Resumo do conteúdo
- Duas corridas movimentadíssimas em Interlagos. Na primeira, vitória de Gabriel Casagrande com Allam Khodair em segundo e Bruno Baptista em terceiro; na segunda, vitória do português António Félix da Costa, com Daniel Serra em segundo e Guilherme Salas fechando o pódio;
- Etapa foi marcada pelo forte acidente com Gaetano di Mauro no final da corrida 2. Piloto está bem, mas foi levado ao hospital para exames preliminares de praxe;
- Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), recebe a terceira e quarta etapas, nos dias 19 e 20 de junho.
Interlagos foi o grande palco da segunda etapa da temporada 2021 da Stock Car Pro Series com duas corridas altamente disputadas, ambas com alguns dramas a seus protagonistas. As vitórias ficaram com o paranaense Gabriel Casagrande, que largou da pole position com o Chevrolet Cruze da equipe A.Mattheis Vogel, e com o português António Félix da Costa, que disputou a etapa pela Eurofarma-RC substituindo Ricardo Maurício, que testou positivo para o Covid-19 e foi obrigado a ficar de fora da etapa.
A cidade de São Paulo amanheceu cinza e triste neste domingo (16) com a notícia do passamento do prefeito da cidade, Bruno Covas, após uma longa batalha contra o câncer. No grid de Interlagos, pilotos, equipes e demais membros prestaram homenagem com um minuto de silêncio.
Mas quando os motores começaram a roncar, o autódromo tremeu. A primeira das duas corridas começou movimentadíssima. Casagrande pulou na frente mantendo a ponta, mas foi surpreendido, no final da reta oposta, por Diego Nunes, da Blau Motorsport. Os dois se tocaram, com Diego levando a pior. E o piloto da A.Mattheis Vogel foi punido com o acréscimo de cinco segundos a seu tempo de corrida.
Isso originou uma verdadeira caçada de gato e rato na pista logo após a rodada de pit stops, quando foi anunciada a punição ao piloto paranaense. Com pouco mais de quatro segundos de vantagem sobre Allam Khodair, Casagrande precisava aumentar sua vantagem para cinco segundos se quisesse garantir a vitória.
Sem ninguém à frente, Gabriel corria atrás do tempo. Chegou a abrir 6,3 segundos, mas a duas voltas do final Khodair se aproximou e baixou a diferença para 4,4. O líder, então, conseguiu se recuperar, fazendo bom uso do botão de ultrapassagem, para garantir sua primeira vitória na temporada e a terceira de sua carreira. Allam Khodair e Bruno Baptista fecharam o pódio.
Cesar Ramos, Átila Abreu, Diego Nunes, Denis Navarro, Pedro Cardoso, António Félix da Costa e Galid Osman fecharam os dez primeiros que inverteram a ordem para a segunda prova. Felipe Massa marcou seus primeiros pontos com o 15º lugar.
Décimo colocado, Galid Osman largou na frente e manteve a ponta, tendo primeiro Pedro Cardoso, depois Da Costa em seu encalço. Mesmo com uma vantagem relativamente confortável, o piloto da Shell Racing continuou andando forte até seu pit stop, que não correu como o planejado. O piloto perdeu tempo na troca de pneu e assim ficou fora da luta pela vitória.
De forma que Da Costa, atual campeão da Fórmula E e que venceu a etapa da categoria em Mônaco há uma semana, colocou-se na frente apesar dos ataques de Guilherme Salas. Quando o líder do campeonato, Daniel Serra, que largou da última posição na primeira prova e em 24º na segunda, mostrou grande recuperação e passou a assediar o segundo colocado da KTF Sports, o português teve um pouco mais de folga na dianteira.
A prova vinha com disputas em várias posições, e uma delas era pelo segundo lugar, quando Salas e Serra ganharam a companhia de Gaetano di Mauro. No final da penúltima volta, Salas perdeu tempo na saída da curva da Junção; Serra saiu melhor para a reta e colocou de lado. Enquanto os dois faziam praticamente uma prova de arrancada pela entrada da reta dos boxes, um espaço entre os carros de Eurofarma-RC e KTF se abriu. Foi quando Gaetano viu a oportunidade de passar por entre os dois e assumir o segundo lugar.
Deu muito errado. O espaço não era suficiente, o Chevrolet Cruze #11 da KTF foi catapultado; o carro decolou e bateu com força no muro de proteção do início da reta. Felizmente, não foi atingido por nenhum outro carro e foi rapidamente atendido. O piloto não sofreu ferimentos, mas foi levado a um hospital da capital paulista para ficar em observação e passar por exames mais completos até ser liberado.
Com o safety car na pista, a bandeira quadriculada definiu a ordem dos vencedores, com Da Costa triunfando pela primeira vez na Stock Car – o português já havia competido em outras oportunidades nas pistas de Goiânia e Curitiba -, com Daniel Serra em segundo e Guilherme Salas em terceiro. Ricardo Zonta, Cacá Bueno, Átila Abreu, Felipe Massa em um bom sétimo lugar, Denis Navarro, Galid Osman e Bruno Baptista fecharam os dez primeiros. Tony Kanaan, da Full Time, em 12º, pontuou pela primeira vez na Stock Car.
A disputa pelo título ganha mais temperatura. Embora os resultados ainda sejam extra-oficiais, a classificação a ser confirmada tem Daniel Serra ainda na liderança, mas agora empatado em 64 pontos com Bruno Baptista, que foi terceiro na primeira prova e décimo na segunda. A consistência de Átila Abreu com a equipe estreante Pole Motorsport/Shell V-Power premia o sorocabano com o terceiro lugar na classificação geral, apenas dois pontos atrás da dupla líder. Cesar Ramos vem em quarto com 61. Denis Navarro é o quinto com 57, seguido de Gabriel Casagrande com 56, Cacá Bueno e Thiago Camilo empatados com 45; Galid Osman é o nono com 43 e Diego Nunes com 39 fecham os dez primeiros do campeonato.
Agora, o circuito do Velocitta, na cidade de Mogi Guaçu (SP), recebe a terceira e quarta etapas da temporada, nos dias 19 e 20 de junho.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Os pilotos vencedores falam:
(Gabriel Casagrande, A.Mattheis Vogel, Chevrolet Cruze, #83)
Vencedor da Corrida 1
“Foi difícil! Tivemos que abrir uma diferença de cinco segundos no final da corrida, andando em ritmo de classificação com pneus já gastos e o carro todo quente... Foi bem complicado, mas graças a Deus deu tudo certo e vamos para a próxima. Fizemos barba, cabelo e bigode aqui em Interlagos e agora vamos com tudo para a próxima etapa no Velocitta”.
(António Félix da Costa, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze, #13)
Vencedor da Corrida 2
“Incrível! Eu gosto muito de vir correr na Stock Car, sempre falei isso, sou muito bem recebido, mas acima de tudo é um carro e um campeonato muito difícil e ao mesmo tempo muito divertido. O nível é muito alto. Ontem foi um dia complicado, mas com a ajuda de todos na equipe e dos meus companheiros e hoje conseguimos largadas muito boas. Transformar a classificação em vitória é um trabalho que envolve toda a equipe e estou muito contente”.
Resultado Extra-Oficial: Corrida 1
Depende de confirmações técnicas e desportivas
1 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) - 19 voltas
2 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 0.569
3 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 9.042
4 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 10.348
5 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 11.355
6 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 12.998
7 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 14.224
8 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze) a 16.848
9 Félix da Costa (Eurofarma-RC/Cruze) a 17.160
10 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze) a 17.197
11 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 17.366
12 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla) a 23.874
13 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze) a 24.733
14 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) a 31.761
15 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 34.609
16 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla) a 38.183
17 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 38.731
18 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla) a 42.183
19 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla) a 43.187
20 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze) a 43.243
21 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla) a 47.373
22 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze) a 1 Volta
23 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze) a 1 Volta
24 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 1 Volta
25 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 1 Volta
26 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze) a 1 Volta
27 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 1 Volta
28 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla) a 1 Volta
29 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze) a 1 Volta
Não completaram
30 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 11 Voltas
31 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze) a 18 Voltas
32 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla) a 18 Voltas
Volta mais rápida: Gabriel Casagrande, 1min40s367 (154,5 km/h)
Resultado Extra-Oficial: Corrida 2
Depende de confirmações técnicas e desportivas
1 Félix da Costa (Eurofarma-RC/Cruze) – 19 voltas
2 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 2.942
3 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze) a 4.815
4 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla) a 1:54.983
5 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 1:57.795
6 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 1:59.256
7 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 2:00.574
8 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 2:01.713
9 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze) a 2:03.850
10 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 2:04.948
11 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 2:06.572
12 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla) a 2:07.931
13 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla) a 2:10.734
14 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 2:12.376
15 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla) a 2:13.270
16 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 2:17.282
17 Julio Campos(Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 2:18.864
18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 2:20.947
19 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze) a 2:21.990
20 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 2:23.330
21 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla) a 2:25.470
22 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 2 Voltas
Não completaram
23 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) a 8 Voltas
24 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze) a 11 Voltas
25 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze) a 12 Voltas
26 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze) a 16 Voltas
27 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze) a 18 Voltas
28 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze) a 18 Voltas
29 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla) a 18 Voltas
Não largaram
30 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze)
31 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze)
32 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla)
Volta mais rápida: Daniel Serra, 1min40s665 (154,0 km/h)
Classificação do campeonato, após a segunda etapa (Top-10):
1. Daniel Serra – 64 pontos
2. Bruno Baptista – 64
3. Átila Abreu – 62
4. Cesar Ramos - 61
5. Denis Navarro – 57
6. Gabriel Casagrande – 56
7. Cacá Bueno – 45
8. Thiago Camilo - 45
9. Galid Osman – 43
10. Diego Nunes – 39
Classificação completa em instantes em www.stockcar.com.br
Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com