Resumo do conteúdo
- Neste link você baixa vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem do traçado de Interlagos com explicação do atual campeão da categoria, Gabriel Casagrande. Material pode ser conferido diretamente pelo YouTube clicando aqui – material para livre uso editorial;
- Fecham o top-10 Thiago Camilo/Dennis Dirani, Galid Osman/Enzo Elias, Julio Campos/Marçal Müller, Daniel Serra/Augusto Farfus, Gaetano di Mauro/Gabriel Bortoleto, Marcos Gomes/Beto Cavaleiro, Felipe Massa/Timo Glock, Bruno Baptista/Alan Hellmeister e Ricardo Zonta/Danilo Dirani;
- Largada para o início da temporada acontece às 13h55 deste domingo (13) com transmissão ao vivo de Band, SporTV e várias plataformas digitais.
“Gabriéis” na frente para a Corrida de Duplas da Stock Car, prova que abre a temporada 2022 da principal categoria do automobilismo brasileiro. Campeão de 2021, Gabriel Casagrande forma dupla com Gabriel Robe e foi o autor da pole position no início da tarde deste sábado (12) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, ao registrar 1min40s377 no Q3, apenas 0s171 mais veloz que o segundo colocado Felipe Lapenna – que acabou desclassificado em seguida após seu carro ter itens reprovados na vistoria técnica, assim como Guilherme Salas, que havia se classificado em quarto lugar. Eles largam da penúltima e última posição. Thiago Camilo vai para a primeira fila e vai largar da segunda posição.
O top-10 do grid de largada ficou formado por Galid Osman/Enzo Elias, Julio Campos/Marçal Müller, Daniel Serra/Augusto Farfus, Gaetano di Mauro/Gabriel Bortoleto, Marcos Gomes/Beto Cavaleiro, Felipe Massa/Timo Glock, Bruno Baptista/Alan Hellmeister e Ricardo Zonta/Danilo Dirani.
A prova deste domingo (13) tem a largada da primeira prova às 13h55 com os pilotos titulares na condução de seus carros; na segunda, invertem-se os dez primeiros e será realizada a troca de pilotos, além da troca de todos os quatro pneus de todos os carros. A segunda largada acontece às 14h50.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Quando eu entro no carro eu esqueço completamente do que aconteceu no ano anterior. Estou muito mais tranquilo agora, depois de ter conquistado o título. Á equipe sabe o caminho, sabe o que fazer, e temos de tentar repetir – que é a coisa mais difícil. No entanto, já provamos que conseguimos. Cada vez que se entra no carro é uma nova jornada, uma nova tentativa e hoje deu tudo certo: o carro estava perfeito, bem acertado, freios funcionando muito bem, e amanhã a gente vai para cima tentar a vitória”.
Gabriel Casagrande, Chevrolet Cruze #83, Vogel-A.Mattheis
Autor da Pole Position
A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Interlagos é o circuito mais desafiador da temporada porque traz frenagens muito fortes. Exige muito dos freios, especialmente no fim da reta dos boxes, na frenagem para o S do Senna, que é muito forte e isso eleva muito a temperatura dos discos e das pastilhas. É um circuito muito competitivo, muito conhecido de todos os pilotos, então o equipamento é levado ao limite o tempo todo”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Resultado oficial – Classificação – Corrida de Duplas
1. #83 Gabriel Casagrande/Rafael Robe (Cruze/AMattheis Vogel Motorsport), 1min40s377
2. #21 Thiago Camilo/Dennis Dirani (Corolla/Ipiranga Racing), 1min40s768
3. #28 Galid Osman/Enzo Elias (Cruze/Shell V-Power), 1min40s888
4. #4 Julio Campos/Marçal Muller (Cruze/Lubrax Podium Stock Car Team), 1min41s113
5. #29 Daniel Serra/Augusto Farfus (Cruze/Eurofarma-RC), 1min40s876
6. #11 Gaetano di Mauro/Gabriel Bortoleto (Cruze/KTF Motorsports), 1min40s939
7. #80 Marcos Gomes/Beto Cavaleiro (Cruze/Cavaleiro Sports), 1min40s951
8. #19 Felipe Massa/Timo Glock (Cruze/Lubrax Podium Stock Car Team), 1min40s976
9. #44 Bruno Baptista/Allan Hellmeister (Corolla/RCM Motorsport), 1min41s009
10. #10 Ricardo Zonta/Danilo Dirani (Corolla/RCM Motorsport), 1min41s037
11. #33 Nelson Piquet Jr/Pedro Piquet (Corolla/Motul TMG Racing), 1min41s164
12. #18 Allam Khodair/Albert Costa (Cruze/Blau Motorsport), 1min41s264
13. #8 Rafael Suzuki/Jeroen Bleekemolen (Corolla/Full Time Bassani), 1min41s460
14. #90 Ricardo Mauricio/Filipe Albuquerque (Cruze/Eurofarma-RC), 1min41s243
15. #111 Rubens Barrichello/Dudu Barrichello (Corolla/Full Time Sports), 1min41s245
16. #30 Cesar Ramos/Felipe Drugovich (Corolla/Ipiranga Racing), a 1min41s305
17. #121 Felipe Baptista/Vitor Baptista (Cruze/KTF Racing), 1min41s307
18. #73 Sergio Jimenez/Zezinho Muggiati (Corolla/Scuderia CJ), 1min41s348
19. #5 Denis Navarro/Franco Girolami (Cruze/Cavaleiro Sports), 1min41s385
20. #3 Digo Baptista/Maxime Soulet (Cruze/Crown Racing), 1min41s482}
21. #51 Átila Abreu/Renan Guerra (Cruze/Shell V-Power), 1min41s488
22. #43 Pedro Cardoso/Renato Braga (Cruze/Crown II Racing), 1min41s572
23. #70 Diego Nunes/Fran Rueda (Cruze/Blau Motorsport), 1min41s598
24. #12 Lucas Foresti/Pietro Rimbano (Cruze/KTF Sports), 1min41s691
25. #101 Gianluca Petecof/Arthur Leist (Corolla/Full Time Sports), 1min41s695
26. #0 Cacá Bueno/Felipe Fraga (Cruze/Crown Racing), 1min41s697
27. #6 Tony Kanaan/Pietro Fittipaldi (Corolla/Full Time Bassani), 1min41s798
28. #88 Beto Monteiro/Kiko Porto (Corolla/Scuderia CJ), 1min42s135
29. #86 Gustavo Frigotto/Fábio Fogaça (Cruze/RKL Competições), 1min42s854
30. #54 Tuca Atoniazi/André Moraes Jr (Cruze/HotCar Competições), 1min44s151
31. #110 Felipe Lapenna/Sérgio Ramalho (Cruze/HotCar Competições), 1min40s548 (desclassificado)
32. #85 Guilherme Salas/Raphael Reis (Cruze/KTF Racing), 1min40s875 (desclassificado)
1ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022 – Corrida de Duplas
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito
Vencedores da Corrida de Duplas
2014: Felipe Fraga/Ricardo Sperafico (Vogel Motorsport) – Interlagos
2015: Ricardo Maurício/Nestor Girolami (Eurofarma-RC) – Goiânia
2016: Marcos Gomes/Antonio Pizzonia (Cimed Racing) – Curitiba
2018: Daniel Serra/João Paulo Oliveira (Eurofarma-RC) - Interlagos
Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 17ºC e Máxima de 28ºC, com 60% de possibilidade de chuvas esparsas no período da tarde.
Vencedores em 2021: Gabriel Casagrande, António Félix da Costa, Thiago Camilo e Ricardo Maurício
*O Autódromo de Interlagos recebeu duas etapas na temporada 2021 da Stock Car.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Domingo, 13 de fevereiro
12h20:
13h15: Box Aberto Stock Car Pro Series
13h55: Corrida 1 (30min+1volta) Stock Car Pro Series
14h30: Troca de Pilotos Stock Car Pro Series
14h50: Corrida 2 (30min+1volta) Stock Car Pro Series
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com
Gabriel Casagrande começou o ano como terminou: na frente
(Luís França/P1 Media Relations)
Campeão de 2021 foi o autor da pole position neste sábado
(Luís França/P1 Media Relations)
A dupla de "Gabriéis": Casagrande e o convidado Robe
(Luís França/P1 Media Relations)
A dupla Thiago Camilo/Dennis Dirani larga em segundo neste domingo
(Luís França/P1 Media Relations)
A Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio da Stock Car desde 2016
(Luís França/P1 Media Relations)
A Fremax fornece, desde 2004, os discos de freio oficiais da categoria
(Luís França/P1 Media Relations)