Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Velocitta tem sábado quente de Stock Car. Mas amanhã tudo muda

Guilherme Salas larga da pole position na etapa da Stock Car no Velocitta
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Piloto comemora com a equipe KTF Sports
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Previsão climática aponta alta probabilidade de chuva nas corridas de domingo
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Domingo (24) da décima etapa da temporada tem alta probabilidade de chuva em circuito exigente para o sistema de freios. Pole position é de Guilherme Salas, da KTF Sports

23.10.2021  |  302 visualizações

Resumo do conteúdo

- Neste link você baixa vídeo explicativo sobre os principais pontos de frenagem do traçado do Velocitta (para livre uso editorial). Para ver a versão no YouTube, clique aqui;

- Temperatura do asfalto chegou aos 54,3ºC na tarde deste sábado (23) com 31 graus ambientes;

- Largada acontece neste domingo (24) às 13h10 com transmissão ao vivo por Band, SporTV, Motorsport.tv, YouTube oficial da Stock Car e o canal AutoVídeos no YouTube e Twitch


Um sábado de céu aberto e muito calor no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), palco da décima e penúltima etapa da temporada 2021 da Stock Car Pro Series. Dia de treinos livres e da tomada de tempos na qual a pole position foi conquistada por Guilherme Salas, da KTF Sports.

O calor de 31 graus de temperatura ambiente e quase 55 graus no asfalto no momento da classificação deverão dar lugar a um cenário completamente diferente neste domingo (24) para o horário das corridas que compõem a etapa. A previsão climática aponta alta possibilidade de chuva, com mínima de 14 graus e máxima de 22ºC.

Cesar Ramos e Thiago Camilo, companheiros de equipe na Ipiranga/A.Mattheis, dividem a segunda fila, enquanto o líder Gabriel Casagrande larga da quinta posição, três posições à frente do rival e vice-líder Daniel Serra, que sai em oitavo. Entre eles, Diego Nunes e Felipe Massa, que conquista sua melhor posição de largada em sua temporada de estreia na Stock Car.

Band, SporTV e os canais oficiais do YouTube da Stock Car e AutoVídeos transmitem a décima etapa ao vivo. A largada para a primeira das duas provas programadas acontece às 13h10.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“A consistência foi determinante para a pole position hoje. O carro estava bom em todas as sessões, sem muitas alterações de acerto, e no final consegui fazer uma volta bem limpa. Estou muito feliz pelo trabalho da equipe”.
(Guilherme Salas, KTF Sports, Chevrolet Cruze, #85)

A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX

“O Velocitta tem uma belíssima estrutura e asfalto excelente. Seu traçado com 12 curvas e um bom mix de subidas e descidas. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado da Classificação – Grid de Largada:

1. Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:31.702
2. Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:31.710 a 0.008
3. Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:31.747 a 0.045
4. Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:31.805 a 0.103
5. Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:31.949 a 0.247
6. Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:31.963 a 0.261
7. Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:31.861
8. Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:31.894 a 0.311
9. Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:31.896 a 0.313
10. Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:31.913 a 0.330
11. Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:31.971 a 0.388
12. Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:32.072 a 0.489
13. Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:32.284 a 0.701
14. Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:32.569 a 0.986
15. Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:36.924 a 5.341
16. Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:31.801
17. Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:31.811 a 0.546
18. Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:31.829 a 0.564
19. Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:31.833 a 0.568
20. Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:31.833 a 0.568
21. Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:31.868 a 0.603
22. Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:31.917 a 0.652
23. Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:31.967 a 0.702
24. Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:32.011 a 0.746
25. Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:32.018 a 0.753
26. Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:32.055 a 0.790
27. Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:32.499 a 1.234
28. Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:33.052 a 1.787
29. Danilo Dirani (Scuderia CJ/Corolla), 1:33.295 a 2.030
30. Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 1:33.708 a 2.443
31. Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:34.005 a 2.740

Classificação do campeonato (Top-10)
Posição – piloto – pontuação (total com descartes)
1º - Gabriel Casagrande - 278 (271)
2º - Daniel Serra - 262 (249)
3º - Rubens Barrichello - 234 (232)
4º - Ricardo Maurício - 231 (228)
5º - Cesar Ramos - 218 (213)
6º - Ricardo Zonta - 210 (210)
7º - Átila Abreu - 205 (205)
8º - Thiago Camilo - 199 (199)
9º - Bruno Baptista - 184 (184)
10º - Allam Khodair - 171 (171)

10ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (4 à direita e 8 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 16 de junho de 2012
Previsão climática: Sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas na parte da tarde tanto no sábado como no domingo. Temperaturas variando entre 16 e 31ºC.
Pole positions em 2021*: Ricardo Zonta, 1min31s125 e Rubens Barrichello, 1min31s267
Vencedores em 2021*: Gabriel Casagrande, Lucas Foresti, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
*O Velocitta recebeu as etapas de número 3 e 4 nos dias 19 e 20 de junho deste ano.

Pilotos que já venceram em 2021
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Goiânia (externo): Ricardo Maurício em ambas

Programação da Stock Car no Velocitta:
Domingo, 24 de outubro
13h10 - Stock Car - corrida 1 (30min + 1 volta)
13h48 - Stock Car - corrida 2 (30min + 1 volta)
15h43 - Stock Light - corrida 2 (30min + 1 volta)


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.



FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato