Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car: Circuito externo de Goiânia recebe etapa de alta velocidade e muita exigência com os freios

O circuito oval de Goiânia recebe a segunda etapa da temporada da Stock Car
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Apesar de freios serem usados somente em duas curvas, eles são muito exigidos
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Ricardo Maurício dominou a etapa no oval goiano em 2021
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Provas da segunda etapa têm largada a partir das 15h10 deste domingo (20)
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Primeira das três etapas que serão disputadas em Goiânia acontece entre os dias 18 e 20 de março. Com uso constante do vácuo, freadas para duas das três curvas do traçado serão decisivas

16.03.2022  |  412 visualizações

Resumo do conteúdo

- Você baixa vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem do traçado oval de Goiânia, com narração de Ricardo Maurício: baixar via WeTransfer ou via YouTube;

- Na etapa disputada em 2021 no anel externo Ricardo Maurício dominou o fim de semana com a pole e vitória nas duas corridas;

- Largada da primeira corrida acontece às 15h10 deste domingo (20) com transmissão ao vivo de Band, SporTV e várias plataformas digitais

A principal categoria do automobilismo nacional está chegando para acelerar em Goiânia (GO). Entre os dias 18 e 20 de março, os pilotos vão encarar o anel externo do Autódromo Ayrton Senna em busca de pontos importantes para o campeonato. A segunda etapa promete ser uma das mais rápidas e disputadas do ano, já que o circuito oval costuma equalizar homens e máquinas – a uma média de velocidade que supera os 180 km/h por volta. Ano passado, neste mesmo formato, quem levou as duas corridas do fim de semana foi Ricardo Maurício, que também foi o pole position da nona etapa – um feito inédito no formato de duas corridas por fim de semana, adotado ainda em 2014.

Em 2022 a capital goiana deve repetir o número de etapas sediadas, com três presenças em dois finais de semana do calendário. Isso quer dizer que além deste fim de semana, Goiânia ainda vai receber a Stock em mais um fim de semana (disputando duas etapas) no mês de outubro.

As características da pista já são um grande desafio para o sistema de freios dos carros, somando tudo isso ao fato de que as velocidades no circuito externo são muito altas – de até 265 km/h -, os pilotos terão que cuidar muito bem dos freios se quiserem se dar bem na etapa. Além da baixa umidade e as altas temperaturas do ambiente e da pista, os pilotos costumam utilizar muito o vácuo e isso acaba prejudicando o resfriamento de todo o carro, inclusive dos freios que serão utilizados de forma intensa nas curvas 1 e 0 do circuito – as únicas do traçado que exigem freadas.

Todos os carros da Stock Car Pro Series e da Stock Series são equipados com discos de freio Fremax, que suportam até 720ºC de temperatura de trabalho, e pastilhas de freio Fras-le, peças responsáveis pelo atrito com os discos para a frenagem. As pastilhas são projetadas para aguentarem até 840ºC de temperatura.

Transmissões multiplataformas

O evento, após dois anos, será aberto ao público pagante, que pode adquirir o ingresso pelo site da categoria (www.stockcarproseries.com.br) e poderá acompanhar também com a transmissão multiplataforma disponibilizada pela categoria.

No sábado (19) a partir das 14h30, a classificação será transmitida ao vivo por SporTV, pelo YouTube da Stock Car e pelo Motorsport.TV. No domingo (20), todas as plataformas transmitem as duas corridas da categoria a partir das 15h10, além da Band, que também mostra as duas corridas ao vivo.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Por se tratar de um traçado externo, é uma pista onde a gente tenta maximizar a velocidade de reta, buscando um acerto para que o carro evolua bastante nas retas, mas que também aproxime muito bem. Tendo uma carga de aerodinâmica menor a gente exige muito mais dos freios, ainda mais em Goiânia que é uma pista quente, que não refrigera tanto os freios e que a gente anda muito no vácuo de outros pilotos. A reta oposta é a maior reta do autódromo onde a gente chega ao final dela em sexta marcha a 265km/h e faz uma freada muito brusca, aproveitando ao máximo do freio e do freio motor para ajudar a parar o carro”.
(Ricardo Maurício, piloto da Eurofarma-RC – Chevrolet Cruze #90)

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Goiânia é um dos melhores circuitos do Brasil, o que torna a prova sempre muito competitiva. O clima da cidade não costuma ser muito favorável para o resfriamento do carro como um todo, principalmente para os freios. Umidade do ar baixa, temperatura ambiente e do asfalto elevadas... tudo isso colabora para ser um dos circuitos mais difíceis para aplicação de freio. Isso sem contar que as velocidades de reta que são altas e isso exige muito mais dos freios”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
ANEL EXTERNO
Extensão:
 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 32ºC, com 1% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Ricardo Maurício venceu as duas corridas na etapa do Anel Externo em 2021.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sexta-feira, 18 de março
9h25 – Stock Car Pro Series – Shakedown
11h15 – Stock Car Pro Series – Treino dos Rookies
13h45 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 1º Grupo
14h25 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 2º Grupo
Sábado, 19 de março
10h25 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 1º Grupo
11h05 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 2º Grupo
14h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
Domingo, 20 de março
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
15h37 – Stock Car Pro Series – Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda. 

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.


FRAS-LE
Site: 
www.fras-le.com
Facebook: 
@FrasleOficial
Instagram: 
@frasleoficial

FREMAX:
Site: 
www.fremax.com
Facebook:
@FremaxBrasilOficial
Instagram: 
@fremaxbrasil

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

 

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato