Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Por cinco milésimos, Casagrande tira presente de aniversário de Khodair e faz a pole em Interlagos

Na Stock Car, paranaense marcou sua primeira pole position no ano - a quarta da carreira - ao superar o tempo de Allam Khodair, um dos aniversariantes do dia, por apenas cinco milésimos de segundo

15.05.2021  |  464 visualizações

Resumo do conteúdo

- Neste link você baixa vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem do traçado de Interlagos. Ou aqui para ver o vídeo no YouTube;

- Assim como aconteceu em Goiânia, apenas cinco milésimos de segundo separaram o pole position do segundo colocado

- Largada acontece às 11h15 com transmissão ao vivo de Band, SporTV, YouTube oficial da Stock Car e pelos canais AutoVídeos no YouTube e Twitch.

Em Goiânia, na abertura da temporada 2021 da Stock Car Pro Series, Cacá Bueno marcou a pole position com um tempo de volta apenas cinco milésimos de segundo mais rápido que Daniel Serra, que largou em segundo. E na tarde deste sábado (15) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, novamente os míseros cinco milésimos de segundo fizeram o mesmo papel, o de separar a pole position do segundo colocado.

Desta vez, a honra coube ao paranaense Gabriel Casagrande, da equipe A.Mattheis Vogel, que “roubou” o presente do aniversariante do dia, Allam Khodair, da Blau Motorsport, que completa 40 anos de idade neste sábado – assim como Sérgio Jimenez, que completa 37 anos.

Interlagos se apresentou com tempo nublado, mas o sol aos poucos foi aparecendo. Entretanto, o frio característico da região persistiu: 19 graus de temperatura ambiente e 26,8ºC no asfalto.

Depois de dois treinos livres realizados pela manhã – nos quais o piloto do Chevrolet Cruze #83 foi 20º no primeiro e sétimo na segunda sessão -, Casagrande se apresentou como um dos postulantes à pole ao marcar o melhor tempo na primeira fase da tomada de tempos. Ele repetiu a dose no Q2, que definiu os seis pilotos da parte final (junto de Khodair, Daniel Serra, Thiago Camilo, Rubens Barrichello e Diego Nunes), e no final do Q3 marcou 1min39s800, contra 1min39s805 de Allam Khodair.

Diego Nunes fez o terceiro melhor tempo, seguido por Serra, Camillo e Barrichello. Marcos Gomes, Cesar Ramos, Ricardo Zonta e Bruno Baptista completam os dez primeiros do grid de largada.

A transmissão da segunda etapa da Stock Car Pro Series acontece ao vivo a partir das 11 horas pelos canais Band, SporTV2 e pelos canais oficiais da Stock Car e AutoVídeos no YouTube.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Sinceramente, eu não esperava a pole. Mas depois de ter sido o mais rápido no Q1, eu comecei a acreditar mais na possibilidade. Tem um monte de gente rápida aqui. A Stock Car é uma das categorias mais competitivas do mundo. Estou muito contente com a pole, porque é até mais difícil que a vitória, já que no sábado é quando todo mundo está dando o máximo do máximo para ter o melhor tempo. Muito feliz por estar em Interlagos, já que não pude estar aqui no ano passado, então a ideia é aproveitar e amanhã trazer mais um troféu ou uma grande quantidade de pontos, que é o objetivo principal”.
(Gabriel Casagrande, A.Mattheis Vogel, Chevrolet Cruze, #83)

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Com 4.309 metros de extensão e seu trajeto anti-horário, Interlagos possui alguns dos mais famosos e desafiantes traçados do automobilismo mundial, com  13 curvas e um desnível de 56 metros no ponto mais alto (curva do S do Senna) e o mais baixo na Curva do Lago ao final da Reta Oposta. Além de uma frenagem bastante forte no final da reta dos boxes entrando na curva do S do Senna”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

GRID DE LARGADA – INTERLAGOS – 2ª ETAPA
Q3
1 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:39.800
2 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:39.805 a 0.005
3 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:39.999 a 0.199
4 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:40.028 a 0.228
5 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:40.125 a 0.325
6 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:40.157 a 0.357
Q2
7 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:40.011
8 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:40.019 a 0.396
9 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:40.110 a 0.487
10 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:40.142 a 0.519
11 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:40.190 a 0.567
12 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:40.223 a 0.600
13 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:40.234 a 0.611
14 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:40.235 a 0.612
15 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:40.251 a 0.628
Q1
16 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:40.165
17 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:40.189 a 0.693
18 Félix da Costa (Eurofarma-RC/Cruze), 1:40.254 a 0.758
19 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:40.343 a 0.847
20 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:40.351 a 0.855
21 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:40.382 a 0.886
22 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla), 1:40.437 a 0.941
23 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:40.449 a 0.953
24 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:40.502 a 1.006
25 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:40.509 a 1.013
26 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:40.607 a 1.111
27 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:40.634 a 1.138
28 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:40.748 a 1.252
29 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla), 1:41.009 a 1.513
30 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 1:41.134 a 1.638
31 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:42.792 a 3.296
32 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:42.866 a 3.370

2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021

SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 15ºC e Máxima de 21ºC, podendo ocorrer episódios de chuva no decorrer do dia
Vencedores em 2020: Nelsinho Piquet, Ricardo Zonta e Ricardo Maurício.
*O Autódromo de Interlagos recebeu a segunda e terceira etapa da temporada 2020 da Stock Car, mais a final.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Domingo, 16 de maio
11h15: Stock Car (Corrida 1 – 30 minutos + 1 volta)
11h50: Stock Car (Corrida 2 – 30 minutos + 1 volta)

13h15: Stock Light (Corrida 2 – 30 minutos + 1 volta)

Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia:
Daniel Serra e Ricardo Maurício

Classificação do campeonato, após a primeira etapa (Top-10):
1. Daniel Serra – 44 pontos
2. Gaetano di Mauro - 34
3. Cesar Ramos - 32
4. Bruno Baptista - 31
5. Átila Abreu - 30
6. Thiago Camilo - 30
7. Denis Navarro - 30
8. Cacá Bueno - 29
9. Ricardo Maurício - 29
10. Gabriel Casagrande - 26


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

 


  • Gabriel Casagrande é o pole position da segunda etapa da Stock Car
    (Cleber Bernuci/P1 Media Relations)

  • Que, a exemplo de Goiânia, teve só 5 milésimos de diferença para o segundo posto
    (Vanderley Soares)

  • Diferença que tirou o presente do aniversariante Allam Khodair
    (Duda Bairros/Stock Car Pro Series)

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato