Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car: Primeiro dia de atividades em Goiânia é marcado pelo calor

Diego Nunes liderou o único treino livre desta sexta-feira (17); temperatura ambiente chegou aos 35ºC

17.09.2021  |  283 visualizações

Resumo do conteúdo

- Neste link você baixa o vídeo para uso editorial com a explicação dos principais pontos de frenagem dos dois traçados que serão usados na etapa dupla do fim de semana em Goiânia; para conferir no YouTube, basta clicar aqui;

- Treino livre foi realizado no final da manhã, quando a temperatura ambiente já se encontrava na casa dos 30 graus; no asfalto, aferição chegou a 38ºC

- Forças nas frenagens podem chegar a 1,6 G; pastilhas de freio Fras-le suportam até 840 graus de temperatura, enquanto os discos de freio Fremax são projetados para até 720 graus Celsius;



O calor é o principal fator de preocupação para pilotos e equipes neste final de semana de duas etapas da Stock Car em Goiânia (GO). A oitava etapa acontece neste sábado (18) no circuito misto de 3.835 metros, enquanto no domingo (19) a nona etapa será disputada no circuito oval de 2.695 metros.

A sexta-feira foi dia de um único treino livre, no traçado tradicional de 12 curvas e o mais rápido foi Diego Nunes, da Blau Motorsport, com 1min27s446, 103 milésimos de segundo mais rápido que o argentino Matías Rossi, da Full Time Sports. Julio Campos, da Lubrax Podium, foi o terceiro colocado com Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, e Allam Khodair, também da Blau, fechando os cinco mais velozes do treino.

Em um dia no qual as temperaturas chegaram a 35ºC, no asfalto a aferição chegou a 38ºC no momento da sessão, situação na qual vários itens do carro sofrem com o calor e necessitam ainda mais de resfriamento: pastilhas e discos de freio, motor, câmbio, pneus, combustível... E também o piloto, já que dentro do cockpit as temperaturas podem chegar aos 60ºC.

No fim de semana, Band e SporTV transmitem as quatro corridas: no sábado (18), o SporTV transmite a classificação ao vivo às 10h30 e inicia a transmissão das provas às 13h10 enquanto a Band começa às 13h30. A largada da primeira corrida acontece às 13h40. No domingo (19), o canal por assinatura mostra ao vivo a classificação às 10 horas e retorna para as corridas a partir das 12h40, enquanto a Band inicia a transmissão da nona etapa às 13 horas - a largada acontece às 13h10. O canal oficial da Stock Car no YouTube transmite também ao vivo a classificação e as corridas nos dois dias, junto do MotorsportTV e do canal AutoVídeos no YouTube e Twitch.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Foi um ótimo começo, que serviu para testar algumas mudanças que fizemos desde a disputa da última etapa. Goiânia é uma pista onde a Blau costuma ter bons resultados. Mas temos que ter cautela, pois está muito quente este final de semana e essa alta temperatura promete exigir bastante do nosso equipamento”.
(Diego Nunes, Blau Motorsport, Chevrolet Cruze #70)

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“O traçado tradicional de Goiânia já é desafiador por ser um dos que mais exigem dos freios. Temperatura é um fator que interfere muito na eficiência do conjunto, especialmente por se tratar de um circuito rápido. Com o circuito do anel externo este desafio fica ainda maior. São duas grandes retas, com velocidades finais maiores e frenagens mais intensas, que acabam exigindo ainda mais do sistema. No traçado externo os carros tendem a andar mais próximos uns dos outros nas corridas, o que interfere na refrigeração do freio; isso se torna um desafio não só no conjunto dos freios, mas também para motor e câmbio, que são levados ao extremo pelas altas temperaturas. Goiânia é um circuito que proporciona as situações mais extremas, que mais colocam à prova o sistema de freios: materiais de fricção, discos e pastilhas”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado do 1º Treino Livre
(Circuito misto, 3.835 metros)
1 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.446
2 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:27.549 a 0.103
3 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:27.649 a 0.203
4 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:27.719 a 0.273
5 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.721 a 0.275
6 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:27.753 a 0.307
7 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:27.760 a 0.314
8 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:27.807 a 0.361
9 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:27.862 a 0.416
10 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:27.883 a 0.437
11 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:27.913 a 0.467
12 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:27.959 a 0.513
13 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:27.975 a 0.529
14 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:27.981 a 0.535
15 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:28.016 a 0.570
16 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:28.054 a 0.608
17 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:28.108 a 0.662
18 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:28.116 a 0.670
19 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Corolla), 1:28.121 a 0.675
20 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:28.157 a 0.711
21 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:28.184 a 0.738
22 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:28.218 a 0.772
23 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:28.222 a 0.776
24 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:28.248 a 0.802
25 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:28.298 a 0.852
26 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:28.340 a 0.894
27 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:28.353 a 0.907
28 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:28.378 a 0.932
29 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:28.707 a 1.261
30 Raphael Teixeira (RKL Competições/Cruze), 1:29.162 a 1.716
31 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:30.418 a 2.972

Programação em Goiânia
Sábado, 18 de setembro
(Circuito Misto: 3.835 metros)
10h15: Warmup
11h00: Classificação
13h40: Corrida 1
14h20: Corrida 2

Domingo, 19 de setembro

(Circuito Externo: 2.695 metros)
8h00: Treino Livre
10h30: Classificação
13h10: Corrida 1
13h50: Corrida 2

Horários das transmissões de TV
Sábado, 18/09

● SporTV e mídias Stock Car
10h30 – Treino classificatório
13h10 – Corrida 8ª etapa
● Band
13h30 – Corrida 8ª etapa
Domingo, 19/09
● SporTV e mídias Stock Car
10h00 – Treino classificatório
12h40 – Corrida 9ª etapa
● Band
13h00 – Corrida 9ª etapa

8ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Circuito Misto
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)

9ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Circuito Externo
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Tempo ensolarado. Mínima de 19ºC e Máxima de 36ºC; previsão do tempo não aponta possibilidade de chuvas nos horários correspondentes à programação de pista
Vencedores em 2021: Daniel Serra e Ricardo Maurício
*Goiânia recebeu a primeira etapa da temporada 2021

Classificação do campeonato (Top-10)*
1º - Daniel Serra – 239 pontos
2º - Gabriel Casagrande – 230
3º - Cesar Ramos – 169
4º - Ricardo Zonta – 167
5º - Rubens Barrichello – 160
6º - Átila Abreu – 158
7º - Bruno Baptista – 155
8º - Thiago Camilo – 148
9º - Ricardo Maurício – 140
10º - Denis Navarro – 140
*Pontuação extra-oficial atualizada contando com a recuperação dos pontos pela vitória e do sexto lugar obtidos pelo piloto Rafael Suzuki (Full Time Bassani)  em Curitiba (PR) no último dia 8 de agosto. Suzuki sobe de 17º para 12º na classificação geral com 134 pontos.

Pilotos que já venceram em 2021
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu

Calendário Stock Car Pro Series
Data / Etapa / Local
25/04 – 1ª etapa – Goiânia
16/05 – 2ª etapa – Interlagos
20/06 – 3ª e 4ª etapas – Velocitta
11/07 – 5ª etapa – Cascavel
01/08 – 6ª etapa – Curitiba
08/08 – 7ª etapa – Curitiba
19/09 – 8ª e 9ª etapas - Goiânia
24/10 – 10ª etapa – Velocitta
21/11 – 11ª etapa – Santa Cruz do Sul
12/12 – 12ª etapa – Brasília

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

  • Diego Nunes foi o mais rápido da quente sexta-feira em Goiânia
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Temperatura interna dos carros pode chegar aos 60ºC
    (Duda Bairros/Stock Car)

  • Temperaturas de discos e pastilhas de freio podem atingir 720 e 840ºC
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato