Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Velocitta recebe a Stock Car em momento de definição

O técnico autódromo da cidade de Mogi Guaçu (SP) recebe a antepenúltima etapa da temporada, em uma pista na qual os pilotos gastam 25% do tempo de volta usando os freios. Previsão do tempo aponta possibilidade de chuva

20.10.2021  |  301 visualizações

Resumo do conteúdo

- Neste link você baixa vídeo explicativo sobre os principais pontos de frenagem do traçado do Velocitta;

- Gabriel Casagrande se apresenta à etapa como novo líder da tabela com 278 pontos contra 262 do tricampeão Daniel Serra, com Rubens Barrichello em terceiro com 234;

- Largada acontece neste domingo (24) às 13h10 com transmissão ao vivo por Band, SporTV, Motorsport.tv, YouTube oficial da Stock Car e o canal AutoVídeos no YouTube e Twitch


A Stock Car Pro Series se aproxima de seus momentos de definição na temporada 2021, uma das mais disputadas de sua história. No final de semana, a principal categoria do automobilismo brasileiro coloca os carros na pista para a realização da décima e antepenúltima etapa do campeonato, retornando ao técnico circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).

Já é o momento em que pilotos e equipes começam a fazer seus cálculos pensando na disputa pelo título, pois após as corridas do interior paulista a Stock Car Pro Series segue para Santa Cruz do Sul (RS) no final de novembro e, em 12 de dezembro, acontece a definição do campeão com prova marcada para Brasília (DF).

E o final de semana em Mogi Guaçu começará com um novo líder do campeonato. Depois dos bons desempenhos nas provas de Goiânia, nas duas etapas anteriores, Gabriel Casagrande lidera a tabela com 278 pontos totais. Contando os descartes, ele soma 271 e se mantém momentaneamente em primeiro. Daniel Serra, que até a chegada a Goiânia liderava a classificação geral, soma agora 262, dos quais 249 são elegíveis no momento contando os descartes de seus piores resultados.

Rubens Barrichello é outro piloto que chega com bons prospectos ao Velocitta. Em junho, quando o autódromo recebeu uma rodada dupla com a terceira e a quarta etapa, o campeão de 2014 foi para os treinos ocupando a penúltima posição no campeonato com apenas dois pontos. Naquele final de semana, fez uma pole, dois segundos lugares, um quarto e venceu uma das corridas, saltando para o sexto lugar na ocasião. Agora, ele é o terceiro com 234 pontos (232 em se considerando os descartes).

A pista, conhecida por exigir bastante do conjunto de freios, especialmente dos discos Fremax e pastilhas Fras-le, tem dois pontos importantes de frenagem, nas curvas 1 e 8 (esta, conhecida como saca-rolha). Na primeira curva do traçado, os carros se aproximam a uma velocidade de 215 km/h e reduzem para 90 km/h no contorno da curva, e o fazem com uma frenagem que se estende por 170 metros reduzindo a velocidade em 125 km/h durante apenas quatro segundos, gerando uma desaceleração de 1,5 G.

No ‘Saca-Rolha’, os carros vêm em uma reta longa, em descida, carregando bastante velocidade e atingem 200 km/h no ponto de frenagem, no qual os pilotos reduzem para aproximadamente 90 km/h em 135 metros, tirando 110 km/h em 3,5 segundos com uma desaceleração de 1,4 G.

Uma volta completa no Velocitta dura pouco mais de 1min30s a bordo do Stock Car, e 25% do tempo de volta – cerca de 22 segundos – é gasto fazendo uso dos freios. Seletivo com subidas e descidas, o circuito oferece boas oportunidades de ultrapassagem, especialmente nas duas curvas onde os freios são mais exigidos, e com a previsão de temperaturas mais baixas durante o final de semana (mínimas de 10 graus e máxima de 24ºC), a refrigeração do sistema de freios torna-se um aspecto a ser bastante monitorado nas atividades de pista, uma vez que os discos de freio Fremax são feitos para trabalhos a temperaturas de até 720ºC, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam temperaturas de trabalho de até 840ºC.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“É uma pista exigente com os freios. Logicamente, você tem uma prova bem longa, que hoje requer uma atenção maior. É uma pista que precisa de um equilíbrio maior. Não é de alta velocidade, mas precisa de bons freios. Como tem subidas e descidas, exige bastante do equilíbrio em freada e dos freios em geral”.
(Rubens Barrichello, Full Time Sports, Toyota Corolla, #111)

A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX

“O Velocitta tem uma belíssima estrutura e asfalto excelente. Seu traçado com 12 curvas e um bom mix de subidas e descidas. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Classificação do campeonato (Top-10)
Posição – piloto – pontuação (total com descartes)
1º - Gabriel Casagrande - 278 (271)
2º - Daniel Serra - 262 (249)
3º - Rubens Barrichello - 234 (232)
4º - Ricardo Maurício - 231 (228)
5º - Cesar Ramos - 218 (213)
6º - Ricardo Zonta - 210 (210)
7º - Átila Abreu - 205 (205)
8º - Thiago Camilo - 199 (199)
9º - Bruno Baptista - 184 (184)
10º - Allam Khodair - 171 (171)

10ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (4 à direita e 8 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 16 de junho de 2012
Previsão climática: Sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas na parte da tarde tanto no sábado como no domingo. Temperaturas variando entre 16 e 31ºC.
Pole positions em 2021*: Ricardo Zonta, 1min31s125 e Rubens Barrichello, 1min31s267
Vencedores em 2021*: Gabriel Casagrande, Lucas Foresti, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
*O Velocitta recebeu as etapas de número 3 e 4 nos dias 19 e 20 de junho deste ano.

Pilotos que já venceram em 2021
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Goiânia (externo): Ricardo Maurício em ambas

Programação da Stock Car no Velocitta:
Sábado, 23 de outubro

8h00 - 8h10 - Stock Light – shakedown
8h20 - 8h30 - Stock Car – shakedown
8h45 - 9h50 - Stock Light - treino livre 1
10h00 - 11h05 - Stock Car - treino livre 1
11h15 - 12h20 - Stock Light - treino livre 2
12h30 - 13h35 - Stock Car - treino livre 2
14h00 - 14h20 - Stock Light – classificação
15h00 - 15h45 - Stock Car – classificação
16h18 - Stock Light - corrida 1 (30min + 1 volta)
Domingo, 24 de outubro
13h10 - Stock Car - corrida 1 (30min + 1 volta)
13h48 - Stock Car - corrida 2 (30min + 1 volta)
15h43 - Stock Light - corrida 2 (30min + 1 volta)


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.



FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

  • Velocitta recebe a Stock Car para a décima e antepenúltima etapa da temporada
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Circuito recebe Gabriel Casagrande como líder da temporada com 278 pontos
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Daniel Serra agora é o vice-líder do campeonato com 262 pontos
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • E Rubens Barrichello é o terceiro, com 234
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato