibilidad.

17.04.2024

Nova geração do Ford Ranger 'Ultimate' inicia defesa do título SARRC para equipe NWM Ford

A mais recente evolução do Ford Ranger da Neil Woolridge Motorsport apresenta um novo design agressivo baseado na atual picape Ranger, juntamente com melhorias em aerodinâmica, refrigeração, folga off-road e visibilidade

Entre em contato