Resumo do conteúdo
- Neste link você baixa vídeo explicativo sobre o ponto da frenagem mais forte do circuito de Santa Cruz do Sul (RS); para conferir no YouTube, basta clicar aqui;
- Camilo fez 1min23s552, apenas 0s066 mais rápido que Julio Campos, que larga em segundo ;
- Gabriel Casagrande aparecia como favorito com o melhor tempo no Q2; líder do campeonato larga só em quinto, atrás do rival Daniel Serra;
- Largada acontece neste domingo (21) às 13h40 com transmissão ao vivo por Band, SporTV, Motorsport.tv, YouTube oficial da Stock Car e o canal AutoVídeos no YouTube e Twitch
Está definido o grid de largada para a 11ª e penúltima etapa da Stock Car Pro Series 2021. Thiago Camilo desbancou o favorito e líder Gabriel Casagrande para cravar a pole position em Santa Cruz do Sul (RS) em uma quente tarde de sábado (20), na qual os termômetros registraram 33 graus de temperatura ambiente e 56ºC no asfalto, o que representou um grande desafio para pilotos, equipes, pneus e freios.
O ponto onde é feita a freada mais forte da pista santa-cruzense é o final da reta dos boxes, na qual os pilotos chegam a cerca de 230 km/h e acionam os freios pisando no pedal por cerca de 4,5 segundos. A desaceleração de 1,5G faz os carros reduzirem para 80 km/h no contorno da primeira curva, à esquerda. A redução de velocidade acontece em 190 metros.
Líder do campeonato com 309 pontos, Gabriel Casagrande aparecia como favorito à pole position, especialmente depois de registrar 1min23s000 na segunda fase do classificatório, o Q2. Entretanto, o piloto da A-Mattheis Vogel não repetiu o mesmo desempenho no Q3 que definiu os seis primeiros e ficou no sexto lugar, exatamente atrás do rival Daniel Serra, da Eurofarma-RC, vice-líder da tabela com 296 pontos e que larga em quinto.
Ambos irão, de fato, ganhar uma posição no grid de largada com a punição aplicada a Cesar Ramos, quarto colocado neste sábado (20), que perderá dez posições como resultado da queima de largada na etapa anterior, em Mogi Guaçu (SP). Na segunda corrida da etapa realizada no autódromo do VeloCittà, o piloto César Ramos saiu do alinhamento antes do apagar das luzes vermelhas e abandonou a prova logo na primeira volta. Como não foi possível aplicar a penalização de drive-through, os comissários aplicaram a pena de 10 posições na etapa santacruzense.
Ricardo Maurício, Diego Nunes, Rubens Barrichello e Galid Osman fecharam os dez mais rápidos da definição do grid. Com transmissão ao vivo de Band, canais SporTV, Motorsport.TV e YouTube oficial da Stock Car e AutoVídeos, a largada para a 11ª etapa acontece neste domingo (21) às 13h40.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Conquistar uma pole position na Stock Car é muito, muito difícil. O equilíbrio é gigantesco e você, além de ter um carro veloz, não pode cometer erros. Hoje as condições estavam particularmente difíceis porque o asfalto está muito ruim e eu não tinha o carro mais rápido. Então fiz o meu melhor, não cometi erros e fui beneficiado com um pequeno erro do Gabriel Casagrande. Pelo que ele andou no Q1 e no Q2, eu não esperava a pole, mas fiz a minha parte e ela veio. Estou muito feliz com esse momento de ascensão da equipe, minhas chances de brigar pelo título são muito pequenas, mas enquanto houver uma esperança vamos lutar muito. O objetivo é sair daqui com chances matetmáticas de brigar pelo título na última etapa, em Interlagos”.
(Thiago Camilo, Ipiranga A-Mattheis, Toyota Corolla, #21)
A pista de Santa Cruz do Sul na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“É um circuito que tem uma freada bem forte no final da reta, que é relativamente longa, mas que no geral não exige muito dos freios. Muitas curvas de média velocidade, nas quais o piloto usa o freio, claro, para reduzir um pouco a velocidade, mas principalmente para manter o carro alinhado no traçado para entrar na curva seguinte o mais bem posicionado e rápido possível”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Grid de Largada
Q3
1 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:23.552
2 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:23.618 a 0.066
3 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:23.643 a 0.091
4 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:23.748 a 0.196
5 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:23.802 a 0.250
6 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:23.944 a 0.392
Q2
7 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:23.724
8 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:23.801 a 0.801
9 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:23.811 a 0.811
10 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:24.037 a 1.037
11 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:24.121 a 1.121
12 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:24.203 a 1.203
13 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:24.405 a 1.405
14 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:37.378 a 14.378
15 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:38.227 a 15.227
Q1
16 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:23.723
17 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:23.787 a 0.702
18 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:23.811 a 0.726
19 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:23.845 a 0.760
20 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:23.870 a 0.785
21 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:23.872 a 0.787
22 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Corolla), 1:23.998 a 0.913
23 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:24.009 a 0.924
24 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:24.141 a 1.056
25 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:24.174 a 1.089
26 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:24.194 a 1.109
27 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:24.257 a 1.172
28 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:24.294 a 1.209
29 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:24.586 a 1.501
30 Valdeno Brito (Hot Car Competições/Cruze), 1:24.672 a 1.587
31 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 1:24.925 a 1.840
Classificação do campeonato (Top-10)
1º - Gabriel Casagrande – 309
2º - Daniel Serra – 296
3º - Rubens Barrichello – 251
4º - Ricardo Zonta – 251
5º - Ricardo Maurício – 243
6º - Cesar Ramos - 240
7º - Thiago Camilo – 238
8º - Átila Abreu – 213
9º - Allam Khodair – 204
10º - Diego Nunes- 194
11ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
SANTA CRUZ DO SUL (SP)
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Extensão: 3.531 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 10 (3 à direita e 7 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro direito
Inauguração: 12 de junho de 2005
Previsão climática: Sol entre nuvens, com chance de chuva somente na noite de domingo. Temperaturas variando entre 14 e 34ºC.
Pole position em 2019*: Julio Campos, 1min19s545
Vencedores em 2019: Julio Campos e Ricardo Maurício
*Última visita da Stock Car a Santa Cruz do Sul
Pilotos que já venceram em 2021
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Goiânia (externo): Ricardo Maurício em ambas
Velocitta: Guilherme Salas e Thiago Camilo
Programação da Stock Car em Santa Cruz do Sul:
Domingo, 21 de novembro
13h40 - Stock Car - corrida 1 (30min + 1 volta)
14h20 - Stock Car - corrida 2 (30min + 1 volta)
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com