Resumo do conteúdo
- Neste link você baixa vídeo explicativo sobre os principais pontos de frenagem do traçado misto de Curitiba (PR); para conferir no YouTube, basta clicar aqui. Material de livre uso editorial ou em mídias sociais;
- Além de Mauricio e Serra, Casagrande, Cesar Ramos, Galid Osman e Bruno Baptista fecharam os seis mais rápidos do dia;
- Resultado de julgamentos de punições e recursos alteraram a pontuação do campeonato, enquanto a Stock Car anuncia a inversão de datas entre as etapas de Goiânia e Santa Cruz do Sul;
- Corridas da sexta etapa serão disputadas neste domingo (1) a partir do 13h10, com transmissão ao vivo da Band, SporTV, Motorsport.TV e YouTube oficial Stock Car e Autovídeos
Ricardo Maurício larga na frente na sexta etapa da temporada 2021 da Stock Car Pro Series, que acontece neste domingo (1) em Curitiba. A cidade, que amanheceu com -1ºC, teve dia ensolarado para as atividades preparatórias e a definição do grid de largada. Maurício marcou 1min20s515 e colocou 0s112 sobre seu companheiro de equipe na Eurofarma-RC e líder do campeonato, Daniel Serra.
O piloto do carro #90 se mostrou, de certa forma, aliviado depois dos obstáculos enfrentados na temporada em que defende o título de 2020. Uma punição na primeira etapa, o fato de ter perdido a corrida de Interlagos por ter sido infectado com o Covid-19 e neste sábado (31) o que ele considerou “um trabalho impecável” de sua equipe. Com os dois pontos conquistados com a pole, Ricardo Maurício soma 82 e aparece na 13ª colocação no campeonato.
No Q3, fecharam os seis primeiros Gabriel Casagrande, que sai da terceira posição, Cesar Ramos, Galid Osman e Bruno Baptista. Marcos Gomes, Julio Campos, Rubens Barrichello e Cacá Bueno completam o top-10.
As provas deste domingo (1) têm largada a partir das 13h10 e a transmissão, ao vivo, é dos canais Band, SporTV2 e no YouTube oficial da Stock Car, além do Motorsport.TV e AutoVídeos.
A Confederação Brasileira de Automobilismo anunciou nesta sexta-feira (30) duas decisões finais do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo (STJDA). A mais importante devolveu a Lucas Foresti a vitória na Corrida 2 da terceira etapa, realizada no Velocittta. A outra decisão cancelou as punições dadas a nove pilotos por ultrapassar sob bandeira amarela na segunda prova da primeira etapa, em Goiânia.
Novo vencedor – Em sessão virtual realizada ontem (29), a Comissão Disciplinar do STJDA acolheu por unanimidade recurso de Foresti contra a punição imposta pelos comissários desportivos da CBA. O acréscimo de 20s ao tempo final tirou do piloto da equipe KTF a vitória no Velocitta devido a um suposto acionamento incorreto do push to pass. Rubens Barrichello, então segundo colocado, foi homologado como vencedor. A CBA decidiu então não recorrer da decisão, que acabou revalidando o resultado de pista.
Benefício – O STJDA também anulou as punições impostas a Guilherme Salas, Lucas Foresti, Bruno Baptista, Daniel Serra, César Ramos, Thiago Camilo, Denis Navarro, Cacá Bueno e Rafael Suzuki. A decisão foi tomada no dia 22 de julho, já em segunda instância. Apesar de os últimos cinco pilotos não terem entrado com recurso, o Relator do processo decidiu estender o benefício a todos os envolvidos.
Inversão de datas e praças - Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou nesta sexta-feira (30/07) a inversão de locais das etapas marcadas para os finais de semana de 19 de setembro e 21 de novembro. Mantendo as datas originais, o Autódromo de Goiânia será palco de uma rodada dupla em 18 e 19 de setembro, enquanto a pista de Santa Cruz do Sul sediará a etapa realizada em novembro.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Primeiro, eu queria agradecer a toda a equipe, nós vínhamos de uma jornada um pouco difícil, em Goiânia tomamos uma penalização, logo depois eu peguei Covid e fiquei fora da corrida de São Paulo, no Velocittà não fui bem, depois tive duas etapas com quebra e agora vindo a pole. Espero que seja a virada, vamos torcer para isso. Essa pole veio num momento muito bom, porque eu somo mais dois pontos no campeonato e largar na frente facilita um pouco a estratégia para amanhã. Estou feliz pela equipe, pelos mecânicos, acho que as coisas começaram a melhorar”.
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90)
Pole position da sexta etapa (Curitiba-PR)
A pista de Curitiba na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Traçado com curvas de alta velocidade, de raios longos e poucas referências visuais, o que exige uma correta dosagem dos freios para manter o carro no trajeto correto. Além disto, Curitiba possui uma das maiores retas dos circuitos brasileiros, com 980 metros, a qual exige uma frenagem muito forte (alta desaceleração, fazendo o freio atingir temperaturas bastante elevadas nestes pontos) no final da reta principal. Soma-se a isso o fato de haver pelo traçado diferentes texturas da superfície (como concreto na reta e diferentes tipos de asfalto no restante) e também algumas ondulações, o torna as frenagem ainda mais desafiadoras”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Resultado extra-oficial da classificação/grid de largada
1 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:20.515
2 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:20.627 a 0.112
3 Gabriel Casagrande (AMattheis/Vogel Motorsport/Cruze), 1:20.939 a 0.424
4 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:20.985 a 0.470
5 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:21.089 a 0.574
6 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:21.210 a 0.695
Q2
7 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:20.859
8 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:20.898 a 0.391
9 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:20.965 a 0.458
10 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:21.031 a 0.524
11 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:21.072 a 0.565
12 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:21.074 a 0.567
13 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:21.295 a 0.788
14 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:21.385 a 0.878
15 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:21.402 a 0.895
Q1
16 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:21.005
17 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:21.063 a 0.447
18 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:21.147 a 0.531
19 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:21.159 a 0.543
20 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:21.194 a 0.578
21 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:21.209 a 0.593
22 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla), 1:21.276 a 0.660
23 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:21.322 a 0.706
24 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla), 1:21.335 a 0.719
25 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:21.381 a 0.765
26 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:21.398 a 0.782
27 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:21.447 a 0.831
28 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:21.634 a 1.018
29 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:22.076 a 1.460
30 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:24.398 a 3.782
31 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), Sem Tempo
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Domingo, dia 1º de agosto
12h25 - Resultado Fan Push
13h10 - Largada 1ª prova (30 minutos + 1 volta)
13h48 - Largada 2ª prova (30 minutos + 1 volta)
6ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
PINHAIS (PR)
Autódromo Internacional de Curitiba
Extensão: 3.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 8 (6 à direita e 2 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 3
Nível de exigência dos freios: 5
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 7ºC e máxima de 14ºC, com 40% de probabilidade de chuva no domingo
Pole position em 2020: Thiago Camilo (1min21s219 e 1min21s548)
Vencedores em 2020: Thiago Camilo e Gabriel Casagrande
Pilotos que já venceram em 2021
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Classificação do campeonato (Top-10)
1º - Daniel Serra – 158 pontos
2º - Gabriel Casagrande – 156
3º - Cesar Ramos – 148
4º - Ricardo Zonta – 139
5º - Diego Nunes – 127
6º - Átila Abreu – 123
7º - Thiago Camilo – 119
8º - Rubens Barrichello – 117
9º - Denis Navarro – 112
10º - Bruno Baptista – 109
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com
Ricardo Maurício foi o mais rápido da classificação em Curitiba neste sábado
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)
E larga na pole position amanhã na capital paranaense
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)
Daniel Serra larga da segunda posição
(Victor Eleutério/Stock Car Pro Series)
Gabriel Casagrande, vencedor de uma das provas de 2020 em Curitiba, sai em 3º
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)
Cesar Ramos larga em quarto
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)
Galid Osman sai em quinto
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)
E Bruno Baptista fecha os seis primeiros
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)