Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car volta ao Sul e terá retorno do público

Stock Car Pro Series faz a 11ª e penúltima etapa da temporada neste domingo (21)
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Principal ponto de frenagem é na primeira curva do circuito, ao final da reta
(Duda Bairros)

Santa Cruz do Sul volta a receber a Stock Car após dois anos de ausência
(Luís França/Vicar)

Prova irá marcar também o retorno do público às arquibancadas
(Luís França/Vicar)

11ª e penúltima etapa da temporada acontece em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, Estado que não recebia a categoria há dois anos

16.11.2021  |  442 visualizações

Resumo do conteúdo

- Neste link você baixa vídeo explicativo sobre o ponto da frenagem mais forte do circuito de Santa Cruz do Sul (RS); para conferir no YouTube, basta clicar aqui;

- Pela primeira vez em quase dois anos, maior categoria do automobilismo brasileiro terá público no autódromo;

- É a primeira corrida da Stock Car no Rio Grande do Sul desde 15 de setembro de 2019 no Velopark em Nova Santa Rita. São 430 dias de hiato;

- Largada acontece neste domingo (21) às 13h40 com transmissão ao vivo por Band, SporTV, Motorsport.tv, YouTube oficial da Stock Car e o canal AutoVídeos no YouTube e Twitch


430 dias depois, a Stock Car volta ao Rio Grande do Sul para a realização de uma etapa. O final de semana da 11ª e penúltima etapa da temporada acontece em Santa Cruz do Sul (RS), cidade localizada a cerca de 150 quilômetros da capital Porto Alegre. Mais do que o retorno da principal categoria do automobilismo brasileiro ao seu Estado “de origem” (a primeira corrida da história da Stock Car aconteceu na pista de Tarumã em 1979), a etapa marca também a volta do público ao autódromo.

O seletivo traçado de 3.531 metros e 10 curvas não oferece grandes desafios às pastilhas de freio da Fras-le e os discos de freio Fremax, oficiais da Stock Car Pro Series. Os ingressos estão à venda por meio deste link.

O ponto onde é feita a freada mais forte da pista santa-cruzense é o final da reta dos boxes, na qual os pilotos chegam a cerca de 230 km/h e acionam os freios pisando no pedal por cerca de 4,5 segundos. A desaceleração de 1,5G faz os carros reduzirem para 80 km/h no contorno da primeira curva, à esquerda. A redução de velocidade acontece em 190 metros.

O circuito é o palco do penúltimo encontro do ano antes da final, que acontece em 12 de dezembro no circuito de Interlagos, em São Paulo. E a disputa pelo título segue intensa entre Gabriel Casagrande e Daniel Serra. A diferença entre líder e vice era de 16 pontos antes da etapa anterior no Velocitta em Mogi Guaçu (SP); o tricampeão Serra conseguiu descontar três pontos para o adversário e chega ao Sul 13 pontos atrás.

As atividades de pista da Stock Car acontecem no sábado (20) com dois treinos livres e a classificação às 15h30, e no domingo (21) as duas corridas, com largada às 13h10 e transmissão ao vivo por Band, SporTV e canal oficial da Stock Car e AutoVídeos no YouTube.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“A pista de Santa Cruz do Sul não tem pontos de freadas muito fortes, mas sim difíceis e longas, especialmente na curva da Bota e do Bacião. Não é um circuito exigente com os freios em si, mas é importante ter o conjunto equilibrado pois há freadas em descida, e elas são mais difíceis”.
(Sérgio Jimenez, Scuderia CJ, Toyota Corolla, #73)

A pista de Santa Cruz do Sul na ótica da FRAS-LE & FREMAX

“É um circuito que tem uma freada bem forte no final da reta, que é relativamente longa, mas que no geral não exige muito dos freios. Muitas curvas de média velocidade, nas quais o piloto usa o freio, claro, para reduzir um pouco a velocidade, mas principalmente para manter o carro alinhado no traçado para entrar na curva seguinte o mais bem posicionado e rápido possível”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Classificação do campeonato (Top-10)
1º - Gabriel Casagrande – 309
2º - Daniel Serra – 296
3º - Rubens Barrichello – 251
4º - Ricardo Zonta – 251
5º - Ricardo Maurício – 243
6º - Cesar Ramos - 240
7º - Thiago Camilo – 236
8º - Átila Abreu – 213
9º - Allam Khodair – 204
10º - Diego Nunes- 194

11ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
SANTA CRUZ DO SUL (SP)
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Extensão: 3.531 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 10 (3 à direita e 7 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 12 de junho de 2005
Previsão climática: Sol entre nuvens, com chance de chuva somente na noite de domingo. Temperaturas variando entre 14 e 34ºC.
Pole position em 2019*: Julio Campos, 1min19s545
Vencedores em 2019: Julio Campos e Ricardo Maurício
*Última visita da Stock Car a Santa Cruz do Sul

Pilotos que já venceram em 2021
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Goiânia (externo): Ricardo Maurício em ambas
Velocitta: Guilherme Salas e Thiago Camilo

Programação da Stock Car em Santa Cruz do Sul:
Sábado, 20 de novembro

8h00 – 8h10: Shakedown
9h10 – 9h40: 1º Treino Livre (Grupo 1)
9h50 -10h20: 1º Treino Livre (Grupo 2)
12h10 – 12h10: 2º Treino Livre (Grupo 1)
12h55 – 13h25: 2º Treino Livre (Grupo 2)
15h30 – 16h15: Classificação
Domingo, 21 de novembro
13h40 - Stock Car - corrida 1 (30min + 1 volta)
14h20 - Stock Car - corrida 2 (30min + 1 volta)


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.



FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato