Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car abre temporada com domínio dos dois últimos campeões

Corridas foram vencidas pelos tricampeões Daniel Serra e Ricardo Maurício. Debutantes da Stock Car não tiveram a estreia dos sonhos. Resultados estão ainda sob investigação dos comissários técnicos e desportivos

25.04.2021  |  515 visualizações

Resumo do conteúdo

- Pilotos da equipe Eurofarma-RC tiveram trabalho, mas souberam impor a condição de tricampeões da Stock Car em duas corridas agitadas;

- Goiânia recebeu as corridas de abertura da temporada 2021 com 29 graus de temperatura ambiente e céu nublado;

-  Estreantes, Tony Kanaan abandonou a primeira prova e não participou da segunda; Felipe Massa, aniversariante do dia, abandonou a primeira prova e foi 17º na segunda

- Daniel Serra sai como líder do campeonato. Próxima etapa acontece em Interlagos, na capital paulista, no dia 16 de maio.



Começou a Stock Car 2021. E começou quente. Duas corridas bastante agitadas que mostraram o acerto na mudança de formato, para duas corridas mais curtas e sem intervalo entre elas. A novidade trouxe provas mais dinâmicas, mas em Goiânia foi com velhos vencedores. Entre eles, o fato de serem os dois últimos campeões da Stock Car, serem ambos tricampeões, e ambos defendendo o mesmo time, a Eurofarma-RC. Daniel Serra foi o vencedor da corrida 1 e Ricardo Maurício triunfou na 2.

Na primeira largada do ano, o pole position Cacá Bueno perdeu a liderança para Daniel Serra já na primeira volta e após a rodada de pit stops obrigatórios via-se na terceira posição, escoltando a dupla da Eurofarma-RC que tinha Ricardo Maurício na liderança. Na volta 14 das 17, o campeão de 2020 cometeu um erro na curva 1 e acabou rodando, entregando de bandeja a ponta ao companheiro de equipe e o segundo posto a Cacá.

Allam Khodair completou o pódio em terceiro, mas está sob investigação dos comissários por uma suposta irregularidade na largada. Na prova ainda foram desclassificados Rubens Barrichello e Ricardo Zonta, que fizeram seus pit stops fora da janela obrigatória pelo regulamento. Cesar Ramos foi o quarto colocado, com Bruno Baptista, Thiago Camilo, Denis Navarro, Gabriel Casagrande, Ricardo Maurício e Gaetano di Mauro fechando os dez primeiros que inverteram as posições para a segunda largada.

Com a inversão, Gaetano di Mauro largou na frente com o carro da KTF tendo Ricardo Maurício em seu encalço. Na quarta volta, a ultrapassagem que definiu a liderança e o vencedor da corrida 2. Gabriel Casagrande, que largou em terceiro com o carro da A.Mattheis-Vogel, fechou o segundo pódio do dia dominado pelos modelos Chevrolet Cruze. Denis Navarro, Daniel Serra, Thiago Camilo, Bruno Baptista, Cesar Ramos, Guilherme Salas - o segundo aniversariante do dia -, e Átila Abreu, fecharam os dez primeiros.

Os estreantes não tiveram um domingo para guardar na memória: Tony Kanaan, debutando na Stock Car pela Texaco-Full Time, abandonou a corrida 1 depois de uma batida na curva 11; Felipe Massa vai se lembrar menos das corridas, mas mais do fato de ter completado neste domingo (25) 40 anos de idade. O piloto da equipe Lubrax Podium abandonou a primeira disputa com problema de câmbio, mas conseguiu voltar à segunda corrida e somou seus primeiros pontos com um 17º lugar. Gustavo Frigotto marcou um ponto com o 20º lugar na primeira prova.

Os comissários técnicos e desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) agora fazem a conferência dos resultados e as análises técnicas e de protesto de alguns pilotos e equipes para confirmarem as classificações que, ainda, são tidos como extra-oficiais.

De Goiânia, a Stock Car parte para São Paulo, onde no dia 16 de maio acontece a segunda etapa da temporada, no Autódromo de Interlagos.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Falem, pilotos vencedores!
“Começar com vitória é muito bom, ainda mais sendo o maior pontuador, saindo daqui como líder do campeonato. É legal, pena que na próxima eu já tenho 30 quilos para levar comigo. Mas eu prefiro ter esses 30 kg e ser líder. Estou muito feliz. Fomos mais competitivos neste final de semana do que foi no ano passado inteiro. Ano passado a gente brigou pelo campeonato, mas nunca tivemos um final de semana como esse aqui. Eu acho que o trabalho de pré-temporada da equipe foi sensacional. A gente conversou muito, achou os pontos que tinham que ser melhorados. Eles melhoraram e o resultado veio.”
(Daniel Serra, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #29) Vencedor Corrida 1

“O carro estava fantástico o final de semana todo. Largando em terceiro, há 40 milésimos do Cacá. Fiz as duas voltas mais rápidas, nas corridas 1 e 2. O carro estava realmente muito bom. O clima ajudou bastante no acerto do nosso carro. Esse erro, infelizmente, a gente não pode cometer quando quer disputar o campeonato. Infelizmente aconteceu. Travou um pouco a roda dianteira, fui buscando a curva interna, tentando antecipar um pouco. Peguei um pouco antes da zebra, onde tinha um buraco, mas ainda deu para a gente recuperar uma primeira posição na segunda corrida. Então, é aprender com os erros e torcer para que não aconteçam mais.”
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90) Vencedor Corrida 2

Resultados (extra-oficiais):

Corrida 1

1º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - 17 voltas
2º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 1s608
3º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 2s368
4º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 4s510
5º - Bruno Baptista (RCM/Toyota Corolla) - a 6s145
6º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 7s965
7º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 8s823
8º - Gabriel Casagrande (A. Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 9s916
9º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 10s515
10º - Gaetano di Mauro (KTF Racing/Chevrolet Cruze) - a 10s566
11º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 10s828
12º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 10s879
13º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 13s590
14º - Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - a 16s720
15º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 17s874
16º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 19s326
17º - Pedro Cardoso (KTF Racing/Chevrolet Cruze) - a 24s987
18º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) a 26s020
19º - Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 36s530
20º - Gustavo Frigotto (RKL/Chevrolet Cruze) - a 45s099
21º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) - a 59s301
22º - Nelson Piquet Jr. (MX Piquet Sports/Toyota Corolla) - a 3 voltas
Não completaram
Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - a 5 voltas
Guga Lima (A. Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 7 voltas
Sérgio Jimenez (MX Piquet Sports/Toyota Corolla) - a 8 voltas
Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 12 voltas
Christian Hahn (Blau Motorsports II/Chevrolet Cruze) - a 12 voltas
Max Wilson (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 16 voltas
Beto Monteiro (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 17 voltas
Desclassificados*
Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla)
Ricardo Zonta (RCM/Toyota Corolla)
*Desclassificados por não terem cumprido o pit-stop obrigatório dentro da janela regulamentar

Corrida 2
1º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - 12 voltas
2º - Gaetano di Mauro (KTF Racing/Chevrolet Cruze) - a 2s492
3º - Gabriel Casagrande (A. Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 5s225
4º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 6s708
5º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 7s000
6º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 7s090
7º - Bruno Baptista (RCM/Toyota Corolla) - a 7s321
8º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 8s610
9º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 9s494
10º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 9s978
11º - Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 10s022
12º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 12s736
13º - Pedro Cardoso (KTF Racing/Chevrolet Cruze) - a 13s375
14º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 14s102
15º - Ricardo Zonta (RCM/Toyota Corolla) - a 14s481
16º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 16s165
17º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - a 23s604
18º - Christian Hahn (Blau Motorsport II/Chevrolet Cruze) - a 24s919
19º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 25s893
20º - Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Toyota Corolla) - a 56s971
21º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 3 voltas
22º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) - a 3 voltas
Não completaram
Gustavo Frigotto (RKL/Chevrolet Cruze) - a 7 voltas
Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)
Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze)
Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
Nelson Piquet Jr. (MX Piquet Sports/Toyota Corolla)
Guga Lima (A. Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze)
Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla)
Max Wilson (Full Time Sports/Toyota Corolla)
Beto Monteiro (Crown Racing/Chevrolet Cruze)

Classificação do campeonato (extra-oficial)
Sujeita a confirmações dos comissários
1. Daniel Serra – 46 pontos
2. Ricardo Maurício – 36
3. Cesar Ramos – 32
4. Gaetano di Mauro - 31
5. Gabriel Casagrande – 31
6. Bruno Baptista – 31
7. Denis Navarro – 31
8. Thiago Camilo – 30
9. Cacá Bueno – 28
10. Allam Khodair - 22
11. Átila Abreu – 21
12. Guilherme Salas – 21
13. Lucas Foresti – 17
14. Diego Nunes – 12
15. Pedro Cardoso – 12
16. Galid Osman – 12
17. Rafael Suzuki – 11
18. Julio Campos – 7
19. Ricardo Zonta – 6
20. Felipe Massa – 4
21. Marcos Gomes – 3
22. Christian Hahn – 3
23. Rubens Barrichello – 2
24. Sérgio Jimenez – 1
25. Gustavo Frigotto – 1
26. Tuca Antoniazi, Nelsinho Piquet, Tony Kanaan, Max Wilson, Guga Lima , Beto Monteiro e Felipe Lapenna - 0



Calendário Stock Car Pro Series
Data / Etapa / Local
25/04 – 1ª etapa – Goiânia
16/05 – 2ª etapa – Interlagos
20/06 – 3ª e 4ª etapas – Velocitta
11/07– 5ª etapa – Cascavel
01/08– 6ª etapa – Curitiba
22/08– 7ª etapa – Curitiba
19/09– 8ª etapa – Santa Cruz do Sul
24/10– 9ª e 10ª etapas – Velocitta
21/11– 11ª etapa – Goiânia
12/12– 12ª etapa – a definir

Calendário Stock Light
Data / Etapa / Local
25/04 – 1ª etapa – Goiânia
16/05 – 2ª etapa – Interlagos
20/06 – 3ª etapa – Velocitta
01/08 – 4ª etapa – Curitiba
22/08 – 5ª etapa – Curitiba
24/10 – 6ª etapa – Velocitta
21/11 – 7ª etapa – Goiânia
12/12 – 8ª etapa – a definir


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

  • Largada da Corrida 1 em Goiânia
    (Vanderley Soares)

  • Os Chevrolet Cruze da Eurofarma-RC venceram as duas provas deste domingo
    (Vanderley Soares)

  • Tony Kanaan abandonou sua prova de estreia após acidente na corrida 1
    (Duda Bairros/Stock Car Pro Series)

  • Pódio da Corrida 1 (Serra, Bueno e Khodair)
    (Duda Bairros/Stock Car Pro Series)

  • Largada da Corrida 2
    (Vanderley Soares)

  • Felipe Massa fez sua estreia na Stock Car e somou 3 pontos
    (Vanderley Soares)

  • Pódio da Corrida 2 (Maurício, di Mauro e Casagrande)
    (Victor Eleutério/Stock Car Pro Series)

  • Rosinei Campos (centro) junto seus dois pilotos vencedores do fim de semana
    (Bruno Terena/Eurofarma-RC)

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato